Arbitragem de Vinícius Gonçalves: SEP 2×0 Ituano

Por Oiti Cipriani

PALMEIRAS 2X0 ITUANO

  • CAMPEONATO PAULISTA 2024 – 6ª RODADA
  • Arena Barueri
  • Data: 08/02/2024
  • Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
  • Assistente 1: Marcelo Carvalho Van Gasse
  • Assistente 2: Gustavo Rodrigues de Oliveira
  • Quarto árbitro: Guilherme Francisco Maciel da Silva e Rosário
  • Árbitro de vídeo (VAR): Marcio Henrique de Gois

Árbitro

Este árbitro está no topo de qualidade no estado de São Paulo. Ex-jogador profissional (foi volante titular da Esportiva de Guaratinguetá em 2004, quando da ascensão desta à série A2), conhece a linguagem e malandragens dos jogadores.

Discreto, não usa de espalhafato, e nem quer aparecer mais que os jogadores. Por todas estas qualidades, afirmo sempre que está no topo da arbitragem paulista. Único fator que o descredencia para galgar um escudo internacional, é a idade, apesar de estar 19 anos exercendo a função de árbitro de futebol e atualmente estar com 45 anos.

Análise técnica do trabalho do árbitro

Já escrevemos aqui neste canal que uma boa arbitragem é calçada em 4 pilares – Preparo Físico; Técnica (conhecimento das regras); Disciplina; e Critério (a grosso modo, pau que dá em Chico dá em Francisco também, ou seja, situações semelhantes, decisões iguais).

Na noite desta quinta-feira o árbitro usou o mesmo critério de decisões, e por isto a classificação de jogo fácil de arbitrar;: ele mesmo facilitou seu trabalho.  Usou do mesmo critério em suas decisões, deixou o jogo fluir, sem interferir em seu andamento e não usou da máxima que bola parada é a seu favor.

Teve a colaboração dos jogadores do Ituano que não praticaram o retardamento de jogo e o tempo de bola rolando deve ter sido muito alto.

Disciplina

Assinalou 13 faltas contra o Palmeiras e 7 contra o Ituano, mostrando somente dois cartões amarelos para a equipe do interior.

Quando comentamos acima que ele fala a língua dos boleiros, um exemplo disso foi com o jogador do Palmeiras Zé Rafael, que reclamou de uma decisão do juiz. Este conversou com o jogador, sem estardalhaço, resolvendo a situação com tranquilidade.

Em um jogo de futebol, a exibição de um cartão – amarelo ou vermelho – pode definir se o árbitro ganha ou perde o jogo. Tem que ter este discernimento de aplicá-lo na hora correta.

Controle de tempo

Acresceu três minutos no primeiro tempo; No segundo tempo foram acrescidos cinco minutos.

Como dissemos acima, não houve retardamento de jogo por parte das equipes. Corroborando esta observação, quando os jogadores do Ituano caíram, não era simulação, tanto que foram substituídos. Portanto os acréscimos foram corretos

Assistentes

O assistente número um é muito experiente, inclusive de Copa do Mundo. Assinalou impedimento no lance de Flaco López, que o goleiro defendeu. Ambos fizeram um bom trabalho.

VAR

Não foi acionado durante o jogo.

Conclusão

Conforme relatamos acima, teve excelente trabalho, como é praxe em todos os jogos do Palmeiras que analisamos suas arbitragens, e correspondeu em suas decisões.

***

Leia Mais

+Fala Abel: a coletiva de Abel Ferreira pós jogo

+Pós Jogo Palmeiras 2×0: Ituano: testes e vitória

Comments (1)

  1. Ronaldo Ramires

    olá amigos !

    muito boa a arbitragem incluindo os assistentes, pelo menos nessa partida de futebol, passaram despercebidos é assim que tem que ser, mas, a propósito não é esse Vinicius Gonçalves que participou daquela palhaçada da final paulista em 2018 ?
    Estou pensando se dou alguma nota para o bagre liso.

    Maringá na audiência

Leave a Reply