Paulistão 2024: a pré temporada mais bem paga do futebol

E começa o Campeonato Paulista 2024. Do dia 20 de janeiro a 7 de abril, 12 semanas, 16 clubes vão disputar o título em quatro grupos com quatro times cada. Dois deles se classificam para as quartas de final.

O regulamento é o que há de pior em termos de competição. São quatro grupos onde os grandes foram separados como se fossem cabeças de chave. Os times de um grupo jogam somente contra os times de outro grupo, em turno único. Portanto serão doze partidas.

Os dois primeiros se classificam e fazem uma partida – o que deveria ser a quarta-de-final – para sobrar quatro clubes que farão as semi-finais, também em partida única.

Os vencedores irão para a final, em duas partidas, dia 31 de março e 7 de abril. Portanto temos 16 datas disponíveis para o Campeonato.

Os cinco melhores classificados terão vaga assegurada na Copa do Brasil. Os três melhores – exceto aqueles que já estão nas séries A, B ou C do Brasileiro – são classificados para a série D.

Claro que não faz o menor sentido isso, uma vez que os clubes não têm igualdade de condições. Uns disputam contra times diferentes de outros. Sem considerar que é turno único o que pode desequilibrar mais ainda a competição.

Resultados manjados…. mas nem tanto

Exceto por uma enorme zebra, já sabemos que Palmeiras, Corinthians e São Paulo estarão entre os quatro finalistas. O Santos, considerado por muitos o maior clube pequeno do mundo (não sou eu que digo, são os torcedores adversários) conseuguiu a proeza de não se classificar para as semi-finais nas últimas quatro edições.

Aliás, na edição de 2023 a final foi entre Palmeiras e Água Santa. E RB Bragantino e Ituano ficaram em 3o e 4o lugar, respectivamente.

O Red Bull Bragantino, vem sendo um bom coadjuvante nos últimos dois campeonatos. E os outros times, com enorme respeito a todos, é um amontoado de clubes de empresários que tentam mostrar seus jogadores numa bela vitrine para vendê-los, de preferência, para o mercado internacional.

Algemas douradas

Na edição de 2024 o Paulistão terá uma das maiores premiações de todos os tempos. Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos receberão individualmente R$ 40 milhões cada um. Independente do seus resultados. Quem chegar às semi finais, final e for campeão terá um prêmio adicional.

Esta é o principal motivo que impede a CBF em diminuir as datas do Paulistão. Para se ter uma ideia, em 2023 o Flamengo, maior cota do Campeonato Carioca, levou R$ 21 milhões. Quase a metade do que o “rebaixado” Santos vai receber em 2024.

Essa anabolizada na grana para os grandes se transforma em algemas douradas nos clubes com a Federação Paulista de Futebol. Há tempos o Athlético PR joga com equipe reserva ou da base o campeonato paranaense. Aqui no Paulistão há uma regra que impede em parte essa prática. Os times devem inscrever duas listas de jogadores. Na lista A, a equipe principal. Na lista B, os jogadores das categorias de base. E o regulamento impõe que no máximo sete jogadores da lista B estejam em campo. Esse limite era de cinco jogadores em 2023.

E o Palmeiras?

Com o bi campeonato de 2022-2023, tendo chegado na final nos últimos quatro campeonatos, e com cinco finais e três títulos nos últimos seis anos o Palmeiras abre a temporada favorito.

Abaixo as campanhas do Palmeiras no Campeonato Paulista de 2000 a 2023. Em 2002 os grandes não participaram da edição. A fonte é o 3VV.

O Santos, recém rebaixado no Brasileiro 2023 está se reestruturando com o “retranqueiro” Carille no seu comando, que só ganhou título no Corinthians quano o VAR não existia.

O SPFC perdeu Dorival Jr e trouxe o jovem Carpini. Pode surpreender.

E o Corinthians parece ser o segundo favorito, dada as contratações e o apetite da nova diretoria.

Então vamos lá

Por tudo isso, eu particularmente considero esse campeonato uma grande pré temporada. O planejamento precisa ser bem cuidadoso para não estressar os jogadores já no início do ano. Em 2023 Abel Ferreira mesclou bastante os jogadores da base na fase de grupos e usou o time titular de forma integral apenas nas quartas, semi e finais. Deve repetir a fórmula esse ano.

A chave do Palmeiras tem:

  • Palmeiras
  • Guarani
  • Ponte Preta
  • Água Santa

Pré temporada remunerada ou não, boa sorte aos comandados de Abel Ferreira.

Acompanhe aqui no 3VV o Palmeiras no Paulistão 2024 com as análises de arbitragem de Oiti Cipriani e o pós jogo.

Saudações Alviverdes!

***

Leia mais:

Comments (2)

  1. Opinião: a campanha contra o gramado do Allianz – 3VV

    […] Paulistão 2024: a pré temporada mais bem paga do futebol brasileiro […]

  2. Palmeiras 2×1 Santos: vitória no primeiro clássico do ano

    […] Paulistão 2024: a pré temporada mais bem paga do futebol brasileiro […]

Comments are closed.