Arbitragem de Raphael Claus em SEP 2×2 COR

Por Oiti Cipriani

Palmeiras 2×2 Corinthians

  • CAMPEONATO PAULISTA 2024 – 9ª RODADA
  • Data: 18/02/2024
  • Estádio Arena Barueri
  • Árbitro: Raphael Claus
  • Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
  • Assistente 2: Alex Ang Ribeiro
  • Quarto árbitro: Douglas Marques das Flores
  • Árbitro de vídeo (VAR): Daiane Muniz dos Santos

Árbitro

Árbitro muito conhecido no Brasil. Foi convocado para a Copa do Mundo no Qatar, considerado por muitos como o melhor árbitro brasileiro. Goza de muito prestígio entre jogadores e Comissão Técnica, o que facilita muito seu trabalho em campo.

Este foi o 9º jogo seu no Campeonato Paulista e o segundo do Palmeiras. Apitou também a vitória de 2×1 sobre o Santos.

Análise técnica do trabalho do árbitro

Como enfatizamos acima, goza de muito prestígio e respeito com os jogadores. Então pequenos equívocos passam desapercebidos ou aceitos como normais. Tecnicamente neste jogo, não teve nenhuma influência no resultado. Tem o critério de deixar o jogo correr, e neste jogo não foi diferente, não assinalando qualquer contato físico, interpretando-os como situações normais de jogo.

Disciplina

Assinalou 20 faltas contra o Palmeiras e 17 contra o Corinthians. Mostrou seis cartões amarelos durante o jogo, quatro para os jogadores do Palmeiras (Endrick, Flaco López, Gustavo Gómez e Murilo) e dois para o Corinthians, Gustavo Henrique e Romero, todos por faltas temerárias.

Observem que não houve nenhum cartão por reclamação.

Expulsou o goleiro Cassio, por impedir com falta uma situação clara de gol. Se esta falta, na mesma situação fosse cometida dentro da área, seria pênalti e o cartão seria alterado para amarelo, mesmo sendo uma situação clara de gol. A FIFA entende que pênalti e expulsão são duas punições pesadas para o mesmo lance, então, mudou a orientação, para quando for assinalado pênalti, deve ser punido com cartão amarelo.

A falta com um minuto de jogo, sobre Gustavo Gómez cometida por Romero, foi acima do normal e caberia um cartão vermelho, mas foi contemporizado. Posteriormente deixou de mostrar cartão para Richard Ríos, em disputa de bola mais forte e para Murilo por entrada em Garro, que se fosse punido, na jogada com o Yuri Alberto seria o segundo amarelo e consequentemente o vermelho.

Controle de tempo

Acresceu três minutos no primeiro tempo.

No segundo tempo foram acrescidos cinco minutos em princípio. Com a contusão e expulsão do Cassio, foram acrescido mais quatro e posteriormente com o contusão de Yuri Alberto, mais três, totalizando 12 minutos de acréscimos no segundo tempo.

Assistentes

Os assistentes FIFA, muito experientes, assinalaram quatro impedimentos durante o jogo. O assistente no 1 teve muito trabalho em manter ordem nos bancos. Este assistente anulou o que seria o segundo gol do Palmeiras, por impedimento, o que de fato ocorreu.

Ambos tiveram um bom trabalho,

VAR

Não foi chamado durante o jogo.

Conclusão

Conforme relatamos acima, seu trabalho, na parte disciplinar foi ligeiramente inferior à parte técnica. Ainda assim fez uma boa arbitragem.

Leia Mais