Drops 21-06-2022: orgulho e liderança

ORGULHO!

Vitória histórica na noite desta segunda-feira no Morumbi contra o São Paulo e a má qualidade (ou má vontade?) do VAR brasileiro.  

Típica vitória de um time que luta sempre até o fim. Podemos falar tudo sobre Abel Ferreira e seus comandados, menos que não são comprometidos. É preciso dizer: dá orgulho esse Palmeiras! 

LIDERANÇA

Com mais três pontos conquistados ontem, o Palmeiras segue na liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 28 pontos. O vice-líder é o Corinthians, com 25.

O próximo desafio pelo Brasileirão será contra o Avaí, na Ressacada, no domingo.

COPA DO BRASIL

Porém, antes de voltarmos ao Campeonato Brasileiro teremos outro confronto contra o mesmo São Paulo, novamente no Morumbi, pela Copa do Brasil, nesta quinta-feira (o jogo será transmitido somente no Amazon Prime, registre-se).

A vitória de ontem, da maneira como foi conquistada, pode mudar o aspecto anímico das duas equipes para esta partida. O rival entra mais pressionado, enquanto nós iremos a campo ainda mais confiantes.    

ARBITRAGEM

Após os erros absurdos da arbitragem nesta última rodada – inclusive ontem no Morumbi (gol de braço do rival e pênalti não assinalado a favor do Palmeiras), será preciso atenção redobrada para o jogo desta quinta-feira.

Se você ainda não leu nossa análise sobre a arbitragem do jogo de ontem, confira aqui:   https://3vv.com.br/2022/06/20/sao-paulo-1×2-palmeiras-a-arbitragem-de-daronco/

MORUMBI

O estádio do rival sempre foi osso duro de roer para o Palmeiras – vide as escassas vitórias por lá nos últimos 20 anos.

Esse retrospecto ruim tem vários aspectos. De modo geral eles tiveram times competitivos em alguns momentos desse período e nós sofremos com elencos de qualidade duvidosa em boa parte desse tabu (especialmente entre os anos 2002 e 2014).

Além disso, os bastidores sempre funcionaram muito bem a favor deles quando a partida é em seu estádio – basta lembrar da arbitragem de ontem e da primeira final desse Paulista.

MENTALIDADE VENCEDORA

Porém, o fato é que em 2022 obtivemos duas vitórias no Morumbi (por enquanto), algo que não ocorria desde 1997, como lembrou o PVC em seu blog: Palmeiras não vencia dois clássicos sobre o São Paulo no Morumbi, num mesmo ano, desde 1997 | blog do pvc

Nos últimos 10 jogos no Morumbi, são 3 vitórias para cada lado e 4 empates. Não basta apenas ter bons times para ganhar grandes jogos, vencer rivais históricos e virar jogos difíceis – é preciso ter mentalidade vencedora, algo que Abel Ferreira tem de sobra (esperamos que esse sentimento também esteja presente na diretoria executiva).

HUMILDADE

Curtir esse momento, celebrar e desfrutar é fundamental e o torcedor deve aproveitar, mas não ganhamos nada ainda. Queremos mais, muito mais.

A simbiose entre time e torcida é importante para continuarmos nossa jornada, que tende a ficar cada vez mais difícil daqui pra frente – somos o time a ser batido, a maratona ficará mais intensa, os jogos serão mais complicados, o preparo físico e mental mais exigidos…

Vamos seguir fazendo o que fazemos de melhor – apoiar o Palmeiras nos momentos mais difíceis, pois eles virão.  

RETORNOS

Marcos Rocha e Raphael Veiga estão mais próximos de voltar ao time – segundo a imprensa, já poderiam ser relacionados para o jogo desta quinta-feira no Morumbi.

Porém, dado o histórico de Abel Ferreira, dificilmente seriam como titulares.

SCARPA

Crédito Cesar Grecco

Segundo reportagem do GE, o Palmeiras está disposto a manter Scarpa até o final do contrato em dezembro, mesmo que isso signifique abrir mão de uma negociação com retorno financeiro agora na janela do meio do ano.

A prioridade da diretoria neste momento é o retorno esportivo – no que estamos de pleno acordo!

ERA PARMALAT

O UOL Esporte fez uma matéria bacana sobre um dos momentos mais importantes e vitoriosos do clube, vale a pena conferir: Como há 30 anos Palmeiras e Parmalat criaram uma parceria de sucesso 

Vale lembrar que o contrato com a antiga patrocinadora e co-gestora foi assinado em 07 de abril de 1992, ou seja, há pouco mais de 30 anos (o tempo voa…).

Aquele foi um momento no qual o Palmeiras poderia ter construído as fundações para viver um protagonismo perene e sustentável como estamos vendo agora (ainda que muita coisa precise ser corrigida e repensada em termos de governança, transparência e gestão).

Está tudo muito bom, mas sempre pode melhorar. Que os erros do passado sirvam de lição para o presente e para o futuro.     

PRA ASSISTIR HOJE

O Palmeiras joga pela Copa do Brasil sub-17 nesta terça-feira, 21h30, no Allianz Parque, contra o Vasco da Gama.

É a primeira partida da final.

O “preço” do ingresso é a doação de um agasalho ou cobertor em bom estado.

Essa também é a função social do Palmeiras: oferece o espetáculo, e ajuda os necessitados.

Isso é Palmeiras!

Se não puder ir, assist no SporTV.

Saudações Alviverdes!

Comments (4)

  1. Vamos com humildade amanhã. As trikas que se cuidem. Portuga, Luan não.

  2. Alberto Cunio

    Está difícil meter a corneta nesse time. Tanto que a torcida procura pêlos em ovo ao meter o pau no GG de lateral direito. Esse cara tem tanto moral que poderia ser colocado de centroavante. E teríamos que falar a boca.

  3. Rodrigo Ricardo

    Avanti Palestra!

  4. Mais uma excelente coluna. Foco no G6…

    O COLOSSAL PALMEIRAS, humildade SEMPRE.

    #VoltaPalhares #VoltaInho

Comments are closed.