Coritiba 0x2 Palmeiras: como foi a arbitragem de Vuaden
Por Oiti Cipriani
- Jogo: Coritiba 0x2 Palmeiras
- Data: 12/06/2022
- Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
- Árbitro Assistente 1: Jorge Eduardo Bernardi (RS)
- Árbitro Assistente 2: José Eduardo Calzi (RS)
- Árbitro do VAR: Wagner Reway (PB)
Fazia tempo que não via uma arbitragem consistente deste árbitro, que despontou como “novos ares”, propondo uma arbitragem tipo europeia, de deixar o jogo correr.
Com esta inovação rapidamente galgou os degraus mais altos da carreira e foi incluído no rol de árbitro internacional da FIFA.
Depois desta promoção, estagnou na carreira e seus trabalhos começaram a entrar em declínio, até perder o escudo máximo, desejo de dez entre dez árbitros em redor do mundo. Com o rebaixamento a árbitro local, aparentemente desleixou de vez na carreira e fez inúmeros trabalhos bem medíocres.
O jogo
Mas, não foi o que aconteceu neste jogo. Fez uma arbitragem tranquila, no estilo que o consagrou, deixando o jogo correr, sem confundir contato normal de jogo com faltas.
Quem acompanha minhas matérias, me veem sempre criticando árbitros que confundem faltas com contato normal, o que não aconteceu neste trabalho. Portanto, fez uma arbitragem bem consistente, mantendo sempre o mesmo critério de marcação e punição. Acertou em nada marcar, a princípio, no toque pedido pelos jogadores do Coritiba no defensor do Palmeiras, decisão corroborada pelo VAR.
Mostrou um cartão amarelo para o time paranaense e dois para o Verdão, e aqui comprovamos a aplicação de critérios iguais: todos os cartões foram apresentados pelo mesmo tipo de falta. Pela ordem: Dudu (P), Biro (C), Fabinho (P).
O VAR
Aqui vamos ressaltar a atuação do árbitro do VAR.
Confirmou a decisão de campo no suposto penal contra o Palmeiras, e do impedimento no gol do Palmeiras.
E corrigiu uma omissão do arbitro na expulsão do jogador Tony Anderson (C), que chegou atrasado em uma disputa de bola, atingindo de maneira violenta o jogador Rony (P), sugerindo uma revisão e após a revisão o cartão vermelho foi aplicado.
Portanto o árbitro do VAR trabalhou com propriedade.
Assistentes
Os assistentes foram muito efetivos em seus trabalhos, anulando dois gols do Palmeiras, por posição de impedimento.
O gás de pimenta
O árbitro agiu corretamente no episódio do gás de pimenta, preservando o público, principalmente as crianças e os jogadores em campo, interrompendo o jogo, até sua dissipação.
Concluindo, tivemos uma boa arbitragem, em um nível que não estamos mais acostumados a ver.
***
Comments (3)
Drops Pré Jogo Palmeiras x São Paulo – 3VV
[…] o árbitro que nos jogos decisivos nos atrapalha, estará em campo. Apesar de não tem comprometido contra o Coritiba. Mas preocupa hoje. Abel fez críticas duras em 2020 contra Vuaden. Relembre clicando aqui em […]
Jose Roberto Tammaro
Concordo Vuaden deu aula hj
Minuto 98: a síntese do jogo se chama Palmeiras – 3VV
[…] A análise da Arbitragem de Leandro Vuaden […]