Arbitragem de Raphael Claus RBB 2×2 Palmeiras
Por Oiti Cipriani
- Red Bull Bragantino 2×2 Palmeiras; 03/09/2022; Estádio Nabi Abi Chedid – Bragança Paulista
- Árbitro: Raphael Claus – FIFA/SP
- Assistente1: Danilo Ricardo Simon Manis – FIFA/SP
- Assistente 2: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa – FIFA/RJ
- VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral – VAR-FIFA/SP, Herman Brumel Vani – SP
Raphael Claus é árbitro FIFA desde 2015 e ex-soldado do Exército Brasileiro da bateria de comandos. Ex jogador de futebol de categoria de base, nascido em 06/09/79, atualmente com 42 anos.
Arbitrou 17 jogos no campeonato Brasileiro, apresentando 79 cartões amarelos e 4 vermelhos, incluindo o jogo deste sábado. Foi o segundo jogo do Palmeiras arbitrado por ele neste campeonato. É um dos árbitros indicados a Copa do Mundo no Catar, deste ano.
O Jogo
Como já foi enfatizado em posts anteriores, dos jogos arbitrados por Claus, pela sua trajetória, goza de prestígio e respeito dos jogadores, e neste jogo não foi diferente. Arbitrou o jogo com poucas ou quase nenhuma contestação. Podemos discordar de uma ou outra falta, tipo a sofrida pelo jogador Gustavo Scarpa e posteriormente assinalada outra muito semelhante, mas no cômputo geral, nada que influenciasse no resultado ou provocasse beligerância dos jogadores.
Disciplina
Puniu com 4 cartões amarelos as duas equipes, assinalando 12 faltas contra o RBB e 14 faltas contra o Palmeiras. Manteve o jogo com alto nível de comportamento, e na hora que precisou agiu com autoridade e rapidez o entrevero entre Zé Rafael do Palmeiras e Aderlan do RBB, se aproximando e impondo sua presença no local. Puniu a ambos com o cartão amarelo.
Recuperação de tempo
Acresceu 3 minutos no primeiro tempo e 5 minutos no segundo tempo. Bom discernimento na recuperação de tempo, com a espera de definição dos dois gols do Palmeiras e do primeiro gol do RBB
Assistentes
Assinalaram 2 impedimentos do RBB e 3 do Palmeiras, limitando-se a assinalar bola fora de jogo.
VAR
Foi acionado em 3 gols, o primeiro do RBB e os dois do Palmeiras, validando-os.
Aqui cabe uma ressalva: as linhas de verificação de impedimento, feitas por mãos humanas deixa muitas dúvidas com relação a fora de jogo com milímetros para frente ou para trás que podem facilmente manipuladas (não estou afirmando que são), tanto que a FIFA está desenvolvendo um software eletrônico para determinação de posição. Todavia, será um equipamento muito oneroso e não serão todas as confederações que terão capacidade financeira para suportá-lo.
O ideal seria rever esta regra esdrúxula onde um milímetro à frente estará fora de jogo, deixando de priorizar o objetivo maior do futebol que é o gol, fundamental para a alegria dos torcedores, que em última análise são a alma do jogo.
Conclusão
Concluindo, uma arbitragem, em que pese, a discordância de algumas decisões tomada no jogo, muito boa, como tem sido o trabalho deste árbitro, especificamente durante esta temporada. Em uma escala de 0/10, merece, sem qualquer dúvida uma avaliação de 8,5.
***
Leia mais:
Comments (1)
RBB 2×2 Palmeiras: empate ruim diferença pode cair3VV
[…] Claus foi bem. Mas Oiti Cipriani analisa melhor. […]