Palmeiras versus o establishment; e deixa o João falar
Por Vicente Criscio
Vivemos tempos estranhos no Brasil. Quem tem razão, não pode falar. Quem pode falar, geralmente não tem razão.
E a vítima passa a ser o agressor, com uma simples narrativa.
E antecipadamente peço desculpas pelo linguajar algumas vezes pouco apropriado nesse texto.
Mas é difícil achar outros adjetivos nessa situação.
O que falou o João?
João Martins falou tudo o que pensa na coletiva de imprensa no pós jogo Athletico 2×2 Palmeiras.
Até aí todos os palmeirenses mais antenados estão sabendo.
O desabafo do treinador foi mais uma vez justo (claro, opinião de 9 entre 10 palmeirenses).
O que João disse?
- a comissão técnica já está cansada de ver erros de arbitragem definindo jogos contra o Palmeiras;
- que o futebol brasileiro parece querer vender a imagem de competitivo, mas o fato é que o “sistema” proíbe os mais competentes de criar uma hegemonia (quando disse que é ruim pra CBF o Palmeiras ser o bi campeão);
- os times que trabalham e são mais competentes são prejudicados com esse “sistema”;
- por conta disso e de outras razões, o campeonato brasileiro desperta pouco interesse na Europa;
- foi um absurdo a não expulsão do tal Zé Ivaldo, que agrediu Endrick com uma cotovelada no pescoço aos dois minutos; e outro absurdo foi o primeiro amarelo de Garcia, por, em tese, retardar um lateral, estragou completamente o jogo do Palmeiras.
E tá errado o João? Claro que não!
Repercussão
Virou moda no Brasil: criticou o “status quo” ou a grande mídia ou ainda emitiu um ponto de vista “perigoso” para o sistema e …. que comecem o massacre.
Neste caso a lista não é pequena….
- Em menos de 24 horas a “impoluta” CBF soltou nota, indignada, irascível, acusando inclusive Martins de xenofobia (????).
- A imprensa canalha dividiu-se em “duas frentes”:
- Aquela “canalha nível hard” que martelou aspectos como arrogância, xenofobia, etc, e assim reforçou essa narrativa.
- A “canalha light“, os “limpinhos”, martelou a narrativa que o Palmeiras não está na briga por causa dos méritos do Botafogo.
- Os erros de arbitragem ficarm em segundo plano: a não expulsão do tal Zé Ivaldo na agressão ao Endrick foi de uma canalhice imperdoável e fica realmente parecendo ação coordenada.
- E ninguém na imprensa, com raras exceções, analisou a questão com os pesos certos; e assim o Palmeiras vai sendo engolido, pelo sistema. Aliás, como bem alertou o João.
- E pra não ficar apenas nisso, o obscuro EFEBETEEFE – ou FBTF, Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol – publicou uma coluna de um idiota qualquer chamado Beto “Who” Palmieri criticando João Martins (cujo título do excremento digital que ele publicou no site da tal Federação é João Ninguém); ah, em tempo: na Home Page do site, os treinadores, entre eles Wagner Mancini, reivindicam à CBF “condições iguais para treinadores atuarem fora do Brasil”.
.
Graças aos céus, às nossas crenças, e aos nossos orixás que o Palmeiras têm aqueles que defendem nossa instituição. Tivemos poucos mas contundentes posicionamentos para contra atacar o “sistema”.
O Império Contra Ataca
Aldo Rebelo, ex Ministro dos Esportes, acertou na veia em seu twitter (@aldorebelo):
Alicia Klein, de quem eu gosto como jornalista e comentarista, pegou leve em seu twitter (@AliciaKlein) mas mandou dois importantes recados. Para bom entendedor….
No twitter de maneira geral…. onde temos uma terra sem lei…. (ainda bem…. mas pelo visto por pouco tempo)
E temos a excelente nota da Mancha Verde (que acho que finalmente encontrou um excelente redator…. isso é um elogio e não uma crítica! 😉
E o Palmeiras?
