Osservatorio Arbitrale: Palmeiras 2×0 Ferroviária

Por Oiti Cipriani

JOGO: FERROVIÁRIA X PALMEIRAS

DATA:  16/02/2022

ÁRBITRO­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­: RAPHAEL KLAUS

ÁRBITRO ASSISTENTE 1:  DANILO SIMON MANIS

ÁRBITRO ASSISTENTE 2: EVANDRO DE MELO LIMA

ÁRBITRO VAR: MATHEUS CANDANÇAN

ANÁLISE DO TRABALHO DO ÁRBITRO

Árbitro internacional da FIFA, muito experiente, possivelmente será o representante brasileiro na próxima Copa do Mundo. Por este curriculum na arbitragem, já entra em campo com respeito dos jogadores, o que facilita muito o trabalho.

É um arbitro com muita massa corporal, então sua movimentação é mais lenta, compensada pelo posicionamento em campo, buscando os atalhos, raramente ficando na linha da bola. Durante o desenvolvimento do jogo, perdeu uma falta por ter se posicionado longe da jogada, mas muito pouco para um jogo.

Por ter o respeito dos atletas, tem respaldo para deixar o jogo correr e não ter suas decisões contestadas, mesmo tendo deixado de assinalar algumas faltas claras.

Em uma jogada de meio de campo, o jogador da Ferroviária entrou com o pé muito alto no jogador do Palmeiras, que poderia ser revisado e mostrado cartão vermelho invés do cartão amarelo exibido. Porém, cabe uma ressalva, o arbitro do VAR é um arbitro iniciante e não vai contestar a decisão de um árbitro com maior competência, teoricamente. As comissões de arbitragem deveriam se atentar para este detalhe, colocando árbitro central e árbitro VAR com a mesma dimensão, que poderão sugerir revisão de decisão.

Apresentou 3 cartões amarelos para a equipe da Ferroviária, dentro destes três se inclui aquele que seria passível de vermelho, mas foi uma arbitragem bem tranquila.

Os árbitros assistentes também não foram exigidos, assinalando somente 5 situações de impedimento no jogo.

Com relação ao VAR, somente a situação acima referida, também não foi solicitada sua intervenção.

Resumindo, foi feito um bom trabalho em relação a equipe de arbitragem