Copinha 23 Rio Preto 1×2 Palmeiras: análise da arbitragem
Por Oiti Cipriani
- Jogo: RIO PRETO AC 1X2 PALMEIRAS
- Copa São Paulo de Futebol Jr., 3a Rodada
- Data: 09/01/2023
- Árbitro: Nelson Marques da Silva
- Assistente 1: Gabriel Alexandre Tostes Fleming
- Assistente 2: Amanda Pinto Matias
O ÁRBITRO
Árbitro de 28 anos, formado pela EAFI – Escola de Arbitragem Flavio Iazzetti da Federação Paulista de Futebol em 2018. Como curiosidade, antes mesmo de se formar, no ano de 2018 já começou a arbitrar jogos em categorias menores, sub 11 e sub 13.
Em 2019 iniciou a trajetória no sub 20, apitando inclusive um jogo do Palmeiras contra Mirassol. Só voltou a arbitrar jogo do Palmeiras em 2022, contra a Penapolense. Ambos os jogos com o Palmeiras como visitante.
Em 2021 ainda, foi escalado em jogos da série B e série A-3. Pela constância das escalas é um jovem árbitro que goza de prestigio junto à Comissão de Arbitragem de São Paulo.
Pelo jogo desta 2ª feira pela Copinha, não merecida.
ANÁLISE DO TRABALHO DO ÁRBITRO
Como dissemos antes, este profissional ainda na Escola de Arbitragem, já começou a trabalhar em jogos menores. Não consegui descobrir se tem alguma indicação, pois pelo trabalho apresentado no jogo América e Palmeiras, é um péssimo árbitro.
Tem o corpo de bebedor de chopp com torresmo; com o porta-malas carregado e a barriga saliente, para fora de bermuda. Com este biotipo físico, não acompanhou o desenvolvimento dos lances e atrapalhou o jogo, o que mostra péssima colocação em campo.
Não teve critérios de interpretação, pois ora puniu, ora deixava passar ações semelhantes. Preocupou-se com filigranas, como por exemplo, com dois metros na cobrança de lateral pelo atleta do Palmeiras em duas oportunidades. E o pior, não manteve sua decisão, pois o jogador voltou no local e bateu onde estava em princípio, e fazendo com que a intervenção do árbitro só servisse para retardar o andamento do jogo.
Deixou de marcar uma penalidade para o Palmeiras aos 11 minutos de jogo, que o atacante toca a bola e é atingido nas pernas. E ainda para completar o erro, assinalou escanteio, quando foi o atacante que colocou a bola para fora. Lance sutil, mas o árbitro está lá para ver esse tipo de infração.
Com benevolência, poderíamos dizer que estava em uma noite infeliz, mas não pareceu ser este o caso. A ver se terá condições técnicas para o exercício da profissão.
DISCIPLINA
Mostrou 6 cartões amarelos para o time do Palmeiras, e nenhum para o time do interior. A grande maioria dos cartões foram corretos. Mas o que chamou atenção foi para jogadas semelhantes, onde para os jogadores palmeirenses apresentava a punição e para os jogadores adversários, bastava apenas uma advertência verbal.
O Palmeiras foi punido com 25 faltas e o Rio Preto com 9, entrando no rol acima citado de falta de critério. Em vários momentos do jogo, confundiu autoridade com autoritarismo. No cartão para o jogador do Palmeiras David Kauan, não deveria ser amarelo, mas sim expulso, por ter agredido o adversário com um soco no abdômen. Porém, antes de desferir o soco, foi atingido por uma cotovelada pelo adversário, que o árbitro fez vistas grossas.
RECUPERAÇÃO DE TEMPO
Acresceu 2 minutos no primeiro tempo, no que foi correto. Entretanto no segundo tempo, acresceu apenas 6 minutos. Com todas as paradas para substituições e vários atendimentos. Portanto, muito econômico em sua decisão.
ASSISTENTES
O Assistente número 1 errou na marcação de um impedimento no primeiro tempo e a Assistente número 2 errou também em uma marcação no segundo tempo. Ambos os erros sem maiores consequências. No restante foram tranquilos.
O Assistente 1 assinalou ainda uma falta em sua área de ação quando o árbitro estava muito distante da jogada
CONCLUSÃO
Foi um péssimo trabalho, mesmo não tendo qualquer influência no resultado do jogo, em que pese o pênalti não assinalado. Paralisou o jogo demais em jogadas normais, inverteu faltas, e sem preparo físico. Pelo trabalho apresentado, uma nota 5 reflete a qualidade de seu trabalho.
***
Leia Mais
- Resumo do jogo, por palmeiras.com.br
- Outras colunas de Oiti Cipriani
- Opinião do Criscio: O que esperar de 2023
Comments (2)
lito
E os urubus só reforçando o time.
lito
Scarpa já foi. Danilo vai indo. E a reposição? Enquanto isso nossa “presidenta” e diretor de futebol zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz