Análise da arbitragem de Facundo Tello: DEP 0x4 SEP
Por Oiti Cipriani
DEPORTIVO PEREIRA 0 X 4 PALMEIRAS
- Taça Libertadores da América 2023, 4as de final, jogo de ida
- Data: 23/08/2023
- Arbitro: Facundo Tello (Fifa-ARG)
- Assistente 1: Diego Bonfa (Fifa-ARG)
- Assistente 2: Cristian Navarro (Fifa-ARG)
- VAR: Mauro Vigliano (Fifa-ARG)
Árbitro
Facundo Raúl Tello Figueroa é um árbitro de futebol argentino, dirige a divisão mais alta da liga argentina de futebol desde 2013. Listado pela FIFA desde 2019.
Em 19 de maio de 2022, a FIFA anunciou a lista de árbitros da Copa do Mundo FIFA daquele ano onde Tello foi escolhido.
Apitou o jogo de ida de Atlético MG x Palmeiras, com excelente atuação, que teve uma avaliação 9,5.
Análise do trabalho do árbitro
Mais uma atuação de manual deste árbitro argentino. Por merecimento foi convocado para a Copa do Mundo do Qatar. Tem um estilo de arbitragem de ter pouca interferência no andamento da partida. Não marca qualquer contato de jogo.
Pode parecer incoerência, pois em nossas análises sempre dizermos que não existe faltinhas ou faltonas: existem faltas puníveis tecnicamente ou disciplinarmente, ou por ambas.
O árbitro deixou o jogo correr, com dissemos, porém, assinalou ou deixou de assinalar infrações às regras igualmente para as duas equipes, e os jogadores entenderam este tipo de arbitragem e não o questionaram, exceto em um pedido de atendimento médico de Rony, que a equipe colombiana supôs estar praticando o retardamento do jogo.
Claro que em um jogo de 99 minutos, pode e teve alguns equívocos, mas com sua postura e respeito dos jogadores, passou em branco,
Disciplina
Mostrou quatro cartões durante o jogo, dois para cada equipe e todos bem aplicados. Puniu também o técnico Abel Ferreira, por reclamação de uma falta que já havia sido assinalada, portanto, uma reclamação sem qualquer sentido.
Único equívoco na parte disciplinar que detectamos, foi com relação ao atleta número 14, Quinteros, que já estava advertido com cartão amarelo e cometeu uma ação temerária sobre Rony, que seria o segundo amarelo e consequente vermelho. Todavia, entendemos que o árbitro estava posicionado do lado invertido em relação à ação e não poderia ver com clareza o lance. E como seria para cartão amarelo, o VAR não poderia intervir, conforme protocolo.
Controle de tempo
Acresceu 6 minutos no primeiro tempo e 3 minutos no segundo tempo. No primeiro tempo foram trIes intervenções do VAR, atendimento médico demorado e substituição para o atleta da casa.
No segundo tempo tivemos quatro paradas para substituições e para atendimento médico a Rony. Foi bem discernido em ambos períodos.
Assistentes
O assistente número 1 assinalou impedimento no segundo gol do Palmeiras e foi confirmado pelo VAR.
Ambos tiveram um bom trabalho.
VAR
O Var deste jogo merece um capítulo a parte.
Interveio no primeiro gol do Palmeiras, corrigindo a decisão de campo, que havia assinalado somente falta. Mas o local da ocorrência, sobre a linha (que faz parte da linha que demarca) da área penal (área grande), foi por centímetros e o pênalti foi assinalado, inclusive sem o arbitro se dirigir ao monitor para conferir a decisão da cabine.
Interveio novamente no segundo, terceiro e quarto gol do Palmeiras, verificando o posicionamento dos autores. Inclusive no segundo gol corrigiu a decisão do Assistente, que havia informado o jogador estar em impedimento.
Conclusão
Conforme relatamos acima, teve seu trabalho correspondeu em suas decisões. Árbitro que quando e necessário impõe sua presença física, inibindo os jogadores de qualquer ação mais intempestiva. Uma nota 9 reflete bem o trabalho executado.
***
Leia mais
+Pós jogo Deportivo Pereira 0x4 Palmeiras: um atropelo na Colômbia
Comments (2)
Ronaldo Antonio Ramires
gostei do juizão achei que foi super bem, mas, no cartão amarelo do Abel achei que deveria antes de chamar a atenção e até dar uma dura antes de amarelar , exagerou ou se empolgou embora, não demonstra-se.
Ramirão- Maringá
Deportivo Pereira 0x4 Palmeiras: atropelo em Pereira 3VV
[…] NotíciasOsservatorio Arbitrale […]