Arenas – Recom. e Exigências Técnicas FIFA ix: Conclusão do capítulo sobre Orientação e Estacionamento

Por Claudio Baptista Jr.

Amigos,

Segue abaixo o conteúdo da parte que fala sobre orientação e estacionamento e em negrito o posicionamento dos temas da publicação de hoje perante o conteúdo total:

1- Decisões preliminares.
2 – Segurança.
3 – Orientação e estacionamentos.
3.1 – Sinalização e indicação de bilhetes.
3.2 – Entrada e saída do público.
3.3 – Estacionamento dos espectadores.
3.4 – Estacionamento VIP.
3.5 – Estacionamento das equipes, oficiais da partida e pessoal / funcionários do estádio.
3.6 – Acesso e estacionamento da mídia.
3.7 – Serviços de urgência e espectadores com mobilidade reduzida.
3.8 – Heliporto.

4 – Áreas de jogo.
5 – Autoridades e jogadores.
6 – Espectadores.
7 – Hospitalidade.
8 – Mídias.
9 – Iluminação e alimentação elétrica.
10 – Telecomunicações e espaços complementares.

3.4 – Estacionamento VIP.

O
estacionamento VIP é um componente a mais do programa de marketing do
estádio, sendo imperativo a presença de vagas de estacionamento em
número suficiente na proximidade do estádio para receber os portadores
de bilhetes VIP.

Um estacionamento distinto aquele do público em
geral, suficientemente grande para receber carros e veículos maiores
devem ser previstos na proximidade da entrada VIP, de preferência
dentro do estádio.

Neste caso, o estacionamento da Arena Palestra Itália com 2.500 vagas possuirá esta possibilidade.

3.5 – Estacionamento das equipes, oficiais da partida e pessoal / funcionários do estádio.

É
citado no documento da FIFA a necessidade de um estacionamento
suficiente para receber ao menos 2 veículos grandes (ex: ônibus) e 8
carros situados no interior do estádio bem atrás dos vestiários e
separados do público. Os jogadores e oficiais da partida deverão poder
acessar diretamente os vestiários após saírem dos veículos sem terem
contato com o público. Também, vagas de estacionamento devem estar
presentes em número suficiente destinadas aos prestadores de serviço
como fornecedores, agentes e funcionários.

O Palmeiras vem
informando que a Arena Palestra Itália atenderá os requisitos da FIFA,
portanto que o estacionamento previsto deverá atender a estas condições.

3.6 – Acesso e estacionamento da mídia.

Uma
entrada especial deve ser reservada para a mídia contendo uma recepção
onde serão retirados as credenciais e outros documentos, sendo que esta
não deverá ocupar uma superfície maior do que 30m².

Medidas
especiais devem ser tomadas para os fotógrafos e outros profissionais
de mídia que carregam equipamentos pesados e volumosos: espaços de
estacionamento devem ser reservados para estes profissionais o mais
próximo da entrada ou do ponto de chegada dos veículos que os
transportem. A circulação deve ser fácil entre as diferentes áreas de
trabalho como as tribunas de imprensa, sala de conferência de imprensa,
cabines de transmissão, zona mista e área de jogo.

O
revestimento do solo deve ser escolhido de maneira a facilitar o
transporte do material de mídia entre os diferentes espaços a ela
reservada. O estacionamento atribuído aos profissionais de mídia deve
ser distinto aquele do público e situado o mais próximo possível do seu
local de trabalho dentro do estádio.

Em coordenação junto ao
pessoal de televisão qualificado, um espaço deve ser reservado aos
veículos de transmissão. Para uma partida final, uma superfície de
3.000m² a 5.000m² pode ser necessária. Este espaço deve ser adjacente
ao estádio a fim de evitar problema com os cabos, ser seguro e de fácil
proteção e equipado de um grupo gerador de segurança pronto a entrar em
ação a qualquer falha do circuito elétrico.

Certamente vocês já perceberam a grande necessidade de espaços em um estádio que pretenda se adequar aos requisitos FIFA.

Continuando,
um espaço também deve ser reservado aos veículos de comunicação via
satélite (estações terrenas transportáveis) situado em um espaço aberto
adjacente aquele reservado aos veículos de transmissão e ter uma vista
clara / desobstruída para o sul. Este espaço deve ser alimentado pelo
mesmo recurso de corrente elétrica reservado aos veículos de
transmissão.

3.7 – Serviços de urgência e espectadores com mobilidade reduzida.

Vagas
de estacionamento devem ser previstas na proximidade imediata do
estádio ou dentro do seu conjunto para veículos de polícia, de
bombeiros, ambulâncias e outros veículos de serviços de urgência bem
como para veículos de espectadores com mobilidade reduzida (portadores
de deficiência motora).

Estas vagas devem oferecer acesso ao estádio de forma direta, desobstruída e distinta do acesso público.

3.8 – Heliporto.

Um espaço suficiente vasto deve ser localizado na proximidade do estádio para ser utilizado como Heliporto.

Na figura da maquete da Arena Palestra Itália, vemos claramente a existência de um heliporto.

Esta
parte do documento da FIFA termina com a apresentação de uma tabela
onde são dispostas as várias áreas necessárias, vagas de
estacionamento, bem como seus recursos, espaços, destinação, etc…

Não
convém a reprodução total da tabela, porém apresentaremos a mesma
parcialmente para possibilitar o entendimento de seu conteúdo. Esta
tabela tem um total de 29 áreas. Somente em uma contagem preliminar já
identificamos aproximadamente a necessidade de 2.400 vagas de veículos
para partidas da Copa do Mundo da FIFA sem considerar a abertura ou a
final que pressupõem uma maior quantidade de vagas. E conforme
informações, o estacionamento da Arena Palestra Itália para 2.500 vagas
irá atender esses requisitos.

Na próxima semana entraremos na 4ª parte do documento falando sobre as Áreas de Jogo.

Até lá,

Claudio Baptista Jr.