Desvendando o Barcelona – 2

Por Luís Fernando Tredinnick
Divulgação autorizada mediante explícita citação do autor e do blog Terceira Via Verdão

Ainda comemorando a vitória de todos os Palmeirenses com a eleição do Belluzzo, está na hora de falarmos sobre as receitas de marketing. Lembro a todos vocês que um dos pontos abordado na campanha pelo novo Presidente foi justamente o do foco em se aumentar as receitas!

Para lembrarmos do tamanho das receitas de marketing para o Barça, observem o gráfico abaixo:

O PROGRAMA DE PATROCÍNIO

O Barça, dentre os grandes clubes do mundo, é o único que não possui um patrocinador da camisa do clube. A Unicef recebe uma porcentagem das receitas do clube!

Mas, mesmo sem um patrocinador na camisa, o Barça tem 10 patrocinadores oficiais! Observem na tabela abaixo a diversidade desses patrocinadores!

Nada mal possuir dois tipos de patrocinadores de bebidas, não? Seria algo parecido termos para o Palmeiras o patrocínio da Bhrama e do Champanhe Chandon! Agora, devemos admitir que ter uma marca de queijo como patrocinador oficial é, no mínimo, estranho. Mas, eles conseguiram encontrar um jeito de fazer isso funcionar…

Cada um dos patrocinadores conta com programas específicos e com ações de marketing diferenciadas, por exemplo:
 – Existem promoções para os sócios, seja por celular, ou mesmo com a cobrança de pênaltis antes das partidas valendo uma viagem para qualquer lugar da Europa!
 – A Nike tem uma parte do estádio com o seu nome, o primeiro caso de naming rights do clube, e olha que é só uma parte do estádio! Além de patrocinar o uniforme do time e as roupas esportivas.

As empresas patrocinadoras contam com “programas de hospitalidade” no clube, ou seja, com uma área VIP no estádio para receberem seus convidados. Ou seja, fazem da ida ao jogo um espetáculo e não apenas um jogo. Devemos lembrar que o futebol deve ser encarado como “entretenimento” e não apenas com um esporte!

O Barça também possuí patrocinadores específicos para o Basquete (seguradora) e Hóquei sobre patins (outra seguradora).

O clube também desenvolveu uma publicação trimestral chamada FCBusines que apresenta informações relevantes para os seus patrocinadores: estudos de mercado, entrevistas, artigos, exemplos de oportunidades de atividades realizadas pelos patrocinadores, oportunidades de patrocínio em novos ativos, concursos, etc. Ou seja, eles querem fidelizar os patrocinadores, aumentar o envolvimento deles e também conseguir novas formas de se obter dinheiro! Simplesmente perfeito!

OS DIREITOS DE IMAGEM E LICENCIAMENTO

Na parte de publicidade o clube gerencia e vende os direitos de imagem individuais dos jogadores para campanhas de publicidade.

Eles não apresentam valores individuais, mas imagino que seja uma opção barata para o anunciante associar sua marca à do clube, uma vez que entre as companhias que fizeram uso estão a Telepizza (!), além de Apple, Aeromexico, Gillette México e a Aspire, uma rede de academia de esportes no Catar (nada como o mundo globalizado).

Alguém aqui imagina o Euller, nos bons tempos, fazendo propaganda de entrega de Telepizza, garantindo a rapidez na entrega?

Adicionalmente eles possuem 148 licenças da marca Barça para diferentes produtos, incluindo MP3 players, câmeras filmadoras e um acordo com a Warner Bros. Dá para imaginar alguém comprando uma filmadora do Barça? Isso sim que é fanatismo.

AS LOJAS PRÓPRIAS

Para minha surpresa, o Barça conta apenas com 10 lojas próprias em todo o país. Parece pouco para um clube tão poderoso em um país onde existem basicamente dois grandes clubes.

A administração das lojas havia sido terceirizada para a Nike, porém o acordo expirou em meados de 2008 e as lojas voltaram a ser administradas pelo Barça. As lojas, apesar de serem predominantemente de artigos voltados ao futebol, possuem uma área específica para o basquete, o segundo esporte mais importante para o clube.

ENQUANTO ISSO, NO BRASIL…

Patrocinadores – quando se imagina que no Brasil existem, em geral, apenas três patrocinadores dos clubes (peito, manga e material esportivo), percebe-se como estamos longe de conseguir dialogar corretamente com as empresas.

Nada impede os grandes clubes de conseguir vários patrocinadores de diversos segmentos e estabelecer programas diferenciados para cada um deles. O que impede um sorteio para os espectadores de estadias grátis em alguma cadeia de hotel? Ou fornecer descontos para os associados? Ou existir algum tipo de experimentação de produtos no estádio? Temos que desenvolver esse tipo de inteligência!

