Paulistão 2023: arbitragem de Luiz F Oliveira BOT 0x1 SEP

Por Oiti Cipriani

  • Botafogo 0 x 1 Palmeiras
  • Campeonato Paulista – 2ª rodada
  • Data: 19/01/2023
  • Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira.
  • Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis.
  • Assistente 2: Daniel Luís Marques.
  • Quarto árbitro: Lucas Bellote.
  • VAR: Thiago Duarte Peixoto.

Árbitro

Crédito: Divulgação SEP; Cesar Greco by Canon

Árbitro nascido em 13 de junho de 1977, completa 46 anos no decorrer de 2023, formado na FPF – Federação Paulista de Futebol – Escola de Arbitragem Flavio Iazzetti em 1999.

Foi árbitro do quadro FIFA, e foi jubilado no final do ano de 2022, quando completou 45 anos.

Apitou 35 jogos do Verdão com 23 vitórias, cinco empates e sete derrotas

Sua carreira pode ser dividida em duas partes distintas: em um jogo do campeonato Paulista série A-2, em Diadema, em 2017, lesionou-se seriamente. Demorou para retornar à arbitragem. Logo depois, na primeira final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético Mineiro, fez um péssimo trabalho e juntamente com o VAR, ficou suspenso.

A partir da contusão e suspensão, sua carreira entrou em declínio. E como vimos no jogo desta noite, aparenta estar desmotivado.

Análise do trabalho do árbitro

Aos 14 minutos, inverteu um tiro de meta, assinalando escanteio. Deixou o jogo correr, não marcando qualquer contato físico. Somente nas faltas mais acintosas o jogo era parado.

No segundo tempo manteve o mesmo critério, porém, pecou nas apresentações de cartões. Assinalou 13 faltas do Botafogo RP e 16 faltas do Palmeiras.

Disciplina

Mostrou 2 cartões para jogadores do Palmeiras e 1 para jogador do Botafogo. A apresentação de cartões merece um capítulo à parte.

No primeiro tempo em um lance sobre o Dudu, início de um ataque promissor, o defensor o agarrou pela camisa e foi assinalada somente punição técnica, quando houve duas situações para amarelo: início de ataque promissor e atitude antidesportiva (agarrar).

Aos 45 minutos de jogo, mostrou cartão amarelo para o jogador Endrick, por uma entrada dura em um defensor, que poderia tranquilamente ser mostrado o cartão vermelho direto.

No segundo tempo, o jogador Robinho do Botafogo, de maneira grotesca, mais próxima de MMA que futebol, agarrou Zé Rafael, e também sem punição. Em compensação, mostrou cartão para o defensor Gustavo Gómez, que em uma reposição de bola do goleiro, atravessou sua frente e parou a 1,5m de distância e não atrapalhou a ação de reposição.

Com um excesso de preciosismo puniu o jogador do Palmeiras. Deixou também de punir o jogador Atuesta do Palmeiras por uma ação rigorosamente igual àquela cometida sobre Dudu.

Recuperação de tempo

Acresceu 3 minutos no primeiro tempo. Foi bem observado, porém, antes do gol do Palmeiras o goleiro do time do interior começou a retardar o jogo logo no primeiro minuto, Depois do gol, teve toda a pressa do mundo (fato corriqueiro, que árbitro nenhum pune).

No segundo tempo foram acrescidos 5 minutos, pelas substituições. Igualmente bem observado.

Assistentes

Os assistentes são muito experientes. O assistente número 1 foi convocado para a Copa do Mundo do Qatar e o assistente número 2 convive no meio da arbitragem desde seus 14 anos. Já está com 41 anos então tem muitos anos de estrada.

Ambos fizeram um bom trabalho assinalando no total 5 impedimentos (3 do time do interior e 2 do time da capital)

Conclusão

Conforme relatamos acima, teve bom trabalho na parte técnica, porém, deixou muito a desejar não parte disciplinar, inclusive em relação a aplicação das regras. Uma nota 6,5 reflete bem o trabalho executado.

***

Leia Mais

Comments (2)

  1. Paulistão 2023 Botafogo 0x1 Palmeiras: vitória magra – 3VV

    […] de janeiro de 2023 NotíciasOsservatorio […]

  2. Corneta do Cunio: Bostinha 0x1 Palmeiras… Ufa… – 3VV

    […] de janeiro de 2023 NotíciasOsservatorio […]

Comments are closed.