Eleição para o Conselho Deliberativo 2023-2027

Neste próximo sábado, dia 11 de fevereiro de 2023, das 8h00 às 17h00, os associados do Palmeiras elegerão no seus representantes para o Conselho Deliberativo do clube.

Esse mandato compreende o período de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2027] (4 anos de mandato).

Quem pode votar

Estão aptos a votar associados titulares adimplentes com pelo menos três anos de matrícula vigente.

Candidatos e chapas

São 90 vagas ao Conselho Deliberativo. Estes conselheiros a serem eleitos terão um mandato de quatro anos.

Recentemente com a diminuição de vitalícios que deve ocorrer gradativamente – clique aqui e relembre o assunto – o número de cadeiras aumentou de 152 conselheiros eleitos para 180 (até 2024).

Os candidatos estão divididos em três chapas, cada uma com 60 candidatos:

  • Chapa 100 Todos Palmeiras: é a chapa considerada de “oposição” ao grupo liderado por Leila Pereira;
  • Chapa 200 Palestra: é a chapa onde a Presidente Leila Pereira tem seu grupo de candidatos;
  • Chapa 300 UVB: a chapa União Verde Branca, liderada por Wladimir Pescarmona, atualmente apóia a Presidente Leila Pereira.

No site do Palmeiras há a apresentação dos candidatos por chapa. Leia clicando aqui.

A importância do Conselho

Em um post de 2019, o 3VV já explicava um pouco mais sobre a função e relevância do Conselho Deliberativo. Clique aqui e leia. Atente apenas para o fato que o número de vitalícios nesse post, de 2021, está desatualizado.

Mas em síntese, o Conselho Deliberativo é a “casa” dos representantes dos associados da SE Palmeiras, afinal são eles que votam. Esses “representantes” votam temas como:

  • Aprovação de contas
  • Aprovação de orçamento
  • Mudanças estatutárias
  • Indicação para candidatos à Presidência e seus vices
  • Composição do Conselho de Orientação e Fiscalização (COF)

São em geral quatro reuniões ordinárias por ano, e outras reuniões são extraordinárias e convocadas conforme a necessidade.

De dentro pra fora, de fora pra dentro

Parece algo um tanto anacrônico uma instituição de futebol centenária, com mais de 16 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil e pelo Mundo, verificar que os destinos do seu time do coração e objeto de sua paixão são definidos por 300 pessoas, dos quais 180 são eleitas por um colégio eleitoral de 10 a 12 mil sócios do clube, onde na prática comparecem em média 4 mil associados.

Mais anacrônico ainda constatar que esses associados eleitores geralmente moram no entorno do clube – salvo honrosas exceções, como aqueles sócios patrimoniais que vivem em Sorocaba, Bauru, Porto Velho (!!!!) e outras regiões.

Mas essas são as regras do jogo, que por sinal fazem parte de todos os clubes de futebol do Brasil (ou quase todos) até o dia em que os principais atores políticos perceberem que esse modelo necessita de mudança!

Como votar? em quem votar?

Por isso é importante para o sócio não limitar seu voto “apenas” em quem é “gente boa”, ou no seu amigo antigo. É preciso votar em quem tem alguma competênci/qualificação que possa ajudar nos desafios que virão pela frente. Por exemplo:

  • Votar em um bom ADMINISTRADOR é importante. O Palmeiras precisa de novos dirigentes e lideranças. Muitos conselheiros são indicados para o cargo de diretor; aliás, essa é uma deformação na Governança do clube, afinal de contas, se o Conselheiro também é um fiscal da diretoria executiva, não faz sentido um diretor ser ao mesmo tempo conselheiro. Taí algo a ser revisto…..
  • Votar em um bom ECONOMISTA/CONTADOR é interessante, pois ele pode ajudar nas auditorias e fiscalização, e entender os balancetes e balanço patrimonial do Palmeiras;
  • Votar em um bom ADVOGADO pode ser útil para a instituição, pois ele pode ajudar nos recursos, proposições, disputas jurídicas, ou mesmo nas avaliações que o Conselheiro precisa fazer de temas muitas vezes com apelo legal;
  • Votar em um bom ARTICULADOR é importante, pois nada é feito de forma isolada. O Conselho é principalmente um órgão político.  E na política, articulação é fundamental.
  • Votar em um bom ORADOR é igualmente relevante, pois nas reuniões do CD muitos convencimentos são feitos na oratória, na tribuna, onde a capacidade de argumentação é extremamente importante.

Mais do que votar em um amigo, o sócio consciente deve votar naquele conselheiro que tem condições de discutir e debater os temas críticos para a SE Palmeiras, seja no clube social, seja no futebol. Que tem condições de propor mudanças e/ou executar essas mudanças, seja no papel de situação, seja no papel de oposição.

Momento do comercial

Aqui no 3VV, que predominantemente é um espaço político e de gestão sobre a SE Palmeiras, o candidato Vicente Criscio, número 131 irá disputar seu quarto mandato.

Quer saber mais sobre Criscio? clique aqui e conheça seu conselheiro.

Boa sorte Criscio! Boa sorte Palmeiras! Boa sorte a todos os candidatos que têm o Palmeiras no seu coração e o sangue verde nas veias!

Comments (3)

  1. Ricardo Simoes

    Boa tarde, gostaria de saber como foi a eleiçao para o conselho, resultados, quem saiu ganhando? Vc conseguiu se reeleger? Grato e no aguardo

  2. Boa sorte Criscio. Precisamos de pessoas como você para manter nosso verdão sempre na frente.

  3. No Criscio eu votaria até pra Presidente da República, não o conheço pessoalmente mas acompanho suas opiniões no 3VV há mais de uma década, e posso dizer sem medo que é um homem de caráter e ética, além de sempre prezar pelo bem do Palmeiras. Boa sorte Criscio!

Leave a Reply