Arbitragem padrão e preguiçosa não afeta o jogo

Por Oiti Cipriani

ÁRBITRO ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­: Patrício Lostau

ARB.ASSIST.1: Ezequiel Brailovsky

ARB. ASSIST.2: Diego Bonfá

AVALIAÇÃO GERAL

Árbitro argentino experiente, foi o quinto jogo apitado por ele na Libertadores 2022. Em termos técnicos, a vitória por 3 a 1 do Palmeiras ocorreu sem incidentes. Foi o juiz de Palmeiras 1 x 0 Santos na final de 2020.

Com a intenção de deixar o jogou correr, deixou também de assinalar faltas claras, economizando também nas punições disciplinares – houve faltas acima do tom, sendo que marcou somente a punição técnica.

Lostau tem condições plenas de fazer um trabalho com muito mais qualidade, como apresentou na final acima citada. Puniu o time equatoriano com quatro cartões amarelos e dois para o time brasileiro.

PECADOS NA DISCIPLINA

O jogador do Emelec Arroyo cometeu uma falta dura em Gustavo Scarpa – foi amarelado, mas tranquilamente ser cartão vermelho. O jogador do Palmeiras, devido a entrada maldosa, que poderia até ser enquadrada como agressão, se rebelou e o árbitro apresentou cartão amarelo para os dois. Na prática, igualou as duas situações – e foi injusto. Não vamos passar pano no revide do Scarpa, mas não foram ações semelhantes para serem punidos igualmente.

Apitou o jogo com muita distância do desenvolvimento das jogadas, talvez por isto não tenha exercido a sua função de coibir o jogo faltoso como ocorreu. Assinalou 10 faltas cometidas pelo time equatoriano e 7 pelo time brasileiro.

Crédito: Cesar Greco/Divulgação

A recuperação de tempo perdido foi coerente, com dois minutos no primeiro tempo e cinco minutos no segundo tempo, devido as paradas para substituições e atendimento médico, que foram poucos.

Foram assinalados cinco impedimentos do time mandante e quatro do time visitante, o que demonstra que os árbitros assistentes foram bastante exigidos.

DEIXOU A DESEJAR

Não sabemos qual foi o plano de trabalho do árbitro com seus assistentes, porém, faltas ocorridas em sua área de ação foram solenemente ignoradas, talvez por orientação do árbitro central, assumindo para si a marcação das faltas de um modo geral.

Concluindo, foi uma atuação abaixo da capacidade do árbitro argentino, conforme demonstrado em outros jogos comandados por ele.

Comments (1)

  1. Não irei mais analisar arbitragem. Pois, alguns árbitros incompetente que estão na federação Paulista e na cbf a anos porém não se destacam por falta de qualidade estão agindo na várzea para me boicotar

Leave a Reply