Palmeiras 0x2 Corinthians: alguém me ajuda a entender

O Palmeiras perdeu para o Corinthians no Allianz Parque nesta noite de quarta-feira,0x2. Com o resultado combinado (0x1 lá), o time de Abel Ferreira deu Adeus à Copa do Brasil 2025.

E perdeu sua enésima decisão de mata-mata nos últimos três anos.

Mas não vou escrever sobre o pós jogo que seria inútil.

Prefiro fazer perguntas e comparações.

Perguntas!

Será que altos salários emburrecem?

Com enorme respeito aos envolvidos, mas será que um treinador que ganha na casa de milhão por mês, ou mesmo um jogador, com contrato de longo prazo, ganhando centenas de milhares de reais, carro, centro de treinamento padrão europeu, fisioterapeutas e médicos que medem a temperatura do ar que eles respiram, que têm à disposição equipamentos de preparação física para astronauta, será que ninguém parou pra pensar que numa partida como a de ontem, com o Daronco, isso mesmo, o Daronco no apito, contra o “Time do Sistema”, tinham que ser cuidadosos para não serem expulsos?

Ou seja, na preleção, o treinador (a quem eu tenho enorme respeito pelo que entregou num passado quase distante) não orientou sobre “cuidado ó pá! não deem chance para o árbitro dar cartão a vocês”.

Ou então: “cabeça fria, coração quente!”. Ou ainda: “não confundir raça com agressividade”. Ou mais: “não caiam na provocação”.

E só mais uma pergunta: nos últimos três anos em que o Flaco López está no Palmeiras, em quantas vezes ele entrou durante o jogo no lugar do atacante que era titular e mudou o resultado?

Comparações

Eu sempre gosto de comparar o futebol ao mundo dos negócios. Gestão, marketing, governança, etc.

Tá na hora também de se exigir dos profissionais que ganham mais, muito mais, do que presidentes de grandes corporações CEOs ou Diretores que sejam responsabilizados quando fazem uma enorme m3rd@ em uma partida tão importante quanto a de ontem.

É muito mais que futebol!

Sem mais….

***

Leia mais

Comments (6)

  1. Obrigado Bragantino. Está levando o Vanderlan. Aproveita leva o Weverton, M Rocha, Micael, Flaco Lopez, Felipe Anderson, Anibal e principalmente a diretoria e o portuga.

  2. Parece que o Carlos Miguel está negociando com o time do Jardim Leonor. Enquanto isso, presuntinho e diretoria zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzflash flash flash

  3. Donato, o Lúcido

    Caro amigo Vicente Criscio.
    As respostas, a meu ver, são complexas para suas pertinentes perguntas.
    Vou listar aqui minhas opiniões.
    Desde dezembro de 2022, iniciamos um processo contínuo de enfraquecimento do elenco. Peças fundamentais como Danilo e Scarpa não foram substituídos a altura, sobrecarregando os demais jogadores do elenco, em especial, Zé Rafael e Veiga. Mesmo assim, continuamos entregando títulos em 2023, também por conta da nova leva de “Crias da Academia” – Endrick, Luiz Guilherme, Giovanni e Estevão. Julgou-se que não precisaríamos de reforços de “peso” (quando falo em reforços de peso, falo de jogadores experientes, acostumados a jogos “grandes”). Perdemos Dudu por contusão e uma Libertadores praticamente ganha. Mas ok. Não dá pra falar que o Bi Paulista e Bi Brasileiro era “pouca coisa”. Veio 2024 e se foram Endrick, Vitor Reis, Luiz Guilherme, Giovanni e Estevão foi mas ficou. Ganhamos o Tri Paulista mas sucumbimos na Libertadores e Copa do Brasil. Teve aquela pataquada do Dudu e o tal contrato do Abel e o time do Catar. Chegamos ao Vice Brasileiro, mas com gosto de meia usada na boca. Chega 2025, e, finalmente, começam a chegar caras novas, porém, entre saídas de Zé Rafael, Rios, Estevão, Menino, Rony. Emiliano Martinez, Facundo, Paulinho (lesionado), Micael, Fucks, Vitor Roque, Sosa, Khellvenn, etc… Dos 500 milhões gastos, veio apenas um jogador “grande”: Paulinho, que está lesionado. E a nova leva de “Crias” ainda não se firmou. O grupo, tecnicamente e mentalmente, enfraqueceu. Junta-se a uma cobrança constante de resultados, por parte de imprensa, torcida, e a tia do zap e a maionese desandou.

    Em resumo, houve um claro erro na estratégia da reformulação do elenco, aliado com uma tentativa de prolongamento do ciclo da Comissão Técnica a qual vai ficar para sempre na história, como uma das mais vencedoras que já atuou no futebol brasileiro, mas que está extremamente desgastada com o circo de horrores que é o futebol brasileiro (combo CBF, federações, imprensa), e já não se importa em demostrar publicamente o descontentamento. E antes que alguém pergunte o por que de não pedirem para sair, lembrem-se que a Comissão Técnica está, hierarquicamente, abaixo da Diretoria e da Presidência do clube.

    “O circo só pega fogo quando você dá confiança ao palhaço. Fique em silêncio que o espetáculo acaba”
    Ou seja, é hora de tapar os ouvidos, não entrar em pilhas desnecessárias, ser criterioso nas análises, privilegiando a razão e não a emoção, para que se melhore a qualidade da tomada de decisões.

    Ainda temos Libertadores e Brasileirão. O ano ainda não está perdido, mas é preciso ATITUDE.

  4. Entender é fácil:
    – escolhas equivocadas em jogadores.
    – renovação de contratos de jogadores que já passou o fio.
    – presidente apedêuta em futebol.
    – diretor de futebol fraquíssimo.
    – time que já deu cacho.
    – treinador que perdeu a mão, como disse o lito, que não consegue mais fazer o time render e que tem o dedo horroroso para indicar jogadores.

    Dito isto, o difícil é entender como pode ser eliminado por um rival financeiro, moral e institucionalmente destruído. Por mais que seja clássico, por mais que seja mata-mata, é inconcebível.

  5. Na minha opinião, o portuga perdeu a mão do time. Está na hora de trazer o Vojvoda antes que outro time o contrate. Abel sempre será respeitado no verdão. Dias atrás comentei aqui que ele estava estranho. Outra coisa, Weverton (chega), Marcos Rocha (obrigado), Vanderlan (chega), Anibal tem que ser multado, Raphael Veiga (obrigado). Precisamos de um goleiro (Carlos Miguel), um zagueiro reserva, um lateral esquerdo reserva, um volante e principalmente um camisa 10. Mas como sempre, nossa diretoria deve estar pensando em flash, flash, flash, zzzzzzzzzzzzzzzzz. Obrigado Abel, mas já está na hora de dar lugar para outro técnico.

  6. Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial

    Uma escalação que foi divulgada ontem pelo canal Espírito de Porco do YouTube que poderá ser bem interessante para a batalha de daqui a pouco:
    
    Weverton; Giay, Fuchs, Gomez e Piquerez; Aníbal, Felipe Anderson, Maurício; Facundo Torres, Sosa e Vitor Roque.
    
    Seria um time bem ofensivo e que certamente faria uma intensa pressão na gambazada já no começo do jogo. Espero que essa informação seja concretizada e que o Abel assuma essa postura corajosa.

Leave a Reply