Copa SP23 Palmeiras 4×0 Mirassol: análise da arbitragem
Por Oiti Cipriani
- PALMEIRAS 4 X 0 MIRASSOL
- Copa São Paulo de Futebol Jr.: Oitava de Final
- Data: 16/01/2023
- Árbitro: João Victor Gobi
Assistente 1: Diogo Morelli de Oliveira
Assistente 2: Izabele de Oliveira
Árbitro
Árbitro de 27 anos, formado pela FPF – Federação Paulista de Futebol – na Escola de Arbitragem Flavio Iazzetti em 2013. Já está percorrendo a estrada em arbitragem de futebol desde 2014. Começou com as categorias menores, e atualmente já dirige inclusive jogos da série A-1.
Neste ano de 2023, arbitrou um jogo da série A1, e um da série A2.
Com o jogo desta noite, foram 3 jogos da Copa SP – Junior.
Teoricamente seria, e foi, uma arbitragem tranquila.
Análise do trabalho do árbitro
Este profissional tem uma qualidade, que em momentos o atrapalha. Apesar do tipo físico, corpo mais cheio, tem muita velocidade, acompanha o jogo com boa proximidade, porém, se posicionou mal em campo em diversas oportunidades
No primeiro tempo o árbitro segurou as advertências com cartão amarelo, e em jogadas de ação temerária deixou passar, assinalando somente a punição técnica.
O Mirassol reclamou de um penal, na cobrança de uma falta, que a bola teria batido no braço do jogador na barreira. Aparentemente bateu mesmo, mas o braço estava a frente do corpo, não se caracterizando o toque de braço na bola.
Em uma jogada, próxima a linha lateral de campo de defesa, o jogador do Palmeiras sofreu uma falta e caiu, segurando a bola com as mãos. O árbitro não havia marcado a falta, e assinalou o toque de mão na bola.
No segundo tempo, assinalou com correção o pênalti a favor do time do interior. A falta iniciou-se fora da área penal (área grande) e terminou dentro, então, pênalti bem marcado.
Posteriormente duas jogadas semelhantes deixou de punir.
Deixou também de punir disciplinarmente o jogador do Mirassol que cometeu falta de ação temerária sobre o jogador Gilberto e posteriormente sobre outro adversário. Assinalou somente a punição técnica na segunda falta.
Disciplina
Conforme falamos acima, segurou as punições disciplinares, mostrando somente um cartão para o defensor do Mirassol, em jogada sobre o jogador Kevin. Posteriormente mostrou amarelo e na sequência vermelho para o técnico do Mirassol, que já havia sido advertido verbalmente
Recuperação de tempo
Acresceu 3 minutos no primeiro tempo com correção, pois o jogo teve boa fluidez e somente duas paradas, para atendimento do goleiro no terceiro gol do Palmeiras e para o atacante, que sofreu a falta, objeto do cartão amarelo.
No segundo tempo foram acrescidos 5 minutos. Tivemos as paradas para substituições, e somente três entradas de equipe médica. E como o jogo já estava decidido, foi correta a decisão.
Assistentes
Os assistentes não foram exigidos e quando o foram, se portaram bem. Única coisa que chamou a atenção, foi a paciência do Assistente 1 com o técnico do Mirassol, que insistentemente ficava sobre a linha lateral, atrapalhando seu deslocamento. Deveria chamar o árbitro para orientá-lo a permanecer dentro do seu local de trabalho.
Conclusão
Conforme relatamos acima, executou um bom trabalho. Única atitude que pode desabonar sua arbitragem foi o fato de, a partir do último quarto do jogo, querer bancar o árbitro Robin Hood, assinalando qualquer contato a favor do time do interior e deixando de assinalar jogadas mais faltosas a favor do time da capital.
Todavia não teve qualquer interferência no resultado da partida. Uma nota 8 reflete bem o trabalho executado.
***
Leia mais
- Começa o Paulistão 2023, a grande pré temporada
- Paulistão Play
- Opinião do Criscio: vender x comprar nesses tempos
Comments (1)
lito
Parabéns garotada. Só nos enche de orgulho. Agora em relação ao time de cima, cadê os reforços. A estagiária e o presuntinho zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz. Estamos…….