Arbitragem de Wilmar Roldan: BOC 0x0 Palmeiras

Por Oiti Cipriani

BOCA JUNIORS 0 X 0 PALMEIRAS  

  • Data: 28/09/2023
  • Copa Libertadores da América 2023: Semi Final Partida 1
  • Estádio La Bombonera, Buenos Aires
  • Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
  • Assistente 1: Alexander Guzman (COL)
  • Assistente 2: Sebastián Vela (COL)
  • Quarto árbitro: Jhon Hinestroza (COL)
  • VAR: Juan Lara (CHI)

Árbitro

Wilmar Alexander Roldán Pérez é um árbitro de futebol colombiano, nascido em 24 de janeiro de 1980 (idade 43 anos), na cidade de Amalfi, Colômbia

Árbitro FIFA desde 2008. Nesta edição da Copa Libertadores, incluindo o jogo da noite desta 5ª feira em Buenos Aires, arbitrou 10 partidas, mostrando 56 cartões amarelos e 4 vermelhos. Assinalou ainda dois tiros penais. 

Já foi considerado um dos três árbitros principais da América do Sul, junto com Fernando Rapallini da Argentina e Julio Bascuñan do Chile. Recentemente o árbitro argentino Facundo Telo juntou-se a este seleto grupo de melhores do continente.

Nos últimos tempos Roldan teve uma queda brusca na qualidade de seu trabalho, inclusive se envolvendo em diversas polêmicas no campo de jogo e aparentemente está retomando sua caminhada de excelente arbitro. 

Análise técnica do trabalho do árbitro

No jogo desta 5ª feira em Buenos Aires, podemos questionar algumas decisões por ele tomada, deixando o jogo correr com as rédeas soltas, principalmente no segundo tempo, mas não podemos criticar os critérios adotados. 

Faltas ou infrações semelhantes, decisões iguais. Este tipo de comportamento traz segurança aos jogadores, que sabem que não serão marcadas qualquer queda ou simulação. 

Tecnicamente dirigiu o jogo com muita segurança, não teve lances polêmicos, e o tipo de jogo também ajudou em sua condução. Excelente atuação na parte técnica.

AVALIAÇÃO: 9,0

Disciplina

Mostrou quatro cartões durante o jogo, dois para jogadores do Boca Juniors, Advincola e Benedetto. Respectivamente para o primeiro por ação temerária e para o segundo jogador por reclamação, ainda no banco de reserva. 

Mostrou ainda um amarelo para o jogador do Palmeiras, Zé Rafael, por infringir persistentemente as regras do jogo. 

Pelo mesmo motivo poderia ter apresentado cartão amarelo antes para jogadores do time da casa. Mostrou cartão amarelo para o técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, por reclamação. 

Assinalou 13 faltas contra o time Argentino e 16 contra o time brasileiro. Manteve o critério de punição.

AVALIAÇÃO: 8,0

Controle de tempo

Acresceu três minutos no primeiro tempo e 5 minutos na fase final. Boa percepção de recuperação de tempo. 

AVALIAÇÃO: 8,5

Assistentes

Os assistentes assinalaram dois impedimentos, um para cada lado ,e no restante se limitaram a informar saída de bola das linhas demarcatórias.  Ambos tiveram um bom trabalho, daquilo que o jogo exigiu.

VAR

Não foi acionado nenhuma vez. Conforme dissemos acima, o jogo não teve lances polêmicos que exigiram a atuação do VAR

Conclusão

Conforme relatamos acima, teve seu trabalho facilitado pela condução e desenvolvimento do jogo e executou excelente trabalho. 

Média Final: 8,5

***

Leia Mais

Pós Jogo Boca 0x0 Palmeiras: empate com sabor de vitória

A coletiva de Abel Ferreira: Calma Seo Saraiva

Comments (1)

  1. Deixou a porrada rolar solta. Péssimo árbitro.

Leave a Reply