Soltou uma nota. https://www.palmeiras.com.br/noticias/comunicado-resposta-do-palmeiras-a-nota-oficial-da-cbf/
E com todo respeito ao time que torço há mais de 60 anos e seus profissionais e dirigentes, mas a nota foi fria, insossa, morna, parece que foi redigida por um não palmeirense…..
A nota não ajuda nem ao João e nem ao Palmeiras. Aliás, tudo o que Martins disse nesse último domingo era a mais pura representação do sentimento de qualquer palmeirense que não esteja alienado do futebol brasileiro.
Como a Diretoria deveria agir?
Aqui vai uma crítica construtiva aos ilustres diretores, vice presidentes e Presidente Leila Pereira.
Abel Ferreira e sua comissão técnica estão ficando cada vez mais isolados. Percebam que a polarização é “Abel Ferreira/Comissão Técnica” versus “os outros”.
E enquanto a Presidente e os vice presidentes preocupam-se com a festa junina no clube, não estão percebendo que estão construindo a porra da narrativa negativa sobre Palmeiras e Abel. Tudo o que o Abel fez de bom vai se perdendo nesse processo de desgastá-lo com rótulos a cada cartão ou reclamação que ele faz. Talvez boa parte deles com razão, mas mesmo assim, muitos porque ele é um inconformado com as injustiças que sofremos dentro das quatro linhas.
E assim foi neste último domingo. Não era João Martins quem deveria dizer o que foi dito. Deveria ter sido um Vice Presidente, um Diretor remunerado, ou mesmo a Presidente. Vejam o contra-ponto no Athletico. Minutos depois da coletiva de João Martins, Alexandre Mattos (executivo remunerado) veio fazer o contra-ponto. Não foi o treinador nem o preparador físico do CAP. Foi alguém representando a instituição!
Mas no Palmeiras falta gestão de imagem e comunicação. Não apenas para blindar treinador e comissão técnica, mas para defender a instituição.
Óbvio que isso que estou falando é ação reativa. Mas falta também e principalmente a ação próativa.
Fazemos muito menos do que poderíamos fazer em relação ao Abel Ferreira, à nossa Comissão Técnica, à estrutura de primeiro mundo que temos na Academia, desenvolvida ao longo dos 10 últimos anos e que, de acordo com vários ex-jogadores, treinadores, não deve nada a nenhum clube da EUROPA!!!!
Fazemos quase nada com a hegemonia do futebol brasileiro que o Palmeiras (e o Flamengo) impuseram nos últimos anos. Deveríamos valorizar e proteger Abel e sua Comissão, ao invés de deixá-los aos leões. Trabalhar preventivamente de maneira disciplinada e planejada, e reativamente, com força e altivez. Como é o Palmeiras e como sempre foi na sua história…. dado que algumas pessoas parecem desconecê-la.
Se isso não foi iniciado já, imediatamente, o establishment do futebol continuará trabalhando em conjunto para nos enfraquecer. Aliás estão fazendo isso explicitamente, desde o ano passado. Remember semi final da Copa do Brasil…. remember semi final da Libertadores.
Que alguém lá na SEP que tem o poder da caneta ou da influência, possa parar e humildemente refletir sobre tudo isso, antes que seja tarde.
Saudações Alviverdes!
***
A coluna Opinião do Criscio representa apenas o pensamento do autor do texto e não necessariamente reflete as opiniões dos colunistas e do próprio 3VV.com.br.
