Osservatório Arbitrale: arbitragem Anderson Daronco

Por Oiti Cipriani

  • Jogo: Palmeiras 4×0 Botafogo                                          
  • Data: 09/06/2022
  • Árbitro ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­:  Anderson Daronco – FIFA/RS
  • Árbitro Assistente 1: Rafael da Silva Alves – FIFA/RS
  • Árbitro Assistente 2: Michael Stanislau – FIFA/RS
  • Árbitro do VAR: Emerson de Almeida Ferreira – FIFA/RS

O árbitro teve seu trabalho facilitado pelo andamento do marcador. Com pouco tempo de jogo, o Palmeiras saiu na frente com 2×0 e isto deu tranquilidade para o desenvolvimento da arbitragem.

Anderson Daronco, quando não quer ser mais importante que o jogo, normalmente faz boa arbitragem. É um dos poucos árbitros FIFA que se salvam neste mar de mediocridade que impera em nossos árbitros internacionais.

Costumamos dizer  que é muita arrogância para pouco apito, e Daronco, quando não quer ser estrela do jogo e se limitar a arbitrar, normalmente faz bons trabalhos.

O jogo

Crédito Cesar Grecco – Divulgação

Neste jogo, como falado acima, o marcador facilitou e o trabalho foi feito a contento.

Teve alguns erros no varejo, mas acertou em quase, repito, quase a totalidade de suas decisões. Teve uma faltinha aqui que deixou de assinalar, outra faltinha acola que marcou, mas nada que influenciasse seu trabalho no geral.

Assinalou 16 faltas contra o Palmeiras e 14 contra o Botafogo, apresentando um cartão amarelo para cada equipe.

Podemos contestar o cartão amarelo apresentado para o atleta Piquerez do Palmeiras, pois houveram outras faltas semelhantes, onde somente a punição técnica foi aplicada. Todavia, nesta jogada especificamente, o cartão foi exibido não pela falta em si, mas por frustrar um ataque que poderia resultar em gol do Botafogo, então deduzimos que agiu corretamente em sua decisão; o cartão mostrado para o atleta do Botafogo foi por reclamação.

Deslocamento e presença em campo

Árbitro experiente, de compleição forte, então não vamos esperar um deslocamento rápido dele nos jogos, porém, conhece os atalhos e direções que a bola tomará, isto permite estar sempre próximo ao desenvolvimento do lance, tanto que no primeiro tempo, atrapalhou um ataque do Palmeiras, com o atacante tendo que se desviar dele, devido à proximidade.

Assistentes e VAR

Crédito Cesar Grecco/Divulgação

Os assistentes assinalaram 3 impedimentos do Palmeiras, todos com correção, inclusive do Navarro que continuou e assinalou o gol, com o goleiro estático, sabendo de sua posição irregular.

O VAR anulou com correção aquele que seria o primeiro gol do Palmeiras.

Devo confessar que de meu ponto de observação na Arena, vi a bola desviar, mas não consegui precisar em qual jogador. Depois vendo o lance em vídeo, vi o toque no Luan, em posição de impedimento, então participando ativamente da jogada e o gol foi bem anulado.

Conclusão

Faltou pequenos detalhes para ser uma arbitragem de excelência, mas perto das interferências e influências nos jogos, podemos classificar como muito boa arbitragem.

***

Leia mais:

Pós Jogo Palmeiras 4×0 Botafogo: liderança incontestável

Minuto 98: Palmeiras 4×0 Botafogo

Fala Abel: a coletiva do treinador

Comments (2)

  1. Benedito Martinho Correia de Oliveira

    Isso é um milagre, pois na minha opinião sempre foi um árbitro limitado

  2. Palmeiras 4×0 Botafogo: liderança incontestável – 3VV

    […] Osservatorio Arbitrale: Anderson Daronco […]

Comments are closed.