Política: eleição para o COF em 2023
Por Vicente Criscio
No próximo dia 29 de março, 4a feira, o Conselho Deliberativo da SEP irá se reunir para eleger 15 conselheiros para um mandato de dois anos.
A importância do COF foi explicada em um post de julho de 2021 aqui no 3VV. Clique aqui e leia.
Os candidatos
O grupo da situação, com a coordenação da Presidente Leila Pereira e do ex-Presidente Maurício Galiotte, indicou a maioria dos candidatos. Segue a lista de candidatos:
Em condições normais, um conselheiro do COF deveria ter as seguintes características:
- Capacidade técnica e analítica, uma vez que o COF aprova contas e orçamentos, analisa contratos, discute temas densos da gestão;
- Independência, uma vez que o COFista não pode estar vinculado à gestão, para poder ser crítico e e aprovar ou reprovar pautas e propostas pensando exclusivamente na instituição;
- Coragem, porque a pressão é sempre grande e um conselheiro, e principalmente um conselheiro do COF, será sempre alvo de uma influência positiva ou negativa para todos os assuntos que entrarem na pauta;
- Desejável ter boa oratória, para poder se manifestar nas reuniões e convencer os seus colegas de Conselho sobre suas ideias;
- Bom senso para saber o que deve ser divulgado aos demais conselheiros e públicos de interesse e a informação que não deve ser divulgada para proteger os interesses do Palmeiras.
O COF atual com 15 conselheiros, todos buscando a reeleição. Dentre estes, temos 12 conselheiros absolutamente fechados com a situação. Assim, as pautas aprovadas são sempre sob a orientação da atual gestão.
Isso é bom ou mau?
Na minha opinião isso é péssimo! Não há independência para julgar corretamente os temas. Isso sem considerar que alguns conselheiros não possuem a qualificação necessária para atuarem nesse papel.
Por outro lado, a oposição perversa, aquela que joga contra a instituição porque pode ser do interesse da Diretoria, também deve ser evitada.
Por isso que a escolha é tão delicada e deveria ser criteriosa por parte do Conselheiro, bem como por parte dos indicados pela dita “Situação”. E que deveria ser absolutamente limpa de qualquer perda de confiança por parte dos atores que fazem parte desse processo!
Só que não!
Requerimento de alguns conselheiros
No último dia 17 de março mais de 60 conselheiros – ou seja, mais de 20% do Conselho – assinaram um requerimento onde questionavam as urnas eletrônicas usadas nos últimos pleitos, requerendo basicamente que a equipe responsável pela operacionalização fosse contratada e independente, que as certificações técnicas das urnas usadas fossem apresentadas previamente, que fosse contratada uma empresa de auditoria independente, e principalmente que as urnas já consagradas pela justiça eleitoral fossem usadas, ao invés de sistemas que deixam dúvidas sobre a confidencialidade e o controle efetivo do processo.
A resposta do novo Presidente do CD, Alcyr Ramos Jr., eleito recentemente e indicado pela atual gestão não poderia ser mais bizarra e contrária ao bom senso e respeito aos conselheiros que assinaram.
Assim iremos para o pleito do dia 29 com dúvidas sobre a idoneidade e principalmente sobre a confidencialidade desse processo.
Conclusão
Entra gestão e sai gestão e o Palmeiras continua não amadurecendo sua Governança, seu respeito à instituição e aos conselheiros que questionam de forma civilizada e correta decisões que afetam a política do clube.
O que me leva a lembrar da frase de um amigo palmeirense e que entende bem dos meandros políticos da SEP: “nunca antes na história desse clube tivemos uma fase esportiva tão vitoriosa e ao mesmo tempo uma gestão tão atrasada, centralizadora, sem respeito à governança”.
Se esse meu amigo estiver certo, no curto prazo continuaremos a comemorar títulos. Mas para o longo prazo não estamos construindo nada novo.
Saudações Alviverdes!
***
Vicente Criscio é conselheiro em quarto mandato consecutivo da SEP. As opiniões dessa e de outras colunas do 3VV não necessariamente coincidem com a opinião do Site.
Comments (6)
COF elege Presidente e Vice para o biênio 2023-2024 – 3VV
[…] +Leia mais clicando aqui sobre a importância do COF e a pré eleição. […]
lito
Infelizmente toda hora nosso verdão é colocado a prova. Não basta o que já sofremos antigamente. Olha as trikas a situação. Será que estão querendo enveredar pelo mesmo caminho novamente?
Donato, o Lúcido
Dentre essas figuras que se candidataram ao COF, 85% sequer conhecem as 4 operações básicas ou tem noções mínimas de interpretação de texto.
Donato, o Lúcido
Infelizmente, o Palmeiras continua na idade da pedra, em termos de gestão. Quando nos damos conta dos “personagens
Claudio Longo
BOM, DOMINGO, CRISCIO , HOJE NO PALMEIRAS QUAIS SÃO AS PROPOSTAS REIAS, PARA MUDANÇAS DE CONDUTA E PLANEJAMENTO MAIS PROFISSIONAL , POIS O PALMEIRAS QUE PATROCINA A “crefisa e fam´´, NÃO É O MESMO QUE ANTERIORMENTE ERA UM CLUBE POLI ESPORTIVO. CREIO QUE SÓ FALTA O PAPEL HIGIENICO NA SEDE SOCIAL TER O “PATROCINIO´´ DA LOUCA PEREIRA!
Pinho – Bauru, SP
Clap, clap, clap! Perfeito Vicente!
Lamentável a postura da administração atual. Essa resposta do Presidente do Conselho é ridícula!