Estão montando o cenário

O ge.com publicou nesta segunda-feira, 24 de março, matéria reportando resposta da FPF (Federação Paulista de Futebol) ao ofício do São Paulo FC sobre a penalidade máxima marcada sobre Vitor Roque na partida em que o Palmeiras eliminou o mesmo adversário na semi-final do Campeonato Paulista 2025.

O título da matéria já diz tudo: FPF responde ofício do São Paulo e reconhece erro em pênalti decisivo: “Marcação foi equivocada”.

Em um dos primeiros parágrafos, o resumo da resposta da impoluta Federação:

“A FPF entende que o árbitro de campo deveria ter sido chamado para realizar a revisão no VAR e que a marcação do pênalti foi equivocada”, diz trecho do documento assinado por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.

Nada mais inoportuno do que essa nota da Federação. Em pouco mais de 60 horas o Palmeiras estará enfrentando o Corinthians pela final do Campeonato Paulista no Itaquerão. O árbitro será Matheus Candançan.

A pergunta simples é: como estarão se sentindo o árbitro designado para esta partida, e sua equipe, incluindo os que atuarão na cabine do VAR, após essa nota? Quais as consequências deste comunicado para todos os envolvidos na partida?

Chega a ser hipócrita por parte da Federação e dos dirigentes do SPFC reclamarem de um lance duvidoso, longe de ser escandaloso, em que foi marcada uma penalidade máxima a favor do Palmeiras. As histórias e fatos recentes e não recentes de “erros” de arbitragem contra o Palmeiras em partidas decisivas são incontáveis, principalmente contra o aludido adversário daquele 10 de março no Allianz.

E não tenho na minha memória qualquer resposta da FPF (ou de qualquer outra Federação, Confederação, Comissão de Arbitragem e afins) às críticas ou ofícios da SEP logo após tais eventos.

Um erro não justifica outro? Não! Mas é impensável a FPF tomar posição desta maneira, principalmente às vésperas de um clássico decisivo.

Do lado palmeirense, Presidente inclusive, abram os olhos! Por ingenuidade ou soberba continuamos calados perante este tratamento desigual e perverso que a Federação trata a SEP. Incluo nisso aqueles que têm algum cargo no Palmeiras mas também compartilham suas atividades como membros de comissões ou coisas do tipo na mandatária do futebol paulista. Aliás, historicamente nossos dirigentes foram omissos ou tímidos na defesa dos interesses palestrinos dentro das federações – incluindo Conmebol, que por sinal, preparem-se porque os últimos sinais também são nada positivos.

Que nesta quinta-feira Abel e time joguem muita bola. E que nossos dirigentes posicionem-se de forma dura e incisiva. Porque o cenário está sendo montado.

Saudações Alviverdes!

***

Leia mais

Comments (3)

  1. Mario La Regina

    Realmente muito estranha está resposta da FPF na véspera da final ? Por que não fizeram antes? E tb se nesta situação que o lance é interpretativo por que se posicionar assim? Nunca fizeram isto quando foi contra nós.

  2. Exato !!! Já tá tudo armado !!!!

  3. Pinho – Bauru, SP

    É isso!!! Perfeito!!!

Comments are closed.