Arbitragem de Rodrigo José Pereira de Lima SEP 1×0 BAH
Por Oiti Cipriani
PALMEIRAS 1 X 0 BAHIA
- Data: 28/10/2023
- Campeonato Brasileiro 2023 R30
- Allianz Parque – SP
- Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
- Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ)
- Assistente 2: Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
- Quarto árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
- VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Árbitro
Árbitro de Pernambuco, nascido em 19/03/1987, tem como profissão guarda municipal em Jaboatão dos Guararapes – PE. Arbitrou até o momento, incluindo o jogo desta noite, 20 jogos da série A, mostrando 131 cartões amarelos, 6 vermelhos e assinalou 7 tiros penais.
É um árbitro da nova geração que está sendo bem cotado, e tem tido boas performances em seus trabalhos
Análise técnica
Arbitrou o jogo com correção! Fez um trabalho como manda a receita de uma boa arbitragem. A vantagem que deu no único gol do jogo, foi de uma felicidade e um reflexo apurado. Correu em direção à falta sobre Endrick, no meio do caminho, virou o pescoço e viu a bola nos pés de Veiga. Deu um giro de 180 graus, acompanhando o desenvolvimento da jogada sinalizando vantagem e saiu o gol.
Foi uma vantagem de almanaque, para ser mostrada em cursos de arbitragem.
Pessoas menos versadas em regras de futebol (principalmente na mídia esportiva) podem opinar, na base do “achômetro”, que o deslocamento do árbitro em direção ao local da falta, tirou a atenção dos defensores do Bahia. Todavia, como profissionais do futebol, deveriam saber, o jogo só é interrompido em duas situações: quando a bola sai do campo de jogo ou quando o árbitro apita, interrompendo o andamento do jogo (regra 10).
E neste caso não houve nenhuma das duas situações, portanto gol legal e bonita ação e decisão do árbitro.
AVALIAÇÃO: 9,5
Disciplina
Mostrou cinco cartões durante o jogo: um para o jogador Fabinho do Palmeiras e quatro para jogadores do Bahia, sendo que o jogador Acevedo recebeu dois cartões amarelos, consequentemente, vermelho na sequência.
Outros cartões para o time visitante foram para Kanu e Everaldo, todos por ação temerária.
Puniu tecnicamente em 32 oportunidades, com 15 faltas cometidas pelo Palmeiras e 17 pelo Bahia. Não foi um jogo violento e houve colaboração dos atletas e comissões técnicas.
AVALIAÇÃO: 9,0
Controle de tempo
Acresceu três minutos no primeiro tempo e seis no segundo tempo. Não houve retardamento excessivo e irritante por parte do time visitante.
Uma observação: não entendi o modo de agir de Marcos Felipe – goleiro do Bahia. Com o time perdendo por 1 gol de diferença, não de maneira excessiva, mas demorava para repor a bola em disputa, parecendo estar satisfeito com o marcador.
AVALIAÇÃO: 8,0
Assistentes
Aparentemente o plano de trabalho do árbitro com os assistentes foi traçado com a determinação de nas diagonais deles, podiam marcar o que vissem e na diagonal do árbitro, ele assinalava, inclusive reposição de bolas em jogo, nos laterais e escanteio.
Vamos explicar como funciona as diagonais de árbitros e assistentes: da bandeira de escanteio do lado esquerdo de ambos os lados de ataque, esta linha imaginária entre elas, é considerada a diagonal do árbitro.
A diagonal dos assistentes compreende a linha lateral da área penal (área grande), lado esquerdo da defesa, até a linha divisória do campo.
Tudo que ocorre dentro das áreas (penal e de meta), é responsabilidade do árbitro.
Desta maneira árbitro e assistentes dividem as responsabilidades. Entretanto, existem árbitros que orientam aos assistentes somente assinalarem bola fora de jogo e impedimento.
VAR
Não foi acionado durante o jogo, exceto nas situações protocolares.
Conclusão
Conforme relatamos acima, seu trabalho foi acima da média que estamos habituados a ver no campeonato brasileiro, com arbitragens fracas, sem critérios, usando o VAR como muleta.
PRESTEM ATENCAO NESTE ÁRBITRO. Já tínhamos feito uma análise do trabalho dele no jogo contra o Internacional e foi muito bem avaliado na oportunidade. Segue o link
MÉDIA FINAL: 9,0
***
Leia mais
+Pós jogo Palmeiras 1x0m Bahia: e foi pouco
+Série SAF no Brasil, pelo Canal 3VV no Youtube: entenda como os clubes brasileiros estão implantando a Sociedade Anônima do Futebol e seus paralelos no mundo
Comments (2)
Gustavo Aroni
Se continuar com essa tiriça vai levar 7 do Botafogo.
Ronaldo Ramires
boa sorte 🍀 e sucesso a ele