La Prima Volta: a história das 5 coroas (parte 2)
POR JOTA CHRISTIANINI;
Publicado originalmente em 2009, no antigo blog [email protected]
Conquistada a primeira coroa, ainda mais sendo a Taça Cidade de S.Paulo, a dúvida persistia. Jamais o vencedor da Taça conquistara o Paulista. Será que o Palmeiras iria mudar as coisas?
O campeonato começou parelho, mas logo o time multi colorido tomou a ponta do campeonato e assim foi até o perto do final.
Apesar de ser o campeonato do ano santo só um milagre tiraria o título deles.
O líder, cuja Sede tinha sido “adquirida” dos alemães durante a guerra, era dado como campeão. Valendo dois pontos por vitória, eles tinham cinco pontos de vantagem sobre o Palmeiras e lhe restavam quatro partidas para o fim. A última seria contra o ex-Palestra Itália. Isso lhes causava calafrios e tremores, mas a vantagem era tanta que seria impossível eliminá-la.
Valeu a tremedeira, o amarelão não esperou para aflorar, o time dos pipoqueiros (eles mesmos assumiam esse apelido) fracassou diante do Guarani – pudera! o time campineiro jogou de verde – perdeu do Ypiranga e do Santos, dois gols de Odair, e de “campeão antecipado” ficou um ponto atrás do Palmeiras, com quem jogaria no domingo, dia 28 de janeiro.
Forte chuva tornou o campo um lamaçal.
Logo no começo Teixerinha marcou; motivo para começarem as comemorações, só que a partir daí o Palmeiras tomou conta do jogo e buscou o empate com a faca nos dentes, coração na botina e alma palestrina.
Quem resiste!
Quinze minutos, segundo tempo, Jair lança pelo alto, Mauro Ramos de Oliveira que primava pela elegância, no vestir talvez não querendo sujar o uniforme, salta pouco, é encoberto pela bola que pará na poça d’água em frente ao goleiro Mário.
Aquilles, um torcedor palmeirense que jogava com a camisa 9, veloz, chega na bola e chuta com toda força palestrina empatando o jogo. Depois do jogo Jair extravasa e despacha de volta todas as provocaçoes que sofrera durante a semana.
O milagre acontecera, afinal era o campeonato do Ano Santo! o Palmeiras conquistara o segundo título em seguida. Ainda não se falava em segunda coroa, mas a quebra do tabu começou a assustar os demais.
Comments (10)
João Gomes Yzquierdo Neto
Estamos perdendo há quase dez anos Raul, se tem uma coisa que qualquer palmeirense sabe é perder.
Abraço.
Raul Ricardi
Caro João,
Este clube tem conquista desde 1914, portanto será SEMPRE GRANDE!!
Seu comentário foi de alguém que não sabe perder, que se abala em qualquer derrota, e que por isso não tem a exata noção do que seja o futebol ou o esporte em geral…
Álvaro Teodoro Gerlach e Silva
pena que os grandes títulos ficaram no passado, esse ano de 2009 é incompreensível…
João Gomes Yzquierdo Neto
Sinto por me apegar ao que é tangível e real. Me desculpem, mas, faz parte da minha personalidade. Falo o que estou sentindo e o que vem acontecendo é exatamente isso. Se não são conquistas que engrandecem um clube, o que seria sêo Raul?
E para constar, na época da fila, quando fomos campeões em 93, sabem qual era a minha idade? 16 anos.
Tentar ser racional num ambiente doentio como o futebol é difícil. Me equivoquei ao tentar fazer isso. Aos ofendidos, me desculpem.
Abraço a todos.
Marco Túlio de Vasconcelos Dias
1 – João Gomes Yzquierdo Neto
PARA uai… já foi grande um dia uma pinoia. CAZZO!! É GRANDE sim e ponto.
Nosso amor nao e movido pelo ‘titulo a qlqr custo’, como certo time do lado de lá do muro.
***
E pro J, como sempre, SENSACIONAL!! Bom demais!!
Jotacê
Um gigante pode adormecer, porém nunca se apequenar.
Fomos, somos e sempre seremos gigantes, A DESPEITO DE TODAS AS ADVERSIDADES. Quem não crê nisso não é palmeirense.
Daniel Portero
João #1: NÓS FOMOS, SOMOS E SEMPRE SEREMOS GRANDES!! [2]
Raul Ricardi
Falta aos jogadores que hoje vestem nossa camisa, a raça, o comprometimento e a competência que esses heróis demostraram neste episódios que você Jota, narra tão bem!!
João #1, seu comentário foi muito infeliz, NÓS FOMOS, SOMOS E SEMPRE SEREMOS GRANDES!!
Você se abala muito fácil com derrotas, não sabe o que é fase ruim, não deve ter vivido a fila de 16 anos que os palmeirenses mais velhos como eu viveram e em momento nenhum chamei meu time de pequeno, como vc esta fazendo agora!!
SE LIGA !!!!!
Fernando Talarico
tem q ensinar um pouquinho de historia pra essse jogdores q estao ai
João Gomes Yzquierdo Neto
Mais uma história belíssima deste clube que já foi grande um dia…