Leia mais
+a Opinião do Criscio, aqui no 3VV
Comments (10)
São Paulo 1×0 Palmeiras: partida um com desvantagem – 3VV
[…] de julho de 2023 NotíciasOpinião do […]
ANTONIO BLANES
Esta mais do que na hora de se acabar com esta obrigatoriedade de técnicos terem que falar em finais de jogos, e comecem a colocar os árbitros para falar de lances duvidosos que acontece pelo menos umas 3 ou 4 vezes por jogo. Porque eles são blindados das merdas que fazem e os técnicos e jogadores são obrigados a analisar as cagadas que estes juízes fazem, ainda sendo monitorados e julgados pelo STJD pelas suas opiniões, os juízes SÃO DEFENDIDOS pelo Seneme toda terça-feira. E aproveito para colocar aqui meu espanto com a imprensa que prefere fazer um show com as declarações do João Martins e esquecem que tudo isto teve inicio por um ATO de agressão, de um jogador no outro, que poderia ter consequenciais terríveis a um garoto que esta começando, todos esquecem que o agressor vai estar na próxima rodada, esticando seu braço no pescoço de outros jogadores, porque graças a Deus ele não acertou como queria o Endrik esta tudo bem? Cade o STJD, cade o Athletico Paranaense, cade o sindicato dos jogadores, cade a IMPRENSA, cade a CBF para repudiar o ATO PERIGOSO que o zagueiro fez e esta ai liberado ? Leila, menos holofotes e mais ação para proteger nossos jogadores (fizeram algo contra o zagueiro?) e nossa comissão técnica, porque senão daqui a pouco, todos ficarão de saco cheio disto tudo !!!!
Porco Nervoso
Galo sabe cantar e vai pedir a música!
Alfredo
Perfeita análise !!!!
Paulo
Análise isenta e respaldada! Parabéns, Vicente!
admin
Rsrsrs…. ralvez nem tão isenta mas pelo menos respaldada…. valeu
Diogo Belotto
Essa nojeira toda que vêm acontecendo no futebol brasileiro ( e sulamericano) só me faz, cada vez mais, desistir de acompanhar. A cada nova “mer.da”, a cada nova rou.balheira, ou passada de pano, eu me afasto mais, pois eu fico tão pu.to e indignado que isso me faz mal (de verdade). É tanta coisa errada acontecendo, e a maioria que tem poder ou capacidade de mudar algo, ou estão fazendo piada ou passando pano pra situação.
– são inúmeras partidas definidas pelos árbitros (e não só contra o Palmeiras)
– atos racistas e homofóbicos sem punição de torcidas e clubes (a Conmebol teve a pachorra de acusar o Tabata de racismo, sendo que ele foi a vítima, é ou não é pro c.ú cair da bun.da?)
– homicídio no ninho do urubu (eu não esqueço!)
– e a mídia fazendo graça, vista grossa, acusando vítimas, etc.
Infelizmente o Brasil é assim, o país da piada, e o brasileiro assiste tudo e não faz nada (sim, me incluo nessa lista).
lito
Presidente como o Nobre e diretor como o Mattos, jamais teremos igual. Só se retornarem. Tomara que um dia aconteça. A verdade, é que a “presidenta”, bem como o diretor de futebol “presuntinho” estão surfando na capacidade do nosso portuga. A hora que o “omi” sair vamos estar ferrados. Além de não demonstrar qualquer reação, o Flamengo enquanto vai reforçando o elenco, nossa “diretoria” está preocupada com renovação de Marcos Rocha. Tempos sombrios vem aí. O pior é que a imprensa marrom está conseguindo fazer com que o portuga desanime e vá embora. É triste saber que estamos nas mãos de pessoas despreparadas para dirigir o verdão.
Pinho – Bauru, SP
É isso! Parabéns Criscio!
Ademir Divino, Primeiro Campeao Mundial
Gabarito do sorteio da Libertadores de daqui a pouco:
Oitavas de final:
Palmeiras x Argentino Juniors
Quartas de final:
Palmeiras x Boca Juniors
Semifinal:
Palmeiras x Fluminense ou Atletico-MG
Final:
Palmeiras x Mulambos RJ ou River Plate.
Para mais consultas ou previsoes, e so consultarem o “Mago” Ademir Divino aqui…