O lado bom da imprensa esportiva
Por Marcos Lúcido Donato
Recentemente, fui severamente cobrado por alguns integrantes da Redação do 3VV, por conta das minhas críticas à imprensa esportiva brasileira. Afirmaram que eu generalizo nas críticas, que nem todos são tão ruins, entre outras citações.
Após refletir por um longo tempo, algo em torno a uns 5 minutos, concluí que, de fato, não podemos generalizar. Os bons e maus estão em todos os setores da nossa sociedade e resolvi, desta vez, fazer diferente. Vou elencar aqui os profissionais da imprensa esportiva, atuantes ou não (alguns até já se foram) que admiro e respeito, pela qualidade do trabalho apresentada.
Iniciando pelos comentaristas esportivos, para mim, Orlando Duarte e Roberto Avallone são “Hors Concours”. Completando a lista, destaco a competência de Paulo Massini, Cláudio Zaidan, Rodrigo Fragoso, Alberto Helena Jr., Cláudio Carsughi, Mauro Nóbrega, Luiz Noriega, Armando Nogueira, Alex Müller e Antero Grecco. Faço também, uma menção honrosa ao Milton Neves, pelo trabalho gigantesco, sobre a memória esportiva do futebol brasileiro.
Em relação aos ex-jogadores que se aventuraram nos meios de comunicação, na minha visão, merecem destaque Tostão, Fernando Prass, Edmundo e Pedrinho.
Na polêmica posição de analista de arbitragem, Oiti Cipriani, do 3VV, indiscutivelmente é o melhor que temos à disposição. Mas também merecem ser mencionados, Nadine Basttos e Salvio Spinola.
Finalizando a lista dos nomes respeitáveis da imprensa esportiva, finalizo mencionando aqueles que considero os melhores locutores de Rádio e TV. José Silvério e Fiori Gigliotti estão no topo e, dificilmente, serão batidos. Mas é importante ressaltar o belíssimo trabalho de Edmar Annusek, Rogério Assis, Jorge Iggor, Oliveira Andrade e Jose Carlos Cicarelli.
São quase 30 nomes citados, que comprovam, realmente, que não podemos generalizar e que, Donato, o Lúcido, não é tão “extremista ao extremo”, como dizem por aí. Aos que não foram citados nesta lista, não percam as esperanças. É só fazer um trabalho competente que, certamente serão reconhecidos em uma próxima oportunidade.
Saudações Palmeirenses.
Marcos “Lúcido” Donato
Comments (2)
Oiti
Grande Donato, muito grato pela citação de meu nome. Ajuda muito a liberdade e apoio que o pessoal do 3VV me proporciona, de fazer uma análise isenta. Nesta lista acho que faltou um nome, Paulo Calçade. No restante concordo e número gênero e grau.
Jota
Perfeito Donato, o Lúcido