SEP 4×0 CFC: arbitragem de Bráulio da Silva Machado
Por Oiti Cipriani
- Data: 06/10/2022
- Jogo: Palmeiras 4 x 0 Coritiba
- Árbitro: Bráulio da Silva Machado
- Assistente 1: Kleber Lucio Gil
- Assistente 2: Henrique Neu Ribeiro
- VAR: Daniel Nobre Bins
Bráulio da Silva Machado, nascido em 18/05/1979, Idade: 43 anos, faz parte do quadro da Federação Catarinense de Futebol, desde 2010, dos quadros da CBF desde 2012 e FIFA desde 2019.
Apitou no campeonato brasileiro 2022 até o momento, excetuando-se o jogo desta quinta-feira, 23 jogos, aplicando 136 cartões amarelos e 4 cartões vermelhos. Incluindo neste rol 4 jogos do Palmeiras, com 7 cartões amarelos e 1 vermelho e 2 jogos do Coritiba, com 9 cartões amarelos e 1 vermelho.
Nos 4 jogos do Palmeiras, foram 1 vitória (América), 1 derrota (Athletico Pr) e 2 empates (Fluminense e Goiás).
O Jogo
O andamento do jogo facilitou sobremaneira o trabalho do árbitro, todavia, isto não é motivo para ser displicente e se achar maior que o jogo. Adotou uma arbitragem “Robin Hood”, tirar do mais forte e dar para o mais fraco.
Faltas claras a favor do Palmeiras deixava de punir e a qualquer toque, mesmo contato de jogo no time paranaense, e o jogo era interrompido com o time paulista sendo punido.
Deixou de marcar um jogo perigoso (jogar de forma perigosa, sem atingir o adversário, porém, coloca-o em risco) sobre o jogador Piquerez. Aplicou algumas vantagens com discernimento. Teve ainda a colaboração do time visitante que reconhecendo sua inferioridade técnica, não praticou violência e nem abusou de retardar o jogo.
Disciplina
Puniu com 1 cartão amarelo o time do Palmeiras e com 2 o time do Coritiba, assinalando 13 e 16 faltas respectivamente.
Recuperação de tempo
Com boa percepção, acresceu 2 minutos no primeiro tempo e 4 minutos no segundo tempo, que poderia ser maior, visto ter sido o jogo interrompido 6 vezes para substituições e aproximadamente 4 minutos para validação do terceiro gol do Palmeiras.
+ Leia mais: pós jogo Palmeiras 4×0 Coritiba
Entretanto, com o jogo já decidido, com início de chuvas, para evitar alguma lesão nos jogadores, foi correta a decisão.
Assistentes
Assinalaram 4 impedimentos durante o jogo, todos do Palmeiras. O Assistente 1 invalidou o terceiro gol do Palmeiras, assinalado por Gustavo Gómez, validado pelo VAR depois de longos e angustiantes minuto para a grande torcida que compareceu ao Allianz Parque. No restante, as decisões foram corretas.
VAR
O VAR foi acionado somente uma vez durante o jogo, na situação acima aludida. Único reparo em sua atuação, seria a demora para traçar as linhas determinantes para verificar que o jogador estava ou não em condições de jogo.
Esta espera cria um anticlímax da alegria do gol. Única vantagem que detecto na situação, são os aficionados comemorarem duas vezes. Na hora que o gol é marcado e depois de angustiante tempo, o gol sendo validado. Este frisson é notado nos olhos e expressão corporal dos torcedores no local do jogo.
Conclusão
Concluindo foi um trabalho bem executado, porém, pela facilidade que o andamento do jogo mostrou, poderia ter sido um trabalho de excelência e não o foi.
Em uma escala de 0/10, pelos motivos aqui explanados, uma avaliação de 7,0 reflete bem o andamento da arbitragem.
Comments (1)
Palmeiras 4×0 Coritiba: faltam 4 3VV – Terceira Via Verdão
[…] NotíciasOsservatorio Arbitrale […]