Vida longa a Abel e que seja eterno enquanto dure
Por Vicente Criscio
Poucas vezes vimos um campeonato ser ganho como esse título de Campeão Brasileiro 2023 do Palmeiras.
Senão vejamos:
- Uma campanha espetacular do Botafogo no 1o turno, 47 pontos, 89% de aproveitamento, melhor primeiro turno na história do Brasileiro;
- Após a eliminação da Libertadores, o Palmeiras perdeu quatro partidas consecutivas, da rodada 24 a 27;
- Exatamente ao término da rodada 27 o Palmeiras estava 14 pontos atrás do Botafogo, 4 pontos atrás do RB Bragantino e 3 pontos atrás do Flamengo; na R27 o Pameiras tinha 54% de aproveitamento e o Botafogo tinha 72%!
- Tendo perdido vários jogadores importantes na temporada, seja porque saíram no início do ano – Danilo, Scarpa – seja por conta das contusões – Dudu, Gabriel Menino, Atuesta – e tendo ainda uma queda de desempenho de jogadores que eram titulares absolutos – caso de Rony – Abel teve que improvisar um time que surpreendeu a muitos e sofreu críticas de torcedores e imprensa;
- Ah…. sim…. e teve a imprensa, que nunca deu sossego, nem crédito; ao contrário, justificadamente ou não, a imprensa – inclusive aquela tal mídia palestrina – buscava cliques nas matérias sobre as saídas (??) de Gómez, Veiga, e até mesmo Abel.
Após uma arrancada da R28 até a R38, onde em 11 partidas conseguiu 69% dos pontos disputados, o Verdão chegou ao título com dois pontos de vantagem sobre o Grêmio e ainda um saldo de 31 gols, com melhor ataque e segunda melhor defesa.
Leia mais: +Pós Jogo Cruzeiro 1×1 Palmeiras: é 12x campeão!
Na entrevista coletiva – abaixo – e ainda no discurso que fez aos jogadores no vestiário após a partida, mais abaixo, Abel mais uma vez dá lição de vida, de liderança, de futebol. Na coletiva, afirmou mais uma vez que está cansado. Quando perguntado sobre a maior dificuldade que teve, não hesitou em falar dos ataques que sofreu da imprensa – sempre ela – que chamaram a ele (e sua comissão técnica) de colonizador.
No vestiário, mostrou seu outro lado. Agradeceu aos jogadores. Em mais uma lição de vida, enfatizou não apenas a jornada mas COM QUEM ele participa da jornada. E mais uma vez agradeceu ao grupo que está com ele nessa jornada.
E falou aquilo que muitos palmeirenses já falaram: só saberemos a dimensão do que aconteceu nestes três anos de Abel no Palmeiras daqui a muito tempo.
Hoje, para o torcedor comum – falo por mim, por você, por todos aqueles que não estão no dia a dia da Academia – parece fácil. Parece meio óbvio ganhar mais um título. Chega a ser quase uma obrigação na cabeça de alguns palmeirenses.
Não é!
Então, como já foi dito aqui, vamos guardar este Palmeiras na retina. Vamos desfrutar este momento. MAIS este momento. Já perdi a conta de quantos títulos levantamos na era Abel Ferreira. Não sabemos se ele estará em 2024 no banco de reservas. Alguns acham mimimi. Eu não acho! Daqui de longe tento me colocar em seus sapatos e compreendo que existem bônus e ônus no papel de treinador de uma equipe como o Palmeiras. Ganhar bem, estar em evidência, ser uma referência no país do futebol são as coisas boas.
Mas as coisas “não boas” estão cada vez pesando mais. Pelo menos é o que parece para quem está distante, apenas observando.
Se tivermos – e enfatizo novamente o SE – SE TIVERMOS o privilégio de contarmos com Abel Ferreira ano que vem, mesmo com suas idiossincrasias – seus erros, seu mau humor, suas respostas malcriadas, sua teimosia, seus cartões amarelos e vermelhos na lateral do campo –
… mas também com todo um pacote positivo que se apresenta com …
- uma enorme capacidade de trabalho;
- inteligência tática, técnica e emocional (cabeça fria, coração quente);
- liderança;
- sua comissão técnica;
- sua estrela (muitas vezes teve mais sorte que juízo…. mas Deus ajuda quem trabalha);
- sua palestrinidade – sim, ele se tornou palmeirense;
- suas entrevistas pós jogo que, quando não são aulas táticas são aulas de liderança ou de vida…
… ou seja, SE pudermos contar com esse enorme privilégio em termos Abel Ferreira no comando dessa equipa, que esse momento seja eterno enquanto dure.
Portanto, por hora, desfrutemos!
Depois pensamos no depois.
Saudações Alviverdes!
