Paulistão’23 SEP 2×1 FER: Análise da arbitragem

Por Oiti Cipriani

  • PALMEIRAS 2X1 FERROVIARIA
  • Data: 26/02/2023
  • Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
  • Assistente1: Luiz Alberto Andrini Nogueira 
  • Assistente 2:  Leonardo Tadeu Pedro
  • Quarto Árbitro: Thiago Lourenço de Mattos
  • VAR: Thiago Duarte Peixoto

Árbitro

Divulgação SEP; crédito Cesar Greco by Canon

Árbitro nascido em 23/08/1978, completara 45 anos durante o transcorrer deste ano de 2023, formado pela FPF – Federação Paulista de Futebol – Escola de Arbitragem Flavio Iazzetti em 2004. Foi escalado 9 vezes neste ano, com 7 jogos da série A1 e 2 jogos na série A2. 

Excetuando-se o jogo da tarde/noite do último domingo no Allianz Parque, apresentou 32 cartões amarelos e 1 vermelho na série A-1. 

Fiz a análise da sua arbitragem no jogo Palmeiras x Santos e enfatizei que tem um handicap a mais, por ter sido jogador profissional de futebol até 2005. 

No encerramento da carreira como jogador foi fazer o curso de árbitro. Hoje está no topo da pirâmide dos melhores árbitros de SP. 

Análise do trabalho do árbitro

Chamou a atenção o seu preparo físico. Estava sempre próximo do lance, se posicionando de modo a ter plena visão do desenvolvimento da jogada. Teve uma bola de encontro a seu corpo, porém, totalmente imprevisível sua rota (da bola), visto ser chute para isolar o perigo próximo a área do Palmeiras. 

Como enfatizamos em sua apresentação acima, o fato de ter sido jogador profissional, facilita sobremaneira seu trabalho. Vamos exemplificar com fatos: no primeiro tempo, com o jogo 0x0, um defensor do time do interior se jogou próximo a sua área de defesa. O árbitro se aproximou, falou com ele e autorizou o andamento do jogo.

No segundo tempo, um jogador de defesa da Ferroviária se contundiu e pediu atendimento e retirada com maca. Enquanto este jogador estava fora, outro, com o intuito de dar tempo de o defensor retornar ao jogo, caiu, aparenemente simulando, próximo a linha lateral. 

O árbitro à distância mandou ele sair e não interrompeu a partida para atendê-lo. Qual foi o resultado desta ação? O jogador que estava simulando, viu que não logrou êxito em sua artimanha, levantou-se e foi para o jogo. N

a visão do público em geral, deixou de assinalar algumas faltas a favor do Palmeiras, porém, na mesma proporção, deixou de assinalar a favor do time visitante. Usou da prerrogativa de um bom árbitro, teve critério em suas decisões. 

Logo ao início do jogo, foi reclamado um pênalti sobre o jogador Endrick, mas na velocidade que ele vinha, chegou a área sem equilíbrio e na disputa por espaço, acabou caindo. Decisão correta, nada a marcar.

Disciplina

Mostrou somente 1 cartão amarelo para o jogador 14 do time do interior, por impedir a reposição de bola do goleiro Weverton. Valorizou e não se escondeu atrás de cartões, como vemos árbitros fazem ara mostrar autoridade. 

Assinalou 13 faltas do Palmeiras e 12 da Ferroviária.

Recuperação de tempo

Acresceu 2 minutos no primeiro tempo, que poderia ter sido maior pois o time da Ferroviária com 8 segundo de jogo já iniciou o retardamento.  

No segundo tempo foram acrescidos 6 minutos, devido as 6 paradas para substituições e atendimento ao jogador acima mencionado. Tempo de bola rolando, conforme súmula da partida foi de 61 minutos

Assistentes

O assistente número 2 foi mais exigido e correspondeu quando chamado a intervir, inclusive assinalando impedimento no campo de defesa, que é convencionalmente chamado migração da posição B (impedido) para a posição A (em condições de jogo). 

Os dois assistentes tiveram um bom trabalho. 

VAR

Foi acionado somente na validação do gol da Ferroviária, para checar possível impedimento. Gol confirmado.

Conclusão

Conforme relatamos acima, teve trabalho de alta performance, justificando sua posição de um dos dois melhores árbitros do Estado. Uma nota 9 reflete bem o trabalho executado.

***

Leia mais

Comments (4)

  1. Hi people!!!
    People???
    Kd todo mundo???

  2. Tempo de bola no Paulistão 23: como melhorar o controle? 3VV

    […] de março de 2023 NotíciasOsservatorio […]

  3. Donato, o Lúcido

    Se esse árbitro é um dos melhores da FPF, não quero nem imaginar a qualidade dos piores…

  4. Paulistão’23 Palmeiras 2×1 Ferroviária: seguindo a trilha

    […] NotíciasOsservatorio Arbitrale […]

Leave a Reply