Os clubes que realmente faturam com o futebol – 6

POR LUIS FERNANDO TREDINNICK

DIVULGAÇÃO AUTORIZADA MEDIANTE EXPLÍCITA CITAÇÃO DO

AUTOR E DO BLOG TERCEIRA VIA VERDÃO

 

Nas últimas duas semanas exploramos a importância da TV para os times de futebol.  Hoje iremos explorar a importância do comércio!

 

QUANTO O COMÉRCIO REPRESENTA PARA OS CLUBES?

 

Observem no gráfico abaixo os valores de receita de comércio para os clubes.  Vale ressaltar que podem existir diferenças de critérios na contabilização das receitas, porém o estudo da Delloitte diz que os valore incluem basicamente a venda de produtos licenciados da marca.

 

 

Impressionante, não?

 

Como um clube como o Bayern Munich consegue obter receitas de 177 milhões de Euros? Particularmente não tenho nenhuma grande idéia sobre isso.

 

Na média, o comércio representa 33% das receitas dos clubes!  No pior caso, do Arsenal, representa 21%.  Curioso que o “poderoso” Arsenal venda menos do que o Manchester e o Liverpool, não?

 

ENQUANTO ISSO, NO BRASIL…

 

A situação no Brasil é tão pior, mas tão pior, que não vale à pena nem comentar.  Para os clubes com melhor situação, as receitas de comércio estão na casa dos R$ 5 milhões/ano.  Enquanto isso os clubes Europeus atingem 65 milhões de Euros em média.

 

Evidentemente existe uma série de problemas no Brasil.  A pirataria é o maior deles, sem dúvida.  Porém também é verdade que os clubes não trabalham bem a questão do licenciamento da marca.  Se licenciam a marca, também não se preocupam com a distribuição adequada dos produtos nos diferentes canais, não se preocupam com o gerenciamento do portfolio da marca, etc, etc.  Ou seja, ainda temos muito o que evoluir neste caso. 

 

Aproveitando o espaço: o que vocês compram com a marca Palmeiras?  Além de várias camisas oficiais eu tenho três camisetas, um par de chinelos e uma caneca.  O que não é muito. 

 

E aproveitando, comentem também o que vocês gostariam de ver com a marca Palmeiras.

 

Quem sabe com essas idéias conseguimos começar a mudar as coisas por aqui?

 

Saudações Alviverdes



Veja merchandising variado de clubes europeus no link

http://soccerlens.com/shirts/weird-football-merchandise/1871/.

Imagem abaixo, no sentido anti horário, começando na esquerda acima:

Camiseta Kids do Bayern, merchandising geral, camisa oficial, e uma cerveja lançada

com o nome do Wolfsburg  Champion Brew, em comemoração ao campeonato do Wolfsburg

na Liga Alemã. Detalhe: o lançamento foi feito em maio desse ano, e o Wolfsburg ainda não era campeão.

O Wolfsburg, time patrocinado pela Volkswagen, foi o campeão.

Leia mais sobre a cerveja clicando aqui.


Comments (23)

  1. Alberto Cunio

    Luís, estamos ainda engatinhando em termos de produtos licenciados. Eu tenho certeza que se o mundo do futebol entrar de cabeça nisso as receitas irão crescer. Não nesta proporção e dimensão.

  2. Administrator

    Aproveitando, alguns falaram sobre a TV Palmeiras. O que vocês acham que deveria haver de conteúdo nessa TV?

    Afinal, se o Barça tem, por que não o Palmeiras?

    Saudações AlviVerdes

  3. Fernando, há uma confusão danada sobre essa ação da PV porque o Palmeiras não foi notificado. Isso ainda vai dar muita conversa…

  4. Fernando Talarico

    luis … eu nunca tive esse cartao nem conheci quem teve…

    mas a ponto verde esta fazendo um cartao do palmeiras com o bradesco e a Visa…

    vc sabe se esta devidamente autorizado pelo verdao… e se esta qual o ganho real pro clube…

    abracos

  5. Administrator

    Pessoal, alguém aí teve um cartão de crédito do Palmeiras? Eu me lembro que isso existia há muito tempo atrás, mas não conheci ninguém que teve esse cartão.

    Obrigado por todas as sugestões! Certamente o Vicente fará as sugestões chegar ao pessoal responsável!

    Saudações AlviVerdes

  6. Lucas José Delázari Alves

    barcelona tbm da show no numero de produtos ein

  7. Uma boa tentativa seria rechear os postos de venda de ingressos (em todos o Brasil) com produtos e promoções! Futuramente, postos moveis nos estádios que também fiscalizaria as falsificações!

  8. THOBIAS BRUNO GURGEL TAVARES

    Tenho 5 camisas oficiais, fui sócio do onda-verde enquanto esteve ativo (sou de Natal/RN e assinava o Academia), tenho ainda uma flamula, chaveiro, caneta, imã de geladeira e caixa.

    Sugestão de produtos:
    Cartão de crédito; Minicraques; Celular; Covers para mp3 players; TV’s; TV Palmeiras; Capas e mochilas para notebook; miniaturas dos principais troféus; enxoval de bebê; toalhas de melhor qualidade.

    Quanto aos ítens de vestuário acho que poderiam ser diversificados, principalmente as linhas feminina e infantil.

