Orçamentos, receitas e contratações: parte 1

Por Vicente Criscio

Tempos de Orçamento

Na segunda feira da semana passada, 11 de dezembro, o Conselho Deliberativo da SE Palmeiras aprovou o orçamento para o ano de 2024.

As principais linhas do orçamento são:

  • R$ 880.745 mil de receitas operacionais líquidas
  • R$ 823.471 mil de despesas operacionais
  • R$ 39.460 mil (NEGATIVO) de resultado financeiro
  • R$ 17.814 mil de superávit orçamentário

Receitas

Dessa receita, R$ 295.160 mil referem-se à negociação de atletas. O valor da negociação do jogador Endrick está aí dentro, de maneira integral, dado que ele se transferirá de forma definitiva na metade de 2024.

A receita de publicidade e patrocínio continua estagnada. Foi orçado o valor de R$ 126 milhões para publicidade e patrocínio, onde R$ 88 milhões referem-se ao contrato Crefisa.

Curiosamente, os atuais patrocinadores CIMED e Betfair, parceiros de 2023, não aparecem no orçamento de 2024.

Por quê? As respostas do marketing é de que estão renegociando o contrato.

Por outro lado, essa semana o PTD publicou que há 6 anos…. repito há 6 ANOS…. não há reajuste do contrato Crefisa com o Palmeiras.

Ainda patrocínio na camisa

O Flamengo apresentou no seu orçamento uma receita total de R$ 1.150 milhões. UM BI de receitas. Com pouco mais de R$ 50 milhões de negociação (venda) de atletas.

Esses já descolaram. Em 2018 as receitas de Palmeiras e Flamengo eram semelhantes. Estamos ficando para trás. Em matéria recente, Rodrigo Mattos, colunista do UOL afirmou que somente a camisa do Flamengo arrecadará R$ 170 milhões em 2023.

Quantidade e qualidade

O Flamengo tem sete patrocinadores em sua camisa: BRB, Sil, Pixbet, Assist Card, Mercad Livre, TIM e a própria ADIDAS.

No Galo, que anunciou essa semana a Gerdau na manga, a estimativa é de que o patrocínio na camisa (sem contar a empresa de material esportivo) chegue a R$ 90 milhões (Betano, Gerdau e MRV).

Resultado

O Superávit do exercício de R$ 17,8 milhões é obtido com esta venda de atletas de R$ 295 MM.

Lembrando que desses 295 milhões é dinheiro da venda do Endrick, que por sinal parte já entrou no caixa.

Apenas comparando….

Hoje em dia o Palmeiras e o Flamengo são os dois times a serem batidos. Polarizaram o futebol brasileiro.

O Flamengo fez um orçamento para 2024 de R$ 1 BI em receitas, SEM considerar venda de jogadores.

Então ficamos assim. As receitas do Palmeiras SEM negociação de atletas:

  • R$ 575 milhões

As receitas do Flamengo SEM negociação de atletas:

  • R$ 1 bilhão.

De 2018 a 2024 em 7 anos, o Flamengo abriu quase o dobro de sua receita operacional frente ao Palmeiras.

O que o orçamento tem a ver com as calças?

Orçamento = dinheiro = capacidade de investimento em contratações.

Antes de qualquer coisa, o reforço que virá ao time do Palmeiras para o ano de 2024 não estará dentro do contexto APENAS de 2024. Em 2025 teremos o Campeonato Mundial Interclubes da FIFA no novo formato.

Portanto, o time que jogará o Mundial de 2025 estará se formando – ou se consolidadando – esse ano de 2024.

Mas para contratar precisamos de dinheiro. E quando falamos de dinheiro, temos que falar do orçamento da SEP, aprovado semana passada.

Qual a mensagem?

 Para refletir, meu caro leitor do 3VV.

Hoje a Presidente Leila Pereira quer fazer todos acreditarem que não há conflito de interesses entre o papel dela como Presidente do Palmeiras, e o papel dela como Presidente da patrocinadora.

Entretanto os sinais são ruins: receita de patrocínio não cresce. Camisa sob o monopólio da Crefisa/FAM.

O que podemos esperar dessa gestão à frente do Palmeiras nesse tema?

Contratações

Enquanto isso duas contratações foram confirmadas:

O volante Anibal Moreno; e o meia atacante Bruno Rodrigues, do Cruzeiro.

Mas vamos falar mais sobre receitas, contratações, e o que podemos esperar desse time em 2024 (e 2025) nessa 6a feira….. por enquanto, esse é o post!

Saudações Alviverdes!

***

Leia mais

+Nova coluna: Opinião do Lúcido

+Sociedade Anônima do Futebol: leia a série no 3VV

Comments (3)

  1. ORÇAMENTOS, RECEITAS E CONTRATAÇÕES: PARTE 2 – 3VV

    […] de dezembro de 2023 […]

  2. Esse ponto do Marketing é algo que me questiono há anos: pq o Palmeiras é TÃO RUIM DE MARKETING? É incrível a incapacidade de gerar valor e receita com a marca Palmeiras, mesmo com os excelentes resultados dentro de campo nos últimos anos, nem sequer o Sócio Torcedor recebe um mínimo de atenção. Até quando esse amadorismo num dos setores mais importantes irá permanecer?

  3. Excelente análise Criscio!! É uma das maiores críticas que eu e meu irmão Rodrigo Portes fazemos a gestão da Leila. Que como todas as outras tem acertos e erros. Esta claro e nítido o conflito de interesses neste quesito. Ela precisa urgente rever o patrocínio ou abrir para outras empresas. Abraços e Avanti Palestra 🇳🇬🇳🇬

Comments are closed.