Arbitragem de Bruno Arleu de Araujo: SEP 0x2 CAM

Por Oiti Cipriani

Palmeiras 0x2 Atlético MG

  • Data: 19-10-2023
  • Campeonato Brasileiro 2023 R27
  • Allianz Parque, 19h00
  • Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ);
  • Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa/RJ)
  • Assistente 2: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ);
  • Quarto árbitro: Ilbert Estevam da Silva (SP);
  • VAR: Wagner Reway (Fifa/PB).

Árbitro

Se quiserem uma definição do trabalho deste árbitro, acessem o link https://3vv.com.br/novo/arbitragem-de-bruno-araujo-gre-1×0-sep-e-o-que-e-musacea/, que terão uma visão clara de sua capacidade. Não quero me tornar repetitivo. 

Ele faz parte do triunvirato “mais pior” (erro gramatical proposital) de árbitros FIFA’s brasileiro, se juntando a Savio de Brasília e Zanoncello de Minas.

Análise técnica do trabalho do árbitro

Vamos combinar que o árbitro não teve nenhuma influência no resultado do jogo, mas isto não significa que foi uma grande arbitragem. 

Árbitro confuso em suas interpretações de jogadas e punições; jogadas semelhantes eram ou solenemente ignoradas ou punidas tanto tecnicamente, como disciplinarmente. 

Por mais que tente, não consigo entender o critério da arbitragem sul americana… deixam de marcar faltas ocorridas, sob alegação esdrúxula de deixar o jogo correr e fazem vistas grossas para retardamento de jogo, com retenção de bola pelo goleiro, simulações de contusões, demora para repor a bola em jogo. 

Nesta partida foi típica esta atuação: com o gol assinalado logo no primeiro minuto de jogo, o goleiro da equipe mineira usou e abusou deste recurso, de retardar a reposição de bola em jogo. 

E qual atitude tomava o enérgico arbitro (contém forte dose de ironia!!): ficava no meio de campo com o braço levantado e movimentando como um guarda de trânsito em engarrafamento em dia de chuva. 

Como esperado, sem nenhuma surpresa, atuação fraca, pusilânime, típica de seus trabalhos. 

AVALIAÇÃO: 5,0

Disciplina

Mostrou nove cartões amarelos durante o jogo. Com seis para os jogadores do Palmeiras e três para jogadores do Atlético.

Assinalou 36 faltas, com 17 e 19, respectivamente, para Palmeiras e Atlético.

AVALIAÇÃO: 4,5

Controle de tempo

Acresceu oito minutos no primeiro tempo e nove no segundo tempo.  

Não adianta dar uma eternidade de acréscimo se durante o jogo se não coibir o retardamento acintoso praticado por uma das equipes. 

A Board tem que descobrir uma maneira de inibir este retardamento de jogo praticado por todas as equipes, principalmente as sul-americanas. O público paga para assistir 90 minutos de futebol. Entretanto, pela malandragem dos jogadores, e com a conivência da arbitragem e das comissões que os lideram, praticam esta falcatrua contra consumidores (torcedores) que são ludibriados em sua boa-fé.  

AVALIAÇÃO: 4

Assistentes

Ambos tiveram um trabalho, fraco e inseguro. Na maioria das vezes aguardando o árbitro decidir por eles e então o acompanhando.

VAR

Aparentemente não foi consultado e nem interferiu em nenhum momento do jogo

Conclusão

Conforme relatamos, seu trabalho foi como esperado. Sofrível. E zero surpresa nesse quesito.

AVALIAÇÃO FINAL: 4,6

Leia Mais

Pós Jogo SEP 0x2 CAM

A coletiva de Vitor Martins

Comments (2)

  1. Ronaldo Ramires

    mundiça

  2. Todo jogo que esse sujeito apita contra o Palmeiras ele faz questão de ir minando desde o começo, causando irritação extrema dos jogadores e da torcida. Um verdadeiro torcedor carioca travestido de árbitro, provavelmente muito magoado com o passado recente…

Leave a Reply