Arbitragem de Savio Pereira Sampaio em GRE 3×2 SEP
Crédito: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
Por Oiti Cipriani
Gremio 3 x 2 PALMEIRAS
CAMPEONATO BRASILEIRO 2025 – 36ª RODADA
- Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
- Árbitro Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
- Árbitro Assistente 2: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
- Quarto Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)
- VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)

Árbitro
Árbitro goiano, nascido em 10/06/1985 (40 anos), apita por Brasília.
Foi árbitro internacional por dois anos (2022/2023) e foi destituído por deficiência técnica. Apitou 11 jogos no corrente campeonato.
Árbitro muito contestado, quando é divulgado seu nome para dirigir uma partida, todos torcem o nariz.
Análise Técnica
Lances polêmicos
1) Assinalou corretamente dois tiros penais. No primeiro foi chamado ao VAR para marca-lo. No segundo foi chamado ao VAR para trocar a cor do cartão de amarelo para vermelho (*). Em ambos os lances estava próximo e se apoiou no VAR para decidir para si.
Trabalho de campo
Apesar do receio, fez uma arbitragem de praxe. Nada excepcional ou medíocre. Marcou as faltas, puniu e nada mais. Pela insegurança nas marcações capitais, não merece uma avaliação mais alta.
AVALIAÇÃO: 6,0
Disciplina
Assinalou 24 faltas no jogo – 10 contra o Grêmio e 14 contra o Palmeiras, mostrando três cartões amarelos para cada equipe e um vermelho para o Palmeiras.
A expulsão contrariou as determinações da IFAB, que contextualiza que na marcação de tiro penal, em disputa de bola, não deve haver expulsão, pois a equipe infratora será punida em duplicidade, com a marcação do tiro penal e a expulsão. É recomendado a aplicação de cartão amarelo, aoinvés de vermelho.
AVALIAÇÃO: 5,5
Controle de tempo
Acresceu três minutos no primeiro tempo, conforme o costume da arbitragem brasileira. No segundo tempo foi acrescido 7 minutos e postergado para 9 minutos. Foi um tempo muito curto, visto somente de consulta ao VAR foram consumidos quase 10 minutos, ainda tivemos atendimento médico, simulação de contusão, substituição, etc.
- Tempo total de jogo: 103’17
- Bola Rolando: 55’51
- Tempo de VAR: 09’48
- Paradas de jogo: 80

AVALIAÇÃO: 6,0
Assistentes
O AA1 assinalou impedimento no segundo gol do Palmeiras e foi corrigido pelo VAR. No restante atuação normal.
VAR
Foi consultado e interveio em três oportunidades (quis apitar o jogo da cabine). Chamou para o primeiro pênalti, e para a troca de cartão de amarelo para vermelho, onde demonstrou desconhecimento das orientações. Chamou ainda para validar o segundo gol do Palmeiras.
Conseguiu os seus 5 minutos de fama (mesmo de forma errada).
Conclusão
Árbitro abaixo do comum, mesmo na sucateada arbitragem brasileira. Aliás, que safra ruim de nossa arbitragem. Como já dissemos anteriormente, está no fundo do poço e não conseguimos antever uma melhoria a curto prazo.
O sistema é viciado, desde a formação até a maiores projeções na carreira.
AVALIAÇÃO FINAL: 5,8
***
Comments (5)
Ademir Divino, Primeiro Campeao Mundial
Evitarei nesse momento de fazer qualquer critica em relacao a escolha do time titular para deixar aqui minhas energias positivas para a conquista historica do TETRA da Gloria Eterna.
Que todos possam levar para o campo o oba-oba que a imprensa e o time adversario estao fazendo, em um clima de “ja ganhou”. Que todos possam atuar com o mesmo espirito e garra daquele elenco e comissao tecnica de 2021.
Meu palpite para hoje: Palmeiras 1 x 0, gol de Ramon Sosa, repetindo o feito improvavel que o Deyverson realizou. AVANTE PALESTRA, RUMO AO TETRACAMPEONATO DA LIBERTA!
Ronaldo Ramires
mais um árbitro fraco, sigo o relator
NOTA 5,8
Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial
Entendo que o grande triunfo que o Palmeiras possa ter para a decisão de amanhã é o Abel e sua comissão entenderem o atual momento de declínio técnico e físico do time, evitando ao máximo colocar jogadores que vivem um péssimo momento na formação titular. Uma equipe ideal seria essa:
Carlos Miguel; Murilo, Gustavo Gomez e Benedetti; Khellven, Fuchs, Andreas Pereira, Allan e Piquerez; Flaco Lopez e Vitor Roque.
Formação com uma equipe mais forte no sistema defensivo, com o Fuchs no meio-campo para marcar de perto o uruguaio deles, com os alas tendo mais liberdade para atacar nessa formação e com o Andreas e o Allan na criação no meio atuando mais próximos do Vitor e do Flaco. Além disso, seria um time bem forte para a jogada aérea, algo que poderá ser decisivo.
Se o Verdão atuar dessa forma, teremos grandes chances de comemorarmos a grande conquista do TETRA da Glória Eterna. AVANTE PALESTRA!
Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial
Torço muito para que todos os setoristas do Palmeiras estejam errados e que essa escalação do time titular que vem sendo divulgada sejam fakes ou então um grande despiste do Abel para ludibriar o Filipe Luís.
Seria uma temeridade o Palmeiras iniciar com Veiga no time titular, o Andreas na função de volante de contenção e Khellven que não marca absolutamente ninguém como ala/lateral. Seria muita teimosia ou arrogância por parte do Abel pensar em inicia o jogo com essa formação, correndo grandes riscos do Palmeiras tomar um grande sufoco logo no começo da decisão.
ACORDA PARA A VIDA, ABEL!
Donato, o Lúcido
Primeiramente, vou falar do Palmeiras.
Dos reforços contratados recentemente (24/25), muitos ainda não renderam o que se espera, ou seja, estão muito abaixo daquilo que precisamos – Khellven, Micael, Jefte, Anibal, Emi Martinez, Maurício, Sosa, Facundo, Bruno Rodrigues, Felipe Anderson…
Outros, que poderiam contribuir muito, infelizmente estão no DM – Paulinho e Evangelista.
Os que efetivamente estão fazendo a diferença são Fuchs, Andreas e Vitor Roque.
Assim, podemos constatar que a montagem do elenco foi extremamente falha, contribuiu para a perda praticamente certa do título Brasileiro e deverá ser revista para 2026.
Que no sábado, façamos um jogo perfeito e salvemos nossa temporada.
Dito isto, o Palmeiras também perdeu o Campeonato Brasileiro após a vitória sobre o SPFC. A partir daí, criou-se uma narrativa comprada pela imprensa, de que o Palmeiras era o time beneficiado.
O CRF, que reúne em si o que há de pior – impunidade, mutreta, dinheiro público e tráfico de influência – ou seja, um puro suco de Brasil do PT, soube jogar o jogo das narrativas e conduzir, no grito e na mão grande o título para si.
Faltou também a diretoria da SEP “bater na mesa”, como fez Paulo Nobre em 2016 e defender a instituição.
Que ao menos sirva de lição.
E que uma eventual vitória no sábado, não oculte os erros que precisam ser corrigidos.