Arbitragem de Raphael Claus: SAN 0x0 SEP

SANTOS 0 X 0 PALMEIRAS  

  • Data: 20/05/2023
  • Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
  • Assistente1: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)  
  • Assistente 2: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP).
  • VAR: Wagner Reway (Fifa-PB).

Árbitro

Crédito Divulgação SEP; foto de Cesar Greco, by Canon

Arbitro FIFA de 43 anos, atuou na última Copa do Mundo do Qatar. Árbitro de muito prestigio junto aos clubes e Comissão de Arbitragem da CBF.

Prestigio adquirido e merecido, pois atualmente Raphael Claus é o melhor árbitro brasileiro.

Análise do trabalho do árbitro

Jogo sem sal e nem açúcar, disputado predominantemente no meio de campo, facilitou sobremaneira o trabalho da arbitragem. Assinalou um número baixo de faltas, e corretamente diga-se. Manteve o mesmo critério durante todo o transcorrer do jogo.

Claus conhece os atalhos do campo, então estava sempre bem posicionado, sem precisar correr muito, o que facilita muito as tomadas de decisões.

Disciplina

Mostrou cinco cartões durante o jogo, com três para o time do litoral e dois para o time da capital. Cartões mostrados por prática de jogo temerário e impedir ataque promissor, todos com acerto.  

Recuperação de tempo

Acresceu 5 minutos em ambas metades de jogo. No primeiro tempo foi correto, para atendimento a Gustavo Gómez e choque de cabeça de Messias, do Santos.

Para o segundo tempo, creio que foi econômico. Tivemos seis paradas para substituições e entrada de equipe medica.

Assistentes

Os assistentes assinalaram três impedimentos do Palmeiras e nenhum do Santos, executaram um bom trabalho.

VAR

O jogo foi tão fraco que utilização de VAR pode ser considerado desperdício de dinheiro para pagamento de taxa, principalmente porque este árbitro raramente usa a muleta do VAR como estamos habituados a ver nos jogos promovidos pela CBF. Não foi acionado nenhuma vez.

Conclusão

Conforme relatamos acima, teve seu trabalho facilitado e principalmente não complicou. Uma nota 9 reflete bem o trabalho executado.

***

Leia mais

Comments (3)

  1. Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial

    Admito que esperava alguns jogadores reservas iniciando como titulares no jogo de daqui a pouco. Seria bom ver o Vanderlan, Fabinho, Naves, Richard Rios e o Flaco Lopez ganhando suas chances na formação inicial e preservar alguns jogadores que já estão sentindo o desgaste físico pelo acúmulo de jogos.

    Mas é evidente que a escalação de hoje do Abel é a melhor formação que o Palmeiras pode ter nesse momento. Meu palpite é Palmeiras 2 x 0, gols de Rony Rústico e Raphael Veiga. AVANTE PALESTRA, RUMO AO TETRA DA LIBERTADORES!

  2. Porco Nervoso

    Grande Deyvinho!
    Manteve o Verdão na vice-liderança e ajudou a afundar os gambás ainda mais no Z-4.

  3. Santos 0x0 Palmeiras: gramado ruim e marcação dura – 3VV

    […] NotíciasOsservatorio Arbitrale […]

Comments are closed.