Comments (8)
Arbitragem de Anderson Daronco CRU 1×1 SEP – 3VV
[…] de dezembro de 2023 NotíciasOpinião do […]
Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial
Além de toda a importância e a emoção da conquista do Dodecacampeonato brasileiro, esse campeonato conquistado serviu de alguma forma para exorcizar certos “traumas” que vários palmeirenses ainda tinham de acontecimentos de um passado não tão longínquo:
– O fantasma do título da Mercosul perdido para o Vasco em 2000 após estar ganhando por 3 x 0 no primeiro tempo foi exorcizado pela virada histórica diante do Botafogo em pleno Engenhão, considerado por todos o grande jogo decisivo do campeonato. Com uma atuação histórica de Endrick, que foi para o nosso time o que o Romário foi para o Vasco naquela decisão.
– O trauma do Brasileirão de 2009, onde o Palmeiras liderou por boa parte do campeonato, porém com uma derrocada que iniciou-se a partir da 28ª rodada e que custou não somente a perda do título para os urubus, como também a perda da vaga na Libertadores 2010. Agora, foi a vez de acontecer justamente o contrário, o Palmeiras inicia sua arrancada a partir da mesma 28ª rodada diante do Coritiba e tira uma vantagem de 14 pontos para o Botafogo, que praticamente repetiu a derrocada que aconteceu com o nosso clube há 14 anos.
Mais uma façanha de Abel Ferreira, sua comissão técnica e os jogadores do atual elenco que não se cansam de elevar cada vez mais a autoestima de nossa torcida. E o coitado do Botafogo pagou pelos seus dois rivais em um só campeonato… kkkkkkkkkkkkk.
lito
Cadê as contratações??? Será que vai começar a novela novamente??????
Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial
Graças ao excelente trabalho nas categorias de base, o Palmeiras tem um considerável número de jovens jogadores com enorme potencial para ajudar o clube a conquistar títulos e também arrecadar um valor muito considerável em vendas para grandes clubes europeus.
Dito isto, entendo que esses garotos precisam ter mais tempo no time profissional do clube para desenvolverem e aprimorarem suas habilidades antes de serem negociados para a Europa. Entendo que o Endrick, por exemplo, foi vendido para o Real Madrid muito precocemente e logo que ele começa a mostrar o seu ótimo futebol e vira um dos grandes destaques do time, ficará apenas mais seis meses antes de ir para o clube espanhol com apenas 18 anos.
Gostaria muito de ver o trio ofensivo Endrick, Luís Guilherme e Estevão atuando juntos no Palmeiras durante toda a temporada 2024 e também até o Supercampeonato Mundial de Clubes 2025. Torço para que Deus ilumine essa diretoria atual e que consigam prorrogar a permanência do Endrick por mais algum tempo no Palmeiras, ainda mais que é bem posssível que Mbappé irá para o Real Madrid na próxima temporada e o garoto não teria tanto espaço por causa disso.
Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial
Infelizmente, acabou a competitividade. Não existe mais nenhum adversário a altura do Palmeiras de Abel Ferreira no futebol brasileiro.
Passou da hora do atual bicampeão brasileiro e maior campeão nacional ir para a Inglaterra e jogar a Premier League ou em uma jogada mais ousada, se filiar a FIFA como uma seleção e disputar a Copa do Mundo de 2026.
E os antis fracassados do Brasil e do continente piram de tanta inveja ao ver o Palmeiras empilhar taças e mais taças todos os anos, coitados…🤣🤣
MUITO OBRIGADO SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS POR ME FAZER TÃO FELIZ. TORÇO PARA O CLUBE DODECACAMPEÃO BRASILEIRO, TETRACAMPEÃO DA COPA DO BRASIL E DISPARADO O MAIOR CLUBE DO BRASIL!🐷🐷
M4uro
A estrutura que hoje sustenta o futebol do Palmeiras é fabulosa. Claro que a permanência do Abel é mais que bem vinda, é fundamental para o fortalecimento desta cultura vencedora.
Vida longa à essa parceria de sucesso!
lito
Sempre critiquei a falta de ousadia da presidenta em contratar, juntamente com o diretor de futebol. Agora tenho que reconhecer o esforço que ela vem fazendo em manter o Abel. Isso sem falar no Gomes, Dudu etc. Só espero que ela coloque as mãos na consciência e contrate jogadores que ele pedir, que estejam a altura do verdão. Perdemos 2 finais de mundiais ser tivéssemos contratado e reforçado o time. Um vai na conta do Galiotte. Fica portuga. Dá-lhes Abel.
mario
Basicamente o que venho dizendo a meu filho: aproveite este momento porque ele é único. Eu tive a oportunidade de presenciar a 2ª academia e hoje vejo a 3ª academia em campo, ganhado, ganhando e ganhando…….
Palavras não são suficientes para descrever este momento, então que ele fique na retina.