Matchday e a nossa Arena

POR CLAUDIO BAPTISTA

Pessoal,
muitos de vocês já se deparam com a expressão “Matchday” fazendo referência às
receitas dos clubes provenientes de bilheteria, venda de produtos e serviços
diversos nos dias dos jogos.

Da
mesma forma sabem que esse tipo de receita é muito mal explorada no Brasil e
entre os diversos fatores que contribuem para tal estão as péssimas condições
dos nossos estádios que não oferecem conforto e segurança suficientes para
atrair um contingente de pessoas com a intenção de permanecer por mais tempo no
local do jogo, consumindo mais produtos, serviços e incrementando as receitas
de bilheteria. A falta de estádios próprios ajuda na falta de flexibilidade
para criar atrativos para o “matchday”.

Observando
esse cenário identificamos de cara o potencial para o matchday que nossa Arena
pode proporcionar ao clube. Contudo, a Arena não trabalhará sozinha para a
geração de receitas permanentes em longo prazo. 

A importância do gerenciamento

Pode
parecer óbvio mas não é. Há uma série de questões que precisam ser vistas na
gestão dos serviços oferecidos em dias de jogos:

·       
Será que apenas instalando diversos pontos
de serviço e venda de produtos, aliados ao chamativo de uma nova Arena
confortável e segura serão suficientes?

·       
Quais serão as formas instalação e tipos
mais adequados? Terceirização? Gerência própria?

·       
Mais, vale lembrar que nossa Arena será
construída ao lado de um excelente Shopping Center onde já existe uma
diversidade enorme lojas, restaurantes, cinemas, … sendo assim será que o shopping passará a ser um concorrente ou
um aliado
no nosso “matchday”?

Não
existe uma resposta pronta. O que existe – e foi mencionado acima – é a necessidade de uma gestão eficiente da Arena.
A empresa que cuidará da gestão provavelmente escolherá entre duas opções: ou
irá competir diretamente com o Shopping ou estudará as ofertas de serviços na
região – e naturalmente do Shopping ao lado – e buscará complementar essa
oferta com novos serviços.

Daí vem
a questão: que tal usar o shopping como forma de atrair mais consumidores para
o matchday dentro da Arena? Que tal uma aliança estratégica com o Shopping? 

Essa
situação pode representar um risco e ao mesmo tempo um potencial para nosso
“matchday”. Eu particularmente encaro como um potencial.

Abaixo
segue uma tabela elaborada pela Delloite trazendo a distribuição de receitas
dos clubes mais ricos do mundo segundo dados de faturamento das temporadas
2008/2009.

Retirei a mesma no blog  http://estadiosearenas.blogspot.com/2010/03/matchday.html . Quem quiser ver a matéria completa,
basta clicar no link.

Destaquei
abaixo algumas partes interessantes.


Valores em EUROS.
Broadcasting – direitos
de transmissão,
Commercial – patrocínios
e venda de produtos; 
Matchday – vendas de
ingressos, carnês da temporada e sócios
e também o consumo dos torcedores no
estádio. 

 

“Segundo a Delloite, o bom desempenho
dos clubes ingleses se dá devido a atratividade do campeonato, a lealdade dos
torcedores e a transformação dos estádios, desde o início da década de 90, em maravilhosos espaços com amplas áreas de
hospitalidade
  visando o torcedor social e corporativo (falei sobre
isso no post: SOCIAL). Ainda de acordo com o relatório,
os clubes da liga inglesa tem 40% do seu
faturamento de matchday oriundos dessas novas áreas
”.

Taí!
Excelente potencial para incremento de receitas. 

***

Em tempo: a TV Bandeirantes anunciou nesta quarta-feira, durante a transmissão do jogo SPFC e Santo André, que um grupo de investidores havia fechado a compra do Play Center. Nesta área construiriam um Shopping Center e o estádio corintiano. A conferir.

Abraço,

Claudio
Baptista Jr. – ansioso pela aprovação da nossa Arena junto a Prefeitura e muito
contrariado com a falta de transparência nas discussões sobre a sede paulista e
investimentos públicos na cidade para a Copa de 2014.


Comments (11)

  1. Ricardo Araujo

    Cláudio, repare que os italianos e franceses são os que obtem menos de 20% com game day (os que possuem as estruturas mais antigas e menos exploráveis).
    Sobre as questões que levantou, eu diria que:
    – Se estivesse a frente do projeto adotaria um modelo que privilegiasse, praça de alimentação, serviços voltados para mulheres e crianças, museu, mega livraria especializada em futebol, e com tudo sobre o palmeiras, fitness center associando o acesso ao resto da infra do clube, e espaços para eventos pequenos e médios (convenções, seminários, exposições etc).
    – Optaria óbviamente pelo modelo terceirizado, mas procuraria negociar um modelo tipo “porteira fechada”, ou seja, explore as receitas mas arque com os custos (que é a parte “feia” que ninguem quer).
    – O melhor, conforme o modelo que citei em 1, é buscar a complementaridade. É buscar atrair os consumidores palmeirenses e de outras regiões/cidades/estados que frequentem o shopping, atraindo-os para o estádio fora dos dias de jogos. Acordo operacional ? Talvez em termos de utilização das vagas de estacionamento, e em pacotes conjuntos, tipo, deixe o carro no shopping com um preço promocional, ganhe um ingresso, e pague meia no cinema, ou o que a imaginação permitir. Concorrer jamais.
    Espero ter contribuído. Abraço.

  2. Fernando Talarico

    bom vejo o shopping como aliado… pq competir com o shopp não dá…
    mas na arena devemos oferecer coisas relacionadas ao clube.. pra isso precisamos ter um LICENCIAMENTO decente… e nao esse monte de produto caro e de baixa qualidade..
    vemos a Adidas… as blusas de frio da adidas tem uma qualidade MUITOOOOOOOO superior das blusas de frio ADIDAS/PALMEIRAS… e sao igualmente caras…
    e o fim do mundo… a mesma marca tem duas linhas..
    uma boa so com a marca dela… e uma ruim com a marca palmeiras…

  3. Rafael Gatte Picchi

    Se a nossa Arena sair pq já tem 2 anos e nada.
    Esta difícil de acreditar

  4. Marco Túlio de Vasconcelos Dias

    Muito legal! Nossa Arena tem que explorar isso mesmo! E acho que o Shopping tem tudo pra ser um otimo ALIADO!! É só saber lidar com a questao…

  5. Eduardo Amaral Buzo

    Essa idéia do matchday é bem bacana… mas conhecendo nossos “competentes” administradores, já fico desanimado…

  6. Marcio Zambon

    Quem deu a informação sobre o estádio dos gambás é a mesma pessoa que disse que o Ronaldinho Gaúcho iria jogar no Palmeiras?

  7. Andre Luiz Martins Oltemare

    que show essa loja, aquela do Palmeiras se entra 15 pessoas ninguem anda lá dentro.

  8. Cássio Andrade

    Será?

  9. Alberto Cunio

    Essa do Playcenter é requentada e mentirosa

  10. Cássio Andrade

    Que legal, agora vamos ter o estádio dos gambás ao lado do Palestra,maior e mais rápido.A moleza da diretoria do Palmeiras é irritante.

  11. Cássio Andrade

    Só falta o estádio dos gambás também ser maior que a nossa arena e ainda sair antes.

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