Começa o Paulistão 2023, a grande pré temporada

Nesta tarde noite de sábado, 14 de janeiro, começa o Campeonato Paulista 2023 para a SE Palmeiras.

Para os amantes do futebol raíz, ou mesmo para os mais tradicionais, o Paulistão (ou Paulistinha, depende do ângulo que se olha) é um campeonato relevante por colocar frente a frente as maiores rivalidades do Estado.

Outros, mais práticos ou menos apegados ao tradicionalismo desse que já foi talvez o segundo mais importante campeonato do país, acham o Campeonato Paulista uma perda de tempo e energia.

Por quê?

O leitor do 3VV já deve conhecer bem. Com 16 clubes, divididos em 4 chaves, classificam-se os dois primeiros. Na primeira fase os clubes disputam jogos de apenas um turno, contra os demais de outras chaves. Ao final da primeira fase, após 12 jogos, os dois primeiros de cada grupo classificam-se para as quartas de final. O primeiro pega o segundo colocado do seu próprio grupo (bizarro) em partida única.

Claro, os “grandes” ficam alocados em chaves distintas. Jogam contra si na primeira fase mas não competem pela vaga em seu grupo.

Ou seja, é um campeonato à prova de deixar um grande de fora das semi-finais. E ainda assim alguns conseguem a proeza de serem eliminados.

Pré temporada

O Paulista pode ser considerado uma grande pré temporada, de três meses praticamente, onde os clubes com maior orçamento sabem que precisa ser muito incompetente para nao se classificar em primeiro ou segundo em sua chave. Daí que serve para testar jogadores, ainda que o rebulamento do Campeonato exija que cada clube tenha uma lista de 26 inscritos profissionais, e uma segunda lista com jogadores do juniores, com idade mínima de 16 anos. Entretanto “apenas” sete jogadores poderão estar simultaneamente em campo. Ou seja, praticamente o clube é obrigado a usar seus profissionais – pelo menos 4 – em todas as partidas.

Novidades

Esse ano a única novidade é a volta da Portuguesa de Desportos. Depois de vários anos no purgatório do futebol, quando caiu para a série B num rolo envolvendo Flamengo, Fluminense e outros, a Lusa demorou para se recuperar.

Com orçamento baixo e ainda amargando dívidas, vai ser difícil esperar algo melhor do time do Canindé.

E o nosso time?

Sem reforços, com a venda de vários jogadores, entre eles Scarpa e Danilo, o Palmeiras chega menos reforçado em 2023 do que estava em 2022. Para defender o título conquistado no ano passsado.

Para bucar o bi campeonato isso nao parece ser um problema, dado que os adversários também não estão “aquelas coisas”.

Assim prepare-se para ver doze partidas em sua maioria modorrentas na primeira fase, com cara de pré temporada e pouca qualidade. Algumas goleadas podem até surgir uma vez que alguns adversários são muito fracos e estão aí pela idiossincrasia do futebol brasileiro, que precisa agradar dirigentes e empresários para manter o status quo da FPF.

Portanto é o típico campeonato de 4 partidas, onde aí sim a emoção começa. Um nas quartas, outro na semi final e dois jogos na final.

Então anote na agenda:

  • Quartas de final: 12 de março
  • Semifinais: 19 de março

  • Finais: 2 e 9 de abril

É quando o campeonato começa pra valer. Pelo menos para quem chegar lá.

Então é isso

Nesse sábado o Palmeiras estreia contra o São Bento da aprazível Sorocaba. 18h30.

Leia o pré jogo e o pós jogo e deixe seu comentário.

Esse é um campeonato que vale a pena ainda existir?

Saudações Alviverdes!

Comments (5)

  1. Paulistão 2023 Botafogo x Palmeiras – 3VV

    […] Começa o Paulistão 2023, a grande pré temporada […]

  2. Copa SP23 Palmeiras 5×0 Floresta: análise da arbitragem 3VV

    […] Começa o Paulistão 2023, a grande pré temporada […]

  3. Copa SP23 Palmeiras 4×0 Mirassol: análise da arbitragem 3VV

    […] Começa o Paulistão 2023, a grande pré temporada […]

  4. Copa SP23 Palmeiras 4×0 Juazeirense: análise da arbitragem –

    […] Começa o Paulistão 2023, a grande pré temporada […]

  5. Paulistão 23 Palmeiras x São Bento – 3VV

    […] de janeiro de 2023 […]

Comments are closed.