Desvendando o Barcelona – 3

Por Luís Fernando Tredinnick

Divulgação autorizada mediante explícita citação
 do autor e do blog Terceira Via Verdão

 

Neste artigo, iremos falar sobre as receitas oriundas do estádio de futebol. Como esse é um dos itens mais importantes para nós, Palmeirenses, iremos fazer três artigos sobre as receitas do estádio.
 

Para recordar, observem abaixo as receitas do estádio em comparação com as demais receitas do clube. Já adianto que não conseguiremos desdobrar todos os componentes das receitas do estádio, uma vez que o Relatório Anual deles não discrimina todos os gastos, e, além disso, foi preciso fazer uma série de inferências para atribuir algumas das receitas para o estádio ou para a parte de marketing (então é possível que eu tenha cometido algum engano, mas ainda assim, acho que as análises são válidas).
 

Para nos lembrarmos da importância do estádio para o Barça, observem no gráfico abaixo a evolução das receitas:


OS COMPONENTES DA RECEITA

Para a minha frustração, dos mais de 80 milhões de Euros, eu acredito que consegui identificar 55. O restante, imagino, seja de publicidade no estádio, utilização do estádio por outras empresas, restaurantes etc.

O estádio tem como principais receitas a bilheteria, o Club Empresa, Meetings & Events, o Museu e a publicidade nos estádios.

Iremos hoje falar sobre as atividades: o Club Empresa e Meetings & Events.

O CLUB EMPRESA

As empresas que possuem uma área VIP alugadas por toda a temporada foram o Club Empresa. Segundo o clube, este é um produto que tem mais demanda do que oferta.

Como o clube explorou corretamente a parte de “entretenimento”, as empresas alugam espaços para seus parceiros comerciais, convidados e funcionários. Esse tipo de ação é muito comum nas empresas, algo muito parecido com o camarote que a Samsung está fazendo no nosso estádio. Logicamente, o padrão de serviço que se oferece lá é muito diferente do que se oferece aqui. Lá as instalações são realmente confortáveis e a comida, aparentemente, de qualidade.

Qual o total de arrecadação com esse tipo de ação dentro do estádio? A bagatela de 10 milhões de EUROS!

O tamanho da arrecadação mostra como o estádio é um ATIVO importante que deve ser explorado.

MEETINGS & EVENTS

Foram realizados cercas de 125 eventos na temporada passada no estádio.

Esses eventos são muito variados e alguns são interessantes. As empresas podem jogar no Camp Nou, com todos os componentes de uma partida oficial! Eles chamam de You Play! Esse é um sonho que eu sempre tive, jogar no Palestra com meus amigos!

Existe também o FCB Corporate Training onde os cursos de treinamento
para empresas são administrados dentro do estádio. Já participei de
diversos cursos de treinamento, sendo a sua maioria realizada em
hotéis. Fazer na Arena sem dúvida seria interessante.

Cenas de Navidad, ou seja, Ceias de Natal. O clube abre suas instalações para que as pessoas possam ter a sua ceia no estádio.

O custo médio desses eventos é de quase 10 mil Euros. Ou seja, a
arrecadação total é de mais de 1,2 milhões de Euros! É, brincando,
brincado, além de trazer o público para mais perto do clube, garante
uma receita interessante.

ENQUANTO ISSO, NO BRASIL…

Observando esses
exemplos do Barça, percebe-se o quanto estamos longe de considerar o
futebol como ENTRETENIMENTO! O público merece boas instalações para que
se veja um espetáculo, e não uma simples partida de futebol.
Consequentemente as empresas também se dispõem a investir no
entretenimento!

Além disso, percebe-se que com idéias simples, pode-se utilizar uma
estrutura que fica ociosa pelo menos 5 dias na semana para que se gere
receitas e se aproxime os torcedores/clientes.

Mais uma vez, não existe nenhum impedimento para que se aplique isso no Brasil. Apenas boa vontade!

Será que um dia desses vamos poder jogar bola no Palestra? Serei um dos primeiros da fila!

Semana que vem, iremos ver uma verdadeira aula do Barcelona em
administrar os preços dos ingressos e em aumentar o público nos jogos!
Até lá!

Saudações AlviVerdes!

*Luís Fernando Tredinnick escreve todas as sextas-feiras no 3VV,
explicando a quem
conhece e também a quem não conhece os números no futebol


Comments (3)

  1. Marco Aurélio Bianchini

    Tredinnick, primeiramente meus parabéns pelo ótimo trabalho nos seus post´s.
    Muito obrigado pela indicação da loja que faz entregas internacionais, vou esperar um pouquinho para atualizarem a nova linha Adidas e farei meus pedidos. Mais uma vez muito obrigado!

  2. Anderson Marra Lombardo

    Creio que o Palmeiras tem condiçoes de fazer isso! Uma politica séria e boa vontade das pessoas trarião muito mais renda e socios para o clube!

  3. João Gomes Yzquierdo Neto

    Quantos torcedores deixamos de fidelizar por falta de ações como estas…

Comments are closed.