
Arbitragem tranquila foi a marca de Bragantino e Palmeiras
Por Oiti Cipriani
JOGO
RB BRAGANTINO 1X1 PALMEIRAS
DATA: 20/03/2022
ÁRBITRO
Flavio Rodrigues de Souza
ARB. ASSIST.1: Marcelo Carvalho van Gasse
ARB. ASSIST.2: Gustavo Rodrigues de Oliveira
ARB. VAR: Daiane Muniz dos Santos
AVALIAÇÃO GERAL
O árbitro se posicionou bem e, como consequência, não precisou correr muito. Esteve sempre próximo das jogadas e foi ajudado pelo gramado molhado e estilo de jogo adotado pelas equipes, com bolas longas, sendo que foram devolvidas pela defesa, facilitando seu deslocamento.
POR OUTRO LADO…
Não estou conseguindo entender os critérios dos árbitros brasileiros atualmente. A regra XII especifica, em seu capítulo a respeito das punições, que tranco nas costas deve se punidos. Só que vemos, em cada jogos de futebol, inúmeros casos deste tipo ocorrendo e não sendo marcados.
Excetua-se o contato ombro a ombro, sem força excessiva, desde que a bola esteja em disputa. Os árbitros estão deixando de assinalar ombros às costas, que se caracteriza como tranco e, portanto, deve ser punida. Neste jogo não foi diferente. Várias situações deste tipo ocorreram e não foram assinaladas.
CARTÕES
Foram mostrados dois cartões amarelos para o Bragantino e um cartão amarelo para o Palmeiras. Houve um vermelho para Deyverson, do Palmeiras.
CONTROLE DO TEMPO
O árbitro teve bom controle do tempo, com recuperação de dois minutos na primeira fase e cinco minutos na segunda fase, quando houve quatro paradas para substituições e interrupção para verificação de possível pênalti a favor do Palmeiras.
… DE RESTO …
Os árbitros assistentes não indicaram nenhuma situação de impedimento e tiveram um trabalho tranquilo. O VAR interferiu apenas uma vez sugerindo revisão na jogada, que posteriormente foi assinado o pênalti.
Concluindo, foi um trabalho tranquilo do árbitro, em que o jogo também não exigiu grandes decisões.

Comments (1)
Benjamin Benson
Não sabia que tinha uma coluna sobre arbitragem no site. Vi hoje e gostei da forma didática que é escrita. Descobri por acaso. Vou acompanhar.