Copinha 23 Rio Preto 1×2 Palmeiras: análise da arbitragem

Por Oiti Cipriani

  • Jogo: RIO PRETO AC 1X2 PALMEIRAS
  • Copa São Paulo de Futebol Jr., 3a Rodada 
  • Data:  09/01/2023
  • Árbitro: Nelson Marques da Silva
  • Assistente 1: Gabriel Alexandre Tostes Fleming 
  • Assistente 2: Amanda Pinto Matias

O ÁRBITRO

Árbitro de 28 anos, formado pela EAFI – Escola de Arbitragem Flavio Iazzetti da Federação Paulista de Futebol em 2018. Como curiosidade, antes mesmo de se formar, no ano de 2018 já começou a arbitrar jogos em categorias menores, sub 11 e sub 13.

Em 2019 iniciou a trajetória no sub 20, apitando inclusive um jogo do Palmeiras contra Mirassol. Só voltou a arbitrar jogo do Palmeiras em 2022, contra a Penapolense. Ambos os jogos com o Palmeiras como visitante.

Em 2021 ainda, foi escalado em jogos da série B e série A-3. Pela constância das escalas é um jovem árbitro que goza de prestigio junto à Comissão de Arbitragem de São Paulo.  

Pelo jogo desta 2ª feira pela Copinha, não merecida.

ANÁLISE DO TRABALHO DO ÁRBITRO

Crédito Divulgação; Fabio Menotti, by Canon

Como dissemos antes, este profissional ainda na Escola de Arbitragem, já começou a trabalhar em jogos menores. Não consegui descobrir se tem alguma indicação, pois pelo trabalho apresentado no jogo América e Palmeiras, é um péssimo árbitro.

Tem o corpo de bebedor de chopp com torresmo; com o porta-malas carregado e a barriga saliente, para fora de bermuda. Com este biotipo físico, não acompanhou o desenvolvimento dos lances e atrapalhou o jogo, o que mostra péssima colocação em campo.

Não teve critérios de interpretação, pois ora puniu, ora deixava passar ações semelhantes. Preocupou-se com filigranas, como por exemplo, com dois metros na cobrança de lateral pelo atleta do Palmeiras em duas oportunidades. E o pior, não manteve sua decisão, pois o jogador voltou no local e bateu onde estava em princípio, e fazendo com que a intervenção do árbitro só servisse para retardar o andamento do jogo.

Deixou de marcar uma penalidade para o Palmeiras aos 11 minutos de jogo, que o atacante toca a bola e é atingido nas pernas. E ainda para completar o erro, assinalou escanteio, quando foi o atacante que colocou a bola para fora. Lance sutil, mas o árbitro está lá para ver esse tipo de infração.

Com benevolência, poderíamos dizer que estava em uma noite infeliz, mas não pareceu ser este o caso. A ver se terá condições técnicas para o exercício da profissão.

DISCIPLINA

Mostrou 6 cartões amarelos para o time do Palmeiras, e nenhum para o time do interior. A grande maioria dos cartões foram corretos. Mas o que chamou atenção foi para jogadas semelhantes, onde para os jogadores palmeirenses apresentava a punição e para os jogadores adversários, bastava apenas uma advertência verbal.

O Palmeiras foi punido com 25 faltas e o Rio Preto com 9, entrando no rol acima citado de falta de critério. Em vários momentos do jogo, confundiu autoridade com autoritarismo. No cartão para o jogador do Palmeiras David Kauan, não deveria ser amarelo, mas sim expulso, por ter agredido o adversário com um soco no abdômen. Porém, antes de desferir o soco, foi atingido por uma cotovelada pelo adversário, que o árbitro fez vistas grossas.

RECUPERAÇÃO DE TEMPO

Acresceu 2 minutos no primeiro tempo, no que foi correto. Entretanto no segundo tempo, acresceu apenas 6 minutos. Com todas as paradas para substituições e vários atendimentos. Portanto, muito econômico em sua decisão.

ASSISTENTES

O Assistente número 1 errou na marcação de um impedimento no primeiro tempo e a Assistente número 2 errou também em uma marcação no segundo tempo. Ambos os erros sem maiores consequências. No restante foram tranquilos.

O Assistente 1 assinalou ainda uma falta em sua área de ação quando o árbitro estava muito distante da jogada

CONCLUSÃO

Foi um péssimo trabalho, mesmo não tendo qualquer influência no resultado do jogo, em que pese o pênalti não assinalado. Paralisou o jogo demais em jogadas normais, inverteu faltas, e sem preparo físico. Pelo trabalho apresentado, uma nota 5 reflete a qualidade de seu trabalho.

***

Leia Mais

Comments (2)

  1. E os urubus só reforçando o time.

  2. Scarpa já foi. Danilo vai indo. E a reposição? Enquanto isso nossa “presidenta” e diretor de futebol zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Comments are closed.