
Wilmar Roldan em Cerro 0x3 Palmeiras
Por Oiti Cipriani
- Jogo: Cerro Porteño 0x3 Palmeiras – Copa Libertadores 2022 8as de final, partida 1
- Data: 29/06/2022
- Árbitro: Wilmar Roldan – Colômbia
- Árbitro Assistente 1: Alexandre Guzman
- Árbitro Assistente 2: Wilmar Navarro
- Árbitro do VAR: Mauro Vigliano
Árbitro colombiano, faz parte na seleta nata da arbitragem Sul Americana, juntamente com Roberto Tovar e Julio Bascunian, ambos do Chile, e Patrício Loustau da Argentina. São considerados os melhores árbitros sul Americanos em atividade.
Roldan, tem 42 anos de idade, integra o quadro da FIFA desde 2008, e é um dos árbitros mais jovens a receber esta indicação. Já arbitrou 8 jogos na atual disputa da Libertadores, incluindo o jogo da noite desta 4a feira no Paraguai.
Na competição apresentou 42 cartões amarelos e 1 vermelho.
Se dermos uma busca na internet sobre Roldan, veremos que não goza de grande prestigio perante a mídia brasileira. Mas … quem tem prestigio na mídia brasileira quando seus anseios não são atendidos? Onde cada um opina com a camisa de um time por baixo? ou até por outros interesses?
Então prefiro opinar pelo que é analisado de maneira técnica, isenta e focada na aplicação das regras de futebol, independentemente das camisas que estão sendo arbitradas.
.
A arbitragem de Cerro 0x3 Palmeiras

Um detalhe que chamou atenção nesta partida foi o árbitro ter deixado o jogo correr, sem marcar qualquer contato físico como falta, que é inerente no futebol, porém sem deixar de aplicar as regras.
Enfatizo sempre que uma boa arbitragem é baseada em quatro conceitos:
Preparo Fisico, para acompanhar o jogo com boa proximidade das jogadas (o equivalente a 11 metros de distância, que permite ver em detalhes o que está ocorrendo e com amplitude de visão periférica para enxergar o entorno).
Disciplina: para manter o jogo em bom nível e evitar jogo violento, de modo a manter a integridade física dos atletas em campo e coibir reclamações por suas decisões.
Conhecimento Técnico: Ter amplo e profundo conhecimento das regras do jogo e claro discernimento para sua aplicação, de acordo com o espirito emanado destas regras.
Critério único: Particularmente considero este o conceito mais importante dos quatro, pois se você não tiver critério, nada adianta ter os outros três, pois a falta deste predicado vai gerar muitas dúvidas na cabeça dos jogadores e em consequência, indisciplina, através de reclamações ou revides. Costumamos dizer coloquialmente, a este respeito, que “pau que dá em Chico, dá em Francisco”, ou seja, o árbitro tem que ter a mesma decisão para faltas ou aplicação de punição disciplinar para ambos os lados igualmente.
Depois desta divagação, voltando ao jogo, o árbitro manteve o mesmo critério, e raramente observamos reclamações durante o jogo, exceto no lance do jogador Gustavo Gómez, que reclamou da não marcação de um tiro penal, alegando ter sido empurrado na disputa de bola, fato que não ocorreu, pois foi uma disputa de espaço aéreo e o choque foi inevitável.
Devemos salientar que o amplo domínio da equipe brasileira facilitou sobremaneira o trabalho do trio de arbitragem.
Leia mais:
- Cerro 0x3 Palmeiras: quase lá.
- Minuto 98: maturidade, eficiência, intensidade (Por Jota Christianini).
- Ficha técnica da partida (site Palmeiras).
Disciplina
Assinalou 8 faltas do time paraguaio e 11 do time brasileiro, com a aplicação de somente 2 cartões amarelos, um para cada equipe.
Assistentes e VAR
Os assistentes assinalaram somente três impedimentos durante o jogo, e um assinalado não foi confirmado, porém deve ser eximido de culpa, pois foi um lance muito ajustado (palavra em moda atualmente).
Raramente precisaram assinalar faltas, visto o árbitro estar sempre próximo.
O VAR corrigiu uma assinalação de impedimento do primeiro assistente e confirmou o segundo gol do Palmeiras.
Concluindo, foi uma atuação acima da média deste quarteto de arbitragem.
Comments (1)
Wilmar Roldán será o árbitro de Palmeiras x Galo – 3VV
[…] Apitou o jogo de ida das oitavas de final do corrente ano, entre Cerro Porteño 0 x 3 Palmeiras, aplicando dois cartões amarelos. […]