Arenas – Demanda Crescente

Por Claudio Baptista Jr.
Estes dias foi anunciada a aprovação do plano de aumento de capacidade do estádio do Manchester City dos atuais 48 mil para aproximadamente 62 mil lugares com a inclusão de 6,25 mil em cada anel de arquibancada e mais 2 mil próximos ao campo.
De cara vieram em mente dois textos que publicamos aqui no 3VV falando das reformas aprovadas para os estádios do Barcelona e Real Madrid, os quais também incluem aumento de capacidade.
https://antigo.3vv.com.br/2014/01/arenas-ambicao-um-novo-camp-nou/
https://antigo.3vv.com.br/2014/02/arenas-ambicao-parte-2-um-novo-santiago-bernabeu/
A partir dessas notícias pergunto para vocês se podemos estabelecer algum paralelo entre estes clubes e estádios que possam evidenciar os motivos de se pensar no aumento das respectivas capacidades.
Logo de início já podemos perceber que são clubes buscando se manter ou atingir o topo no hall dos mais importantes do continente. Os espanhóis já presentes historicamente e o inglês aparecendo turbinado por investidores.
O bom desempenho nos campeonatos nacionais e continentais de forma sistemática gera aumento da procura pelos torcedores por ingressos. Assim, a demanda reprimida esperava apenas a oportunidade para se mostrar.
Acrescento também uma cultura já consolidada de venda dos “season tickets”, para sócios ou não, propiciada por campeonatos mais sólidos em suas formulas e regulamentos.
O próprio Allianz Parque vem demostrar a demanda reprimida da torcida Palmeirense.
Só que ainda temos alguns passos a cumprir como voltar a disputar títulos de forma sustentável e a inclusão de novas formas de se lidar com o torcedor, passando desde a oferta de uma instalação adequada a geração de programas de relacionamento, estes que devem ser desenvolvidos bem além de um programa para sócio torcedor com prioridade de ingresso.
Enfim, disputar títulos de forma constante, disponibilizar boas instalações e criar formas diversas de relacionamento com o torcedor parecem ser tarefas macro na busca pela “casa cheia”.
A geração de demanda consistente por aqui ainda está engatinhando, mas pode crescer bem caso os passos certos sejam dados.
Temos que procurar meios para garantir a maior taxa de ocupação para nosso estádio para quase 45 mil torcedores não apenas nos meses inaugurais, mas visando o longo prazo e de forma constante.
E vocês, o que pensam a respeito? Podemos incluir mais fatores que contribuem com a procura pelo aumento de capacidade de alguns estádios?
Abraço,
Claudio.
 

Comments (5)

  1. Parabéns pelo texto Claudio, a única forma de conseguir que a nossa casa esteja sempre lotado em todos os jogos do Palmeiras é montar time forte e competitivo sempre dessa forma tendo um círculo virtuoso, não só para dois ou dez anos e sim para décadas.

  2. Danilo Peressim

    Parabéns pelo artigo Cláudio, sempre lúcido e objetivo, aprecio muito! Acredito que não exista nenhum milagre para lotar estádios, time forte e competitivo será sempre sinônimo de casa cheia!

  3. Claudio Longo

    Boa matéria , Claudio, lembrando que há possibilidade de haver ampliação no ALLIANZ PARQUE, pois a estrutura permite ampliar o setor no ultimo andar , desde que a prefeitura autorize , mais 9.000 assentos !

  4. Marcelo Vaccari

    No caso da cidade de sao Paulo, segurança pra ir e voltar, ter um local dentro do estádio para estacionar o carro, melhor ainda com a possibilidade de uso do estacionamento do shopping bourbon, além discutires q vc já citou! Um pergunta, nossa arena tem espaço para aumentar a capacidade?( nao me refiro a troca dos assentos, apenas área física )

Comments are closed.