Arbitragem de Raphael Claus SEP 2×1 SAN
Por Oiti Cipriani
PALMEIRAS 2X1 SANTOS
- CAMPEONATO PAULISTA 2024 – 3ª RODADA
- Data: 28/01/2024
- Árbitro: Raphael Claus
- Assistente 1: Anderson Jose de Moraes
- Assistente 2: Rafael Tadeu Alves
- Quarto árbitro: Guilherme Nunes Santana
- Árbitro de vídeo (VAR): Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Árbitro
Árbitro muito conhecido do torcedor brasileiro, dispensa qualquer apresentação ou comentário.
No ranking OV/3VV, Raphael Claus (antes da partida deste domingo) ocupava a terceira posição com uma nota média 8,3 em sete partidas analisadas*.
Análise técnica do trabalho do árbitro
Qualquer outro arbitro, com menor credibilidade que Raphael Claus, que fizesse uma arbitragem do nível que foi desta tarde/noite no Allianz Parque, teria transformado o local em verdadeiro circo. Mas como é um árbitro de Copa do Mundo, goza de respeito de todos os jogadores e comissão técnica. Assim conseguiu levar o jogo a bom termo.
Deixou de marcar faltas claras e assinalou outras muito mais leves (como costumo comentar, a regra não especifica tamanho de faltas; manda marcar e punir). Conforme também já falamos, tem pouca velocidade para acompanhar o desenvolvimento do jogo, compensado por excelente colocação em campo, apesar de deixar uma bola bater em seu corpo, em ataque do Santos e em outra oportunidade, atrapalhou um ataque da mesma equipe.
Não teve influência no marcador final
AVALIAÇÃO: 6,5
Disciplina
Assinalou 9 faltas contra o Palmeiras e 12 contra o Santos.
Conforme salientamos acima, se usasse o mesmo critério do início ao final do jogo, estes números poderiam ser maiores ou menores, dependendo do critério adotado.
Mostrou somente um cartão amarelo para a equipe do Santos, para o atleta Rincon, por jogada temerária. Deixou de mostrar cartão para o jogador do Santos em jogada clara de punição disciplinar. Todavia, mostrou para o técnico Abel Ferreira, por ter reclamado acintosamente da supressão do merecido cartão.
Claramente dirigiu o jogo, poupando a apresentação de cartões.
AVALIAÇÃO: 6,0
Controle de tempo
Acresceu três minutos no primeiro tempo. Exíguo acréscimo por dado o retardamento de jogo executado pelo time do litoral.
No segundo tempo foram acrescidos seis minutos, com cinco interrupções para substituições e atendimento ao goleiro Weverton e retirada de Richard Ríos. Foi bem observado o tempo de acréscimo no segundo tempo.
AVALIAÇÃO: 7,5
Assistentes
O assistente no 1 participou mais das decisões de jogo, assinalando inclusive faltas em seu campo de ação. No total foram três impedimentos assinalados.
Ambos tiveram um bom trabalho.
VAR
Aparentemente não foi acionado, a não ser nas situações de praxe dos gols.
Conclusão
Conforme relatamos acima, não foi um trabalho de excelência, que se exigiria de um árbitro do seu porte.
MÉDIA FINAL: 6,5
***
*O ranking 3VV consiste nas notas médias de avaliações dos árbitros nas partidas analisadas na coluna Osservatorio Arbitrale. Essas notas passaram a ser atribuídas em 2022.
Comments (1)
Ronaldo Ramires
nota 4,0 no primeiro tempo
nota 6,0 no segundo tempo
nota 5,0