Parabéns Evair: 58 anos de nosso eterno matador!
Por Marcos Lúcido Donato; colaborou Estagiário Escravizado 3VV
Em 21 de fevereiro de 1965 nascia, na pequena Crisólia/MG, um gigante de nome EVAIR APARECIDO PAULINO, ou para o palmeirense apenas Evair. Coincidência ou não, o eterno camisa 9 nasceu no Dia da Imigração Italiana.
Quis o destino que os caminhos de Evair se encontrassem com os de outro gigante, de nome SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS. Sua primeira partida vestindo a camisa do Verdão foi em 7 de julho de 1991, contra o Mogi Mirim. E fez um gol na estreia.
Jogos e títulos
Jogou no período de 1991 a 1994 e depois retornou em 1999 para ser Campeão da Libertadores nas mãos de Felipão. Na soma dos dois períodos foram 245 jogos e 126 gols.
Seus 126 gols contribuíram decisivamente para que conquistássemos seis títulos muito comemorados pela nossa torcida.
- Campeonato Paulista 1993
- Campeonato Brasileiro 1993
- Torneio Rio São Paulo 1993
- Campeonato Paulista 1994
- Campeonato Brasileiro 1994
- Copa Libertadores da América 1999
O auge
Engana-se quem diz que o auge de Evair foi a Libertadores de 1999. O ápice dessa história deu-se em 1993, mais precisamente no dia 12 de junho.
Depois de um período em que foi afastado do elenco pelo treinador (??) Nelsinho Baptista no período de março a setembro de 1992, inclusive treinando em separado, foi Otacílio Gonçalves quem o reintegrou ao elenco logo após sua contratação no lugar de Nelsinho, que havia caído.
Em 1993, com a vinda do então jovem treinador Vanderley Luxemburgo, Evair se destacou. Fez 25 gols, inclusive os da decisão das finais de Brasileiro e Paulista daquele ano.
Mas em 12 de junho, após 17 anos sem comemorar um título Paulista, coube ao Matador fazer um gol nos 90 minutos, e mais um na prorrogação para ocorrer a explosão de alegria palmeirense.
Ídolo incontestável
Para os Palmeirenses mais lúcidos, Evair está entre os cinco maiores ídolos da história do clube, e faz jus a um busto nas alamedas de Palestra Italia.
É dele a frase que também se imortalizou na memória do torcedor, e que diz muito tanto da personalidade deste genial atacante:
“Pra jogar no Palmeiras tem que ser mais homem que os outros” (Paulino, Evair)
O 3VV saúda e parabeniza Evair, pelos 58 anos de vida, e manifesta, mais uma vez, em nome de cada torcedor Palmeirense, nossa eterna gratidão.
Saudações Alviverdes
Veja mais
Saudações Alviverdes!
Comments (2)
Leonardo
Muito bom!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Diogo Belotto
Evair, o Matador, foi sem dúvidas o melhor 9-9 clássico que vi jogar, fazia com excelência o papel de Pivô e de Centroavante goleador. Não era rápido e nem extremamente habilidoso, mas seu posicionamento em campo fazia toda a diferença, além da precisão dos passes e finalizações. Parabéns meu ídolo!