Regra de impedimento atualizada

Por Oiti Cipriani

Em fevereiro de 2022 publicamos neste canal uma matéria sobre o impedimento (https://3vv.com.br/novo/a-regra-do-impedimento-e-a-punicao-da-alegria-do-gol/), afirmando que a regra estava correta, porém, invertida. 

Arsene Wenger, que foi técnico do Arsenal da Inglaterra entre 1996 e 2018, após se desligar deste clube passou a ser consultor técnico da FIFA. Em suas observações, detectou que a atual aplicação da regra de impedimento estava incorreta. Então fez a proposta de alteração radical, ou seja, qualquer parte do corpo que esteja na mesma linha do penúltimo defensor, estará em condições de jogo (chamada de LEI WENGER).

Esta proposta foi analisada na última reunião da IFAB (comitê de análise das regras do futebol – tradução livre) em março 2025 e empurrada para a reunião deste. Todavia, a UEFA e a Federação Inglesa de Futebol (FA) consideram a mudança muito radical e, como tal, vão apresentar outra medida para o fora de jogo, que não foi divulgado até o momento.

O representante de arbitragem da UEFA, Roberto Rosseti – italiano, árbitro FIFA de 2002 a 2010 – afirmou que a entidade pretende sugerir uma atualização na interpretação da regra do impedimento para que episódios semelhantes ao ocorrido na final entre França x Espanha, Liga das Nações em 2021, vencida pela França, e que foi decidida com um gol polêmico do atacante Mbappé, não venham a se repetir. Para quem não se lembra, Mbappé estava à frente, em posição de impedimento, porém o defensor tocou na bola e o árbitro inglês validou o gol.

Polêmicas à parte, vamos esclarecer didaticamente o que diz a regra 11, que trata de posição de impedimento e suas orientações recebidas de um amigo, Kleber de Melo, que faz parte da Federação Paulista de Futebol e vamos colocar uma diferenciação entre a regra aplicada em jogos profissionais e jogos amadores (clubes, campeonatos patrocinados por Ligas de cidades ou órgãos públicos).

A Regra 11

A regra muda em cada conceito de jogo? Claro que não, todavia, os recursos tecnológicos existentes em jogos profissionais não estão disponíveis em jogos amadores como exemplificados acima.

Vamos “começar pelo começo”: o que diz a regra?

Novas recomendações para Regra 11 – Impedimento

O atacante estará em impedimento se estiver participando em qualquer uma destas situações:

  • IJ – Interferir no Jogo – quando em posição de impedimento disputa uma bola com o adversário.
  • IA – Interferir no Adversário – um exemplo claro: quando o jogador em impedimento fica à frente do goleiro, atrapalhando sua visão, ou impedindo sua ação.
  • GV – Ganhar Vantagem – está em posição de impedimento e faz o gol.

E quais são as dificuldades para a aplicação da REGRA 11 quando uma situação de impedimento?

  • Muito ajustado! (#)
  • Decisão interpretativa! (*)
  • Cabe adaptação “Amador X Profissional”

(*) Entende-se como decisão interpretativa, por exemplo, um jogador em impedimento, a frente do goleiro e o gol é consignado. O árbitro assistente (bandeira) ou o VAR anulam o gol e chamam o árbitro para decidir se o jogador em impedimento está interferindo (IA) na ação ou visão do goleiro.

(#) Entende-se por “muito ajustado”, o lance milimétrico, com um ombro, cabeça, um bico de chuteira a frente. Aqui caímos em uma anomalia do que a própria regra 11 prega: em uma disputa de bola, quanto um ombro ou bico de chuteira fere as situações de IA (interferir no adversário) ou GV (ganhar vantagem)? É uma aparente discrepância na regra.

Ainda, em cada categoria – no futebol amador ou no profissional – temos diferentes recursos e até mesmo orientações para aplicar a regra em uma mesma situação.

Vejam o exemplo de uma jogada de possível impedimento, onde em um lançamento um jogador (A) está na posição de impedimento e outro jogador (B) recebe a bola e marca o gol. Como esta jogada é conduzida por árbitro e assistente no futebol AMADOR e PROFISSIONAL?

AMADOR:

  • Recursos limitados à realidade financeira da categoria.
  • Atacante ‘A’ impedido deixa de jogar.
  • Atacante ‘B’ em situação legal assume a jogada.
  • Defensor mostra continuidade na jogada sem desistir em nenhum momento da sua corrida.
  • Bandeira “Deixa seguir” corretamente.
  • O árbitro tem a melhor proximidade e visão do lance.

Qual a DECISÃO aqui? SEGUE O JOGO VALIDANDO O GOL!

Vejam o vídeo abaixo, em que o último toque na bola para consignar o gol, está em posição ajustada, em relação à mesma linha da bola. o Assistente validou o gol.

PROFISSIONAL:

  • Bandeira pratica o ver e esperar!
  • Atacante ‘A’ impedido claramente deixa de jogar.
  • Atacante ‘B’ em situação legal de jogo assume a jogada.
  • O árbitro em melhor posição pratica o “Delay-do-apito”, ou seja, deixa prosseguir a jogada até seu desfecho (nesse exemplo, o gol!).
  • VAR faz a chamada da checagem para o atacante ‘A’ “FJ/IA” (fora de jogo / interferência no adversário).
  • Cabine VAR sugere ao árbitro a revisão de jogada no telão (interpretativo) que poderá validar ou não o gol.

Neste ano de 2026, a Federação Paulista de Futebol promete, a partir das quartas de final do atual Campeonato Paulista, utilizar o recurso de impedimento automático. Isto irá solucionar grande parte do problema das marcações atuais. A CBF também promete utilizar o mesmo sistema a partir do Campeonato Brasileiro de 2026.

E então?

No exemplo acima, seja no PROFISSIONAL, seja no AMADOR, o árbitro deveria anular o gol por considerar que o atacante ‘A’ em posição de impedimento obrigou o adversário defensor a diminuir a corrida e criar contorno pra chegar na disputa pela bola. Decisão profissional moderna: anula o gol e volta com impedimento por interferência no adversário!

E mais: a espera deveria ser praticada somente para lances ajustados. E o que vemos? O atacante em situação clara de impedimento, metro ou metros à frente, e o Assistente deixa o jogo correr, quando não existe posição AJUSTADA, sem qualquer dúvida.

Mas, no mundo ideal, o correto seria utilizar a Lei Wenger e o impedimento automático. Teríamos muito menos polêmicas em um jogo de futebol.

***

Leia mais

Leave a Reply