Paulistão 2023: Arbitragem de Flavio Rodrigues SEP 0X0 SBS
Por Oiti Cipriani
- Jogo: PALMEIRAS 0 X 0 SÃO BENTO DE SOROCABA
- Campeonato Paulista – 1ª rodada
- Data: 14/01/2023
- Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
- Assistente 1: Evandro de Melo Lima
- Assistente 2: Raphael de Albuquerque Lima
- VAR: Rodrigo Guarizo Ferreiro do Amaral
ÁRBITRO
Árbitro de 42 anos, começou a apitar na série A Brasileira em 2010. No ano de 2022 apitou três jogos do Palmeiras, dois no Brasileiro e um no Campeonato Paulista.
No Brasileiro Série A, foi escalado em 25 jogos, mostrando 119 cartões amarelos e 9 vermelhos.
ANÁLISE
O ditado em latim, ainda é muito válido: “dura lex sed lex” significa que a lei é dura, mas é a lei. Por que iniciei esta análise com esta frase? Dois anos atrás o Palmeiras foi classificado, mesmo perdendo o jogo, na Libertadores, contra o River Plate devido a anulação de dois gols, por impedimento milimétrico no início da jogada.
No jogo do Allianz Parque, contra o São Bento, não foi diferente. O Palmeiras teve dois gols anulados por impedimentos milimétricos. Já falei sobre esta regra esdrúxula, sendo a favor ou contra, continua sendo uma aberração.
Na matéria postada no site www.3vv.com.br, (https://3vv.com.br/novo/a-regra-do-impedimento-e-a-punicao-da-alegria-do-gol/), escrevo sobre esta regra em detalhes. Em que pese correção em anular dois gols, teve uma arbitragem confusa, sem critério, ora punindo técnica ou disciplinarmente, ora, em jogada semelhante, deixava passar incólume.
Deixou o time do interior retardar o jogo sem tomar qualquer atitude, e o goleiro usou e abusou deste recurso. E o arbitro como uma ingênua freira carmelita, fingia que não era com ele, virando as costas. Jogadores simulavam contusão e depois saiam correndo, deixando claro a simulação.
A bem da verdade, no primeiro tempo fez uma advertência verbal ao goleiro para coibir esta prática, e foi solenemente ignorado. Aos 8 minutos do segundo tempo, apresentou cartão amarelo ao goleiro, depois da pantomina produzida por ele e um defensor, simulando contusão. Aí faltou coragem ou critério para punir mais severamente o goleiro, que continuou com a mesma prática.
Este é o típico arbitro que usa o critério de “bola parada é a meu favor”. Esclarecendo, com a bola parada não terá nenhuma decisão contestada, acrescentando ainda, que cada interrupção de jogo era uma palestra, um monólogo. Somente nos “agarra agarra” de escanteio, fez no mínimo umas dez resenhas, explicando e advertindo, que jogadores profissionais sabem de cor e salteado.
Como disse um torcedor atrás de mim, no Allianz Parque: “Este árbitro fala tanto, parece que está carente!
DISCIPLINA
Logo a 3 minutos apresentou, com correção, cartão amarelo para o jogador Dudu, por impedir um ataque promissor. Porém, na sequência, assinalou somente punição técnica em duas faltas duras, por trás, próximo à área adversaria e cartão amarelo deveria ser mostrado.
Foram mostrados 1 cartão amarelo para o Palmeiras (retro citado) e 4 para o time do interior e com 8 faltas cometidas pelo Palmeiras e 9 pelo São Bento.
RECUPERAÇÃO DE TEMPO
Depois de todo este retardamento de jogo, exaustivamente cometido pela equipe visitante, acresceu somente 3 minutos no primeiro tempo e 6 no segundo, mesmo com as inúmeras paradas para substituições, atendimento médico, simpósios e palestras promovidos pelo cidadão travestido de rbitro de futebol. Ou seja, muito econômico.
ASSISTENTES
O Assistente 2 anulou o primeiro gol do Palmeiras, depois corroborado pelo VAR. O Assistente 1, em princípio, validou o segundo e o VAR anulou. No restante, cumpriram com as regras do jogo.
VAR
Atuou duas vezes durante o jogo em situações de gol, no restante não foram acionados.
CONCLUSĀO
Para um arbitro FIFA, que o ponto mais alto de uma carreira de arbitro de futebol, fez um trabalho medíocre, mas … manteve seu padrão de qualidade, sempre contestado. A dúvida que fica é como um profissional com este padrão constante de atuação (fui procurar analises anteriores do trabalho dele), consegue atingir este status? Pelo trabalho apresentado, uma avaliação de 5,5 reflete o ocorrido em campo.
LEIA MAIS
- Pós Jogo Palmeiras 0x0 São Bento: tudo normal
- Opinião do Criscio: vender x comprar em tempos de perder jovens talentos
- Começa o Paulistāo 2023: uma grande pré temporada
- Fala Abel: a coletiva de Abel Ferreira
- Ficha técnica do jogo: por SE Palmeiras
Comments (2)
lito
O portuga já mandou recado para a estagiária e presuntinho: precisamos de reforços. Até minha avó sabe disso. Mas infelizmente pelo jeito não vem ninguém. É só flash flash flash flash e zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Márcio Zambon
No lance do 2o gol anulado, o VAR marcou a linha de impedimento a partir do braço do Dudu. Não deveria ser do ombro?