
Quando a imprensa e a Justiça Esportiva se calam
Por Lúcido Donato
Prezados,
No último sábado, dia 10 de junho, no Estádio de Itaquera – aquele mesmo construído de forma bastante controversa – o craque Deyverson, autor de gols decisivos pelo Palmeiras, como, por exemplo no Brasileirão de 2018 e Libertadores 2021, foi atingido no pescoço, por um cortador de unhas, atirado por algum “torcedor” do clube mandante.
Para quem não viu, aí vai o link
https://www.instagram.com/p/CtWpXW1LC2l/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Conforme previsto no Código Brasileiro de Justiça Desportiva
Art. 213 – § 1º Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial.
Diante da gravidade do fato e do risco ao qual o atleta do Cuiabá foi exposto, entendemos que o clube infrator deveria, de acordo com a lei, sofrer severa punição com perda de mandos de jogos.
Clube este, que já tem, no passado recente, diversas ocorrências de atos homofóbicos.
A relembrar:
- Em 22 de maio de 2022 e 14 de maio de 2023, a torcida do SCCP, entoou cantos homofóbicos em diversos momentos da partida, contra o SPFC.
Os atos praticados em 2022 ficaram na “conta do Abreu”. Dizem que os de 2023 serão julgados nesta quarta feira, 14 de junho, às 10:00 hs. A conferir.
O SCCP pode perder pontos e mandos de jogo. Serão tratados como reincidentes? A Justiça Desportiva já se calou uma vez. Irão calar-se novamente?
Mas tem mais…. e a imprensa?
Outro ponto que chama a atenção, é o silêncio da Imprensa Esportiva em relação a este caso.
Na ocorrência das lamentáveis ofensas proferidas contra Vini Jr., houve uma grande e bonita mobilização contra o racismo. Justa!
Mas por que, no caso dos cânticos homofóbicos, tão reprováveis quanto ofensas raciais, a imprensa esportiva, no geral, se calou?
A nós, resta esperar que a justiça seja feita e o clube infrator seja severamente punido, com perdas de pontos e mandos de jogos. Afinal, são reincidentes.
E que a sociedade aprenda, de uma vez por todas, a respeitar e valorizar as diferenças e a diversidade.
Independente de raça, gênero, orientação sexual, credo, origem, etc…, somos todos seres humanos e merecedores de RESPEITO.
Saudações
Donato, o Lúcido
***
Comments (12)
Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial
Lembro-me bem quando o Paulo Nobre criticava certas cláusulas do contrato da cessão de terreno do Allianz Parque para a WTorre, principalmente a questão do agendamento de shows em datas de jogos importantes do Palmeiras sem consultar o clube, gerou certas críticas de torcedores nas redes sociais e de certos membros da mídia palestrina de que ele estava exagerando. Até o ex-presidente Belluzzo, que assinou o contrato com a WTorre durante o seu mandato, veio a público elogiar os termos do contrato dizendo que o então mandatário do clube estava “falando demais”.
Passaram-se quase 9 anos desde a inauguração do estádio e os problemas dessa relação com a construtora só aumentaram. Além da questão dos agendamentos dos shows sem consultar o clube, vemos também problemas em promessas não cumpridas em certas questões da estrutura do estádio e a escandalosa dívida de R$ 128 milhões das receitas que deveriam ser repassadas ao clube.
Ao que parece, os termos do contrato de cessão com a WTorre não eram tão bons como alguns diziam e muitos consideravam. Será que o ex-presidente do clube e petista Luiz Gonzaga Belluzo virá a público novamente defender a WTorre?
Porco Nervoso
“No pain, no gain”, caro Divino…
Veja as conquistas do Palmeiras nesses 9 anos de Allianz Parque.
Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial
Escalação ideal para o jogo de amanhã contra o Bahia:
Marcelo Lomba, Mayke, Luan, Gustavo Gomez e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino e John John; Artur, Dudu e Endrick.
Mesmo com alguns desfalques no time titular devido a insossa data Fifa, entendo que essa equipe da escalação acima é suficientemente capaz de conseguir uma boa vitória contra o frágil time do Bahia, que é um time bem limitado tecnicamente.
O único problema é achar um substituto ideal para o Veiga, ninguém desse elenco atual tem características para fazer essa função de meia de criação quando um dos nossos melhores jogadores não estiver disponível. Vamos ver se o Abel dará mais uma oportunidade ao John John ou até ao Luís Guilherme ao invés do péssimo Bruno Tabata.
Paraiba
Djokovic mostrou por que é o maior ganhador de Grand Slam de dos tempos .
Isso porque foi proibido de jogar Australian.Open e U.S.open. Por ter não ter sua liberdade de escolha respeitada, preferiu não inocula vacina experimental. O Nadal depois que inoculou experimento ,ficou só o bagaço não aguentou mais joga em alto rendimento.
DJOKO meu Ídolo!
lito
Palmeiras como sempre, contra tudo e contra todos. Enquanto eles não conseguirem tirar o portuga do verdão não vão sossegar. O pior de tudo é ver uns …… ex-jogadores Luis Fabiano, Lugano, comentaristas atacarem o portuga. Bando de…..
Mas o importante é que o portuga sabe que conta com o apoio maciço de nossa torcida e de nossa presidenta. A resposta ele dá em campo. Títulos e mais alegria para nós. Chupa bando de otários. Dá-lhes portuga, renova o seu contrato.
Porco Nervoso
Deyverson levando tesourada no pescoço;
Jogador do São Paulo esganando o Arthur e jogando-o no chão;
E a imprensa só preocupada com os pitis do Abel, que não rela a mão em ninguém.
Paraiba
Eu concordo que os gambas teriam que perde mando pelo objeto atirado no Deyverson, agora perde mando de campo por que a torcida grita ” trikas” ai não. Esse apelido saiu la de dentro do são paulo, por um torcedor são paulino.
Se os Mamonas Assassinas tivessem suas músicas cantadas, hoje , seriam todas censuradas.
Diego Portes
Excelente👏👏👏😘
Cassiano
Realmente fatos iguais ou piores sao tratados de maneira bem mais amena no caso dos tines queridos da imprensa, é igual o time q assassinou 10 jovens e esta colocando recurso atras de recurso para se negar a mostrar os possiveis acordos com as familias das vitimas. Aritude deploravel e que nao vemos nas linhas editoriais daa 500 mesas redondas/dia.
Alfredo
Imprensa lixo e anti Palmeiras
Pinho – Bauru, SP
Infelizmente a entrevista do Deyverson ao final da partida relevando o fato… dizendo que “é normal!” “é do futebol!”… “que estava tudo bem”… enfim, minimizando o caso…. certamente será levada em conta num “eventual” julgamento….
Jota
exatamente Lucido, voce justificou o nome