Arenas – Painéis Led – Localização
Por Claudio Baptista Jr.
Continuando um pouco no tema da última semana a respeito de recursos visuais que podem ser úteis no complexo da Allianz Parque, principalmente em relação a partidas de futebol.
Gostaria de ter a opinião de vocês a respeito da localização daqueles painéis de led usados para fixação de mensagens diversas que normalmente são instalados tanto na borda do campo como em níveis mais altos, por exemplo, entre níveis inferiores e superiores de arquibancadas.
Tenho a minha opinião a respeito e prefiro que estes painéis não estejam localizados nas bordas do gramado, pois não gosto muito de ter a atenção no jogo eventualmente desviada por uma mensagem luminosa ofuscante, piscando, ou o que for que possa atrapalhar o foco de um lance.
Por outro lado, organizadores do evento podem alegar que isso pode limitar a exposição de patrocinadores.
O perímetro do campo para patrocinadores é grande e mesmo que a instalação de painéis led se faça necessária nas bordas do campo, gostaria apenas que as mensagens ali expostas não fossem carregadas com excessivo movimento, piscas, e a frequência de mudanças fosse a menor possível.
E se forem posicionados atrás dos gols, em minha opinião a situação seria ainda pior.
Já em relação a parte técnica, será que os jogadores sentem alguma interferência?
Sei que o ideal para se emitir a opinião seria visualizá-los durante toda uma partida, mas mesmo assim coloquei abaixo alguns vídeos onde vocês podem ver estes painéis localizados tanto nas bordas do campo como em níveis mais altos.
Qual é a opinião de vocês a respeito?
O Maracanã com painéis instalados à beira do campo:
http://www.youtube.com/watch?v=5q1J17aQnOE
Aqui eles aparecem atrás dos gols:
http://www.youtube.com/watch?v=Zb5slojYBak
Na sequência os painéis em níveis mais altos como na Arena que recebeu o ATP Masters de Londres de Tênnis recentemente. Vejam o minuto 6:30.
http://www.youtube.com/watch?v=GCMn-H2O8t4
Sobre a localização de diversos recursos, aproveitem também para rever o que escrevemos sobre o posicionamento das câmeras de transmissão para a Allianz Parque.
https://antigo.3vv.com.br/2013/09/arenas-posicionamento-das-cameras-de-transmissao/
Abraço,
Claudio.
Comments (8)
Newton Lavieri Junior
Claudio, conheço o vídeo.
Sei que existe a decisão de instalar os telões.
Lembro que o Ring é bem mais caro (5x pelo menos) do que os dois telões. A tecnologia envolvida é outra.
E, ao disponibilizar várias mídias de comunicação visual, precisa de mais infraestrutura de tecnologia (rede de dados, servidores, gerenciadores de conteúdo, etc) e a operação desse conteúdo muda de patamar. Espero que a WTorre e seus parceiros estejam dispostos a investir nisso e em mais recursos interessantes. Abraço
Claudio Baptista Jr.
Newton, acredito que será instalado o ring de led entre os anéis de arquibancada. Ele aparece nos vídeos promocionais da Arena.
___ http://www.youtube.com/watch?v=9jvlo19lNHw ___
Certa vez tive a oportunidade de fazer uma reunião na WTorre onde também foi mencionado a instalação deste recurso.
Espero que de lá pra cá não tenham mudado de ideia.
Abraço.
Newton Lavieri Junior
Caros
No Brasil, a publicidade na linha baixa (gramado) normalmente é comercializada pelo promotor do evento ou do campeonato. A Traffic é um dos citados como responsável ou encarregada pela comercialização. Assim, ela mesma escolhe a mídia que utilizará (Faixas em Lona, Painéis de LED, etc). Se o conteúdo é estático ou fixo, é de responsabilidade do comercializador.
Publicidade que esteja fora da linha de visão da TV pode e deve ser utilizada pelo próprio estádio. Neste caso, incluem-se os telões e os rings de LED (que podem ser instalados na volta inteira).
Claro que como o gerenciamento deste conteúdo é centralizado pela administração da Arena, este conteúdo pode ser informativo, publicidade, ações com o torcedor e outros que possam ser combinados.
No caso de nossa Arena, teremos dois telões perto de 100m2 cada um. O que é um tamanho médio. Dadas as dimensões e possibilidades de utilização, poderíamos utilizar telões de 120m2.
O que eu gostaria de ver instalado é o ring de LED na volta inteira do estádio, instalado entre os andares.
Claro, há um razoável investimento para sua compra e instalação. Mas, é retorno de investimento garantido pois esses equipamentos tem durabilidade de mais de 10 anos. E a comercialização e gerenciamento do conteúdo não é do promotor do campeonato (Traffic, etc).
Mais uma fonte de receitas e ações com o torcedor que poderiamos ter.
Abraço
Bruno Duarte
Cláudio, acho que no formato das competições atuais, exceto Copa do Brasil, é publicidade estática.
Se nao for muito caro, pode ser válido ter a tecnologia e usá-la quando conveniente.
Alan
Creio que na divisão de patamar dos níveis da arquibancada o ideal. Mas não me importo de aparecer mensagens no espaço lateral no intervalo das partidas. Durante só acho interessante mostrar informações que deveriam ser mostradas nos telões como subistituições, cartões e público.
Claudio Longo
Bela matéria, Claudio, há um porem hoje as inserções publicitarias tem conteúdo mais dinâmico, que pode ser equacionado, quando aos efeitos visuais, que determinam influencias negativas ao espetáculo, uma solução é terem a cor verde de fundo evoluindo apenas os textos, sem influenciar o campo visual dos atletas e arbitragem, estes recursos, já estão sendo utilizados em algumas praças europeias, parabéns pelo texto, lembrando que no ALLIANZ PARQUE , teremos dois painéis , com dimensões excelentes!
Henrique
O vídeo de Tênnis foi removido pelo usuário.
Acho que uma discussão interessante seria de quem possuiria o controle sob esses painéis.
Recentemente em jogo do São Paulo pela Copa Audi, os painéis eram usados como forma de interação entre torcedores e a marca.
http://www.lancenet.com.br/sao-paulo/Xingamento-sao-paulino-Douglas-Allianz-Arena_0_965903572.html
Algo, talvez, possa ter saído errado. Isso aconteceu sem querer, porém e se algum time se apropriar para colocar pressão no outro time? Usar o painel como extensão da torcida. Isso pode atrapalhar os adversários.
Quanto a utilização dos painéis para propaganda acho que o sentido em si é garantir que o patrocinador apareça, pois quando fica da empresa comprar um pedaço da propaganda, aqui ela deve comprar o tempo, imagino eu. Isso garantiria que em qualquer lugar do campo em que estivesse a câmera o patrocinador apareça.
Uma coisa que talvez atrapalhe a concentração, pelo menos no Brasil, é a utilização do painel como marcador de tempo. Nos jogos europeus isso já é tradição. Lembrando que lá eles começam no horário, algo que aqui, acho, que não teria.
Manolo Palmeirista
Claudio, esses painéis da lateral do campo não são responsabilidade dos clubes e dependem até mesmo do campeonato que se disputa.
Nesse caso, a empresa responsável pelos anúncios (a Traffic é uma delas, por exemplo) decide se coloca placas ou painéis. O clube pouco pode apitar, neste caso.