  9. Diego Caio Terense Peressinotto

    Lógcamente não vamos chegar aos pés do último clube desta lista, porém se não tivermos mercadorias para atender a demanda, será mais difícil ainda. Me parece que abriram os olhos e os produtos licenciados serão propriedade daqui pra frente. Com produtos de qualidade e de bom gosto, pode-se lucrar mais do que com as propagandas de uniforme.

  10. Rodrigo Barros

    As únicas coisas diferentes que eu tenho, além de camisetas e jaquetas, são mascote do periquito que fica aqui na mesa do trabalho, caneca e conjunto de copos… também acho muito pouco.

    Produtos que eu acho que seriam legais:
    – Minicraques, como já citaram anteriormente
    – Capa de pneu estepe para carros do tipo crossfox, ecosport, TR4, etc
    – cartões de crédito
    – mochilas

    Basta dar uma navegada por alguns sites oficiais de clubes europeus e percebemos que estamos bem atrasados…

    Abraços

  11. Rogerio Rocha

    Tem clube que usa a inteligencia e busca muitas outras novidades que chama atenção do torcedor e isto os clubes tem que buscar pra ter uma boa renda como socio torcedor do Internacional e Gremio.

  12. Claudio, gostei da idéia da Cerveja. Mas preciso fazer uma degustação antes! rsrsrs….

  13. Belo artigo Luis…

  14. Claudio Baptista Jr.

    Como um fabricante de cerveja artesanal, coloco meus tabalhos a disposição do Palmeiras pra elaboração de uma cerveja com receita exclusiva, no estilo que escolher e pura, sem conservantes ou outra química. rsrsr

    Agora, sem bricadeira, realmente estamos muito distantes do modelo europeu. Está certo que nossas bases são custos e receitas em R$ e a europeia a base é o Euro, o que torna uma equiparação financeira quase inatingível, mas temos muito, muito campo para explorar e melhorar.
    Parabéns pelo texto.
    Abraço.

  15. Marcio Zambon

    Concordo com o João (#6). Dá para explorar tudo. Basta entrar em acordo com os fabricantes.
    Não lembro se li aqui ou em outro site, mas achei legal o caso da Mars, que lançou um pacote de M&Ms personalizado para cada time da NBA. Show de bola!

  16. Fernando Talarico

    olha raul era extamente isso q ia mandar aki…

    NBA, NFL, dao show nos produtos licenciados

  17. Leandro Marzliak

    O nome da empresa é Deloitte pessoal.

    um abraço, grande matéria.

  18. João Gomes Yzquierdo Neto

    Acho que se pode explorar de tudo: brinquedos, material esportivo, vestuário, material escolar, produtos de tecnologia (laptops, pcs, mp4), etc, etc… Existe uma infinidade de coisas. Uma TV Palmeiras também seria bem vinda.

  19. Luis Fernando,

    Eu gostaria de ver artigos de vestuário com a marca Palmeiras, como existem nos USA, aquelas camisetas e moletons com nome de times da NFL,NBA ou MLB.

    Penso que se feitas com bom gosto, seriam facilmente comercializadas em Shoppings e lojas em geral, para os consumidores usarem no dia-dia e não somente em dias de jogos.

    Ótimo post!!

    Abraço!

  20. Eduardo Magnani

    tenho tb 3 camisas, uma caneca de chop, e uma cueca samba-canção que ganhei no natal e eu nem sabia que existia a “cueca oficial do Palmeiras” e cartão de credito do Palmeiras.
    os mini craques seriam uma boa. poderia ter uma parceria com uma empresa de computadores e ter o laptop do clube tb.
    Mas o que eu quero mesmo é a TV Palmeiras.

  21. Thiago Henrique

    Para complementar, a demanda da torcida palmeirense no aspecto comercial é um fato que a entidade explora pouco. É só questão de planejar e desenvolver uma idéia.

    Acredito que boa parte das idéias implantadas na Europa possam ”pegar” no Brasil.
    Só basta que o Palmeiras dê um passo a frente e inove.

  22. Thiago Henrique

    Eu acho que no Brasil, os clubes somente focam vestuário…

    Mas deveriam existir outras linhas de produtos, como aqueles ”minicraques”, com jogadores do elenco e também ídolos do passado.

    Outros itens também deveriam ser comercializados como por exemplo (carrinhos de coleção).

    Acho que deveriam ser feitos dvd com momentos épicos do Palmeiras (apesar que acredito que isto possa gerar conflito com o que o Vicente disse no Drops sobre o direito sobre estes vídeos).

    E uma sugestão que esbarra em investimentos tecnológicos. Exemplos, pen drives, celulares, cameras digitais e outros ”itens de bolso” que levem símbolos e características do Palmeiras.

    Em tempo, a idéia do Sport de fazer um energético, eu achei muito boa.

    Estratégias de mix de produtos, estratégias logísticas para atender os níveis de serviço com qualidade podem alavancar a marca Palmeiras, caso sejam utilizadas de uma maneira melhor do que a atual.

  23. Danilo Navarro Ferreira

    cara eu tenho uma sugestão incrível…pode parecer simplório mas faz mto sucesso

    um primo meu tem uma blusa de lã, provavelmente pirata, do palmeiras!!
    é como uma camiseta de manga cumprida….tem patrocinio, número e o escudo é feito da própria lã…sem costura adicional…

    é um fenomeno…onde ele vai chama a tenção…blusa sensação…ia vender mto em sp….

Comments are closed.