Direitos de imagem – seria cômico se não fosse trágico: os clubes JÁ pagam direito de imagem aos jogadores e NÃO utilizam!

Existem muitos projetos a serem realizados nesse sentido, como as camisetas do Marcos e do Evair que eu apresentei há duas semanas! Mais do que isso, por que não associar os jogadores à diferentes marcas e produtos?

Lojas próprias – novamente o pessoal do Sul do país leva vantagem! Eles já desenvolveram uma cadeia de lojas. O Internacional tem a InterSport, com mais de 25 lojas! O Grêmio tem a rede Grêmio Mania, com 11 lojas apenas em Porto Alegre!

Mesmo o “leal adversário” que anunciou com toda a pompa e circunstância o lançamento da franquia de lojas, até o momento só tem duas lojas.
Enquanto isso nós temos aquela lojinha na Turiassú… e olha que ela recentemente foi ampliada!

Cabe a pergunta: será que é tão difícil montar lojas próprias ou mesmo um sistema de franquias?

Como podemos ver, não existe absolutamente nenhuma razão para não trabalharmos essas alternativas de receitas! O mais grave é que parece ser algo fácil de se fazer e que não necessita de altos investimentos.

Será que essa situação se altera rapidamente com o Belluzzo? Vamos esperar que sim!

Saudações AlviVerdes

*Luís Fernando Tredinnick escreve todas as sextas-feiras no 3VV, explicando a quem conhece e também a quem não conhece os números no futebol
.


Comments (8)

  1. Marco Aurélio Bianchini

    Luís Fernando, ficarei imensamente agradecido pela indicação de uma boa loja! E se for parceira do 3vv melhor ainda! Obrigado!

    PS: Realmente muito boa essa análise sobre o Barça! Parabéns!

  2. Marco Aurélio Bianchini,

    Estou trabalhando em um acordo com uma loja de artigos para o futebol e ele me garantiu que irá atender suas encomendas.

    Nos próximos dias te envio um email com os dados.

    Talvez tenhamos uma promoção em breve aqui no3VV.

    Marco, obrigado pelos elogios. Os próximos posts também serão interessantes, principalmente o sobre a bilheteria do Barçca.

    Saudações AlviVerdes

    Luís Fernando Tredinnick

  3. Ah, esqueci de dizer. Parabéns pela matéria! Mais uma vez!

  4. Uma vez vi um ex-jogador brasileiro do Barcelona (só me fugiu quem era) comentando que foi convidado pra um evento lá, e ele conversando com os dirigentes disse que contratando estrangeiros desse jeito eles nunca teriam uma seleção nacional forte. A resposta foi que eles não se importavam, trabalham a semana toda e quando vão a um jogo eles querem ver os melhores, pois pra eles aquilo era mais que apenas uma partida de futebol e sim evento, um espetáculo. Por aí percebe-se como eles tem uma visão bem diferente da nossa em relação ao futebol.

  5. Eduardo Forastiero

    A Ponto Verde foi ampliada??? Nem notei, parece tao pqna qt sempre foi.

    E as camisetas de jogo que sairam d linha soh pq mudou o patrocinador custam o mesmo que camisetinhas simples. E nao sao as camisetas de jogo q estao baratas d+…

    Acredito que o Beluzzo tenha visão e papo suficiente para dar uma alavancada nas nossas receitas, desde que nao tenha dado todo o direito d patrocinio a samsung…

  6. João Gomes Yzquierdo Neto

    Realmente nesse ponto somos muito fracos, meus dois filhos e eu somos ávidos por produtos do palmeiras, e esta escassez de lojas, somados ao altos preços dos produtos, fora da realidade nacional, tornam quase impossíveis adquirir os produtos oficiais.

  7. Marco Aurélio Bianchini

    “Enquanto isso nós temos aquela lojinha na Turiassú…”

    E bem safada diga-se de passagem! Moro fora do Brasil e sinto muita falta de uma loja oficial que pelo menos faça entregas internacionais, a tal lojinha diz que faz, mas o atendimento eletrônico deles é ridículo! já fiz pedidos online com eles e fui simplesmente IGNORADO! E não é coisa de uma ou duas camisas não, foram pedidos na ordem de mil a mil e quinhentos reais…
    Precisamos de mais lojas oficiais já!

  8. Tem uma loja dos Bambis aqui em Brasília, pertinho de casa. Toda vez que tem jogo, aquilo lota de biba…

    É o ponto de encontro deles aqui…

    Tem loja do FRAmengo também.

    Cabia uma do Verdão…

Comments are closed.