
Gramado sintético x natural
Por Claudio Baptista Jr.
Amigos, vamos dar continuidade ao tema conflitante da semana.

Estão de olho no sucesso do Allianz?
Acredito que essa “briga” entre gramados naturais versus artificiais possui diversos fatores em jogo.
Destaco principalmente a parte técnica e o negócio em si. Os demais invariavelmente estarão sempre contidos dentro destas duas.
Começando pelo negócio: como vocês enxergam o sentimento dos nossos adversários perante o estrondoso sucesso do Allians Parque? Acreditam que podem ser criadas estratégias para nos enfraquecer?
Apesar de existirem outras novas Arenas no Brasil, nenhuma delas nos supera em localização dentro da maior cidade do país, instalações modernas, bilhetagem, flexibilidade etc…
Isso dá uma enorme invejá, não da? Então reflitam sobre cada passo, movimento, notícia que possa nos trazer dificuldades.
Agora a parte técnica.
Explodiram reações contrárias a jogos em grama sintética. Incrível como pareceram bem articuladas, não?
Fato é que a grama natural é homologada pela FIFA, e seu uso é autorizado no mundo inteiro! Passam-se por testes de qualidade exaustivos e constantes.
A mesma exigência é feita sobre os gramados naturais espalhados pelo Brasil? Vocês têm acompanhado o estado do gramado durante o ano do Maracanã, Mineirão, Fonte Nova, Vila Belmiro, Castelão, Arena do Grêmio, Nacional de Brasília…? E como está o gramado do Morumbi após o show da Shakira?

Na parte atética, existem muitos depoimentos de fisiterapeutas e especialistas em gramados que não existem estudo conclusivos que relacionem a maior incidência de contusões em gramados sintéticos (veja ao final do post três indicações de vídeo no Yutube falando sobre o tema).
Atletas podem se sentirem mais desconfortáveis por não estarem adaptados ao gramado, conforto e dinâmica de jogo, ou por questões pessoais do próprio estilo. Fato é que as lesões dos atletas estão relacionadas também a outros fatores, tais como qualidade e estado do gramado, fadiga atlética, insegurança, uma jogada em particular, etc…

O fato é que os gramados sintéticos estão ganhando espaço seja por sua qualidade ou por melhor adaptação ao modelo de negócios das Arenas Multiuso.
Um exemplo, ainda que seja em outro esporte: na NFL, dos 32 estádios, 14 utilizam grama sintética, dois utilizam grama hibrida e os demais a grama natural. As escolhas são priorizadas para garantirem a qualidade do jogo levando-se em conta o clima, a manutenção e a própria multifuncionalidade do equipamento.
Concluindo, não se pode condenar de forma alguma o gramado sintético e a melhor discussão seria sobre gramados bons e ruins, sejam eles sintéticos ou naturais.
Peço com veemência aos nossos gestores e envolvidos no negócio Allians para a ficarem atentos, com planejamento e atualizações constantes das intalaçoes. Muitos rivais perderam posições após o Allianz Parque.
Abraço a todos.
***