Arbitragem de Savio Pereira Sampaio em GRE 3×2 SEP
Crédito: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
Por Oiti Cipriani
Gremio 3 x 2 PALMEIRAS
CAMPEONATO BRASILEIRO 2025 – 36ª RODADA
- Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
- Árbitro Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
- Árbitro Assistente 2: Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
- Quarto Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)
- VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)

Árbitro
Árbitro goiano, nascido em 10/06/1985 (40 anos), apita por Brasília.
Foi árbitro internacional por dois anos (2022/2023) e foi destituído por deficiência técnica. Apitou 11 jogos no corrente campeonato.
Árbitro muito contestado, quando é divulgado seu nome para dirigir uma partida, todos torcem o nariz.
Análise Técnica
Lances polêmicos
1) Assinalou corretamente dois tiros penais. No primeiro foi chamado ao VAR para marca-lo. No segundo foi chamado ao VAR para trocar a cor do cartão de amarelo para vermelho (*). Em ambos os lances estava próximo e se apoiou no VAR para decidir para si.
Trabalho de campo
Apesar do receio, fez uma arbitragem de praxe. Nada excepcional ou medíocre. Marcou as faltas, puniu e nada mais. Pela insegurança nas marcações capitais, não merece uma avaliação mais alta.
AVALIAÇÃO: 6,0
Disciplina
Assinalou 24 faltas no jogo – 10 contra o Grêmio e 14 contra o Palmeiras, mostrando três cartões amarelos para cada equipe e um vermelho para o Palmeiras.
A expulsão contrariou as determinações da IFAB, que contextualiza que na marcação de tiro penal, em disputa de bola, não deve haver expulsão, pois a equipe infratora será punida em duplicidade, com a marcação do tiro penal e a expulsão. É recomendado a aplicação de cartão amarelo, aoinvés de vermelho.
AVALIAÇÃO: 5,5
Controle de tempo
Acresceu três minutos no primeiro tempo, conforme o costume da arbitragem brasileira. No segundo tempo foi acrescido 7 minutos e postergado para 9 minutos. Foi um tempo muito curto, visto somente de consulta ao VAR foram consumidos quase 10 minutos, ainda tivemos atendimento médico, simulação de contusão, substituição, etc.
- Tempo total de jogo: 103’17
- Bola Rolando: 55’51
- Tempo de VAR: 09’48
- Paradas de jogo: 80

AVALIAÇÃO: 6,0
Assistentes
O AA1 assinalou impedimento no segundo gol do Palmeiras e foi corrigido pelo VAR. No restante atuação normal.
VAR
Foi consultado e interveio em três oportunidades (quis apitar o jogo da cabine). Chamou para o primeiro pênalti, e para a troca de cartão de amarelo para vermelho, onde demonstrou desconhecimento das orientações. Chamou ainda para validar o segundo gol do Palmeiras.
Conseguiu os seus 5 minutos de fama (mesmo de forma errada).
Conclusão
Árbitro abaixo do comum, mesmo na sucateada arbitragem brasileira. Aliás, que safra ruim de nossa arbitragem. Como já dissemos anteriormente, está no fundo do poço e não conseguimos antever uma melhoria a curto prazo.
O sistema é viciado, desde a formação até a maiores projeções na carreira.
AVALIAÇÃO FINAL: 5,8
***