Campeonato Paulista: nove finais em 12, sétima seguida
Crédito da imagem: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
Por Vicente Criscio, colaborou Allan Basso
Não pretendo ser longo nem filosofar neste post. Os números falam por si.
Mas a sétima final consecutiva no Campeonato Paulista, conquistada neste último domingo pelo time do Palmeiras, tem um significado que muitos palmeirenses não perceberam, ou não valorizaram.
Neste momente, e não é de hoje, o Palmeiras domina o futebol do Estado de São Paulo.
O que não é pouca coisa!
Senão, vejamos:
Desde a inauguração do Allianz Parque, em 12 anos, são nove finais de Campeonato Paulista.
Na “era Abel”, foram seis finais de Campeonato Paulista. Nas cinco anteriores, 3×2 (três campeonatos ganhos contra dois perdidos). Em 2026, se tiver sucesso e juízo nas duas finais contra o bom time do Novorizontino, Abel poderá cravar 4×2.
Antes do Abel, de 2015 a 2020, foram três finais. E um título.
Repetindo: em 12 competições seguidas, o Palmeiras esteve na final em nove delas. E em oito já decididas, ganhou quatro.
É isso que se espera do Palmeiras.
Domínio estadual. Que se junta a um protagonismo nacional, também de alguma data, e nesse caso dividindo os holofotes com o Flamengo. Mas esse é um assunto pra outro post.
Saudações Alviverdes!
*Eu sei, eu sei, que os estaduais perdidos foram dolorosos; eu sei, eu sei, que perdemos títulos nacionais e intercontinentais relevantes nos últimos anos; mas apenas nesta semana, que tal usufruirmos deste fato?
***