Parabéns Evair!

Crédito da foto: Cesar Greco/Fotoarena

Por Lúcido Donato

Família Palestrina

Há exatos 60 anos, o Criador nos presenteava com o nascimento do maior centroavante da nossa história: EVAIR APARECIDO PAULINO.

Embora tivesse nascido em 1965 – ano em que o Palmeiras representou a Seleção Brasileira do Goleiro ao Ponta Esquerda na inauguração do Mineirão, tivemos de esperar até 1991 para vê-lo atuar com nossa camisa.

E a espera compensou. Evair é um raríssimo caso de jogador que reúne em si, todas as características de um verdadeiro GÊNIO – habilidade, técnica, equilíbrio, inteligência, força, comprometimento, apenas para citar algumas – dosadas na medida certa.

Decisivo, sempre chamou para si, a responsabilidade nos momentos difíceis. Honrou ao extremo a camisa Palmeirense e, em campo, sempre representou a cada um de nós, incorporando o verdadeiro e mais puro espírito Palestrino, sendo fundamental nas históricas conquistas de 93, 94 e 99.

Geralmente, dirigentes, treinadores e jogadores passam e o Palmeiras permanece. Evair, por tudo o que nos proporcionou, está ETERNIZADO em nossa História.

Tive a oportunidade de encontrá-lo em quatro oportunidades e pude constatar que, além de ser um atleta do mais alto nível, trata-se de um homem extremamente atencioso, generoso, gentil e de uma simplicidade fora do comum. Um Ser Humano diferenciado.

Para corroborar com as minhas palavras acima, colhi o depoimento de alguns amigos sobre Evair, os quais apresento abaixo:

“No dia a dia, Evair era sério e tranquilo. Jogando, era brilhante, barulhento e sim, matador. Evair faz muita falta” Rubens Sampaio Neto, médico da SEP até 2017.

“Evair fez parte de dois momentos mágicos na minha história com o Palmeiras: 12 de junho de 1993 e 16 de junho de 1999. Os dois gols marcados na final contra o Corinthians e o primeiro gol contra o Deportivo Cali ainda estão na memória. Sua comemoração, sempre com braços abertos e correndo em direção à lateral do campo, como se estivesse agradecendo aos céus a graça alcançada ao mesmo tempo que abraçava toda a torcida nas arquibancadas eram sua marca registrada. Foi um dos atacantes mais inteligentes na posição, um garçom que ao invés de bandeja de prata usava chuteiras mágicas. E um dos maiores injustiçados pelos ‘treinadores’ que passaram pela Seleção Brasileira em sua época. Por mim teria um busto nas alamedas ao lado de outros ídolos históricos!” Vicente Criscio, palmeirense há mais de 60 anos.

“Um ídolo. O melhor camisa 9 de sua época” Victor Fruges, Vice-Presidente da SEP de 2013 a 2018.  

“Foi um dos mais técnicos da sua posição nas gerações 80-90” – Rogério Assis, Locutor Esportivo – Rádio Bandeirantes.

“O Matador, dono de uma das maiores alegrias que tive na vida, e um dos injustiçados, por não receber do Palmeiras a merecida homenagem, juntamente com Eduardo Lima, Heitor, Djalma Santos, Julinho, Carabina e Bianco” – Jota Christianini, Historiador e Conselheiro da SEP e autor do Livro “Bíblia do Palmeirense”.

“Herói e craque. Temido pelos rivais. Um ícone da nossa história” – Fabio Marcello, historiador da SEP e autor do Livro “Palmeiras – Um Sonho Olímpico”.

“Tenho muito orgulho de ser amigo do Evair.  Quando nos conhecemos eu era atleta de futsal e gerente do Banco do Brasil. Conversávamos sobre futebol, futsal e finanças e firmamos uma forte amizade que dura até os dias de hoje. O Evair mesmo sendo um grande ídolo por todos os clubes em que passou, teve no Palmeiras a sua maior identificação, consagrando-se como um dos maiores ídolos do Clube. Sou testemunha que ele sempre tratou a todos com muita humildade e jamais se negou a dar um autógrafo ou tirar uma foto em qualquer ocasião. Na Itália se tornou também um grande ídolo recebendo, em 2023 uma linda e merecida homenagem do Atalanta, que emocionou a todos que o conhecem.  Eu e minha família consideramos o Evair como membro de nossa família. Parabéns, felicidade e muita saúde nesse novo ciclo que se inicia.”  Nilton Cifuentes Romão, o Ramon, ídolo do Futsal da SEP, Campeão da Copa Continental 1981, considerado um Mundial Interclubes da modalidade.

Por fim, em nome do 3VV e de cada coração Palmeirense, desejamos ao Evair, nesta data especial, felicidades, saúde, paz, alegrias e muitas bênçãos de Deus.

Saudações

Donato, o Lúcido.

Comments (2)

  1. Pinho – Bauru, SP

    Obrigado Matador!!!

    Parabéns Evair! Vida longa repleta de alegrias, paz, saúde e bênçãos!!!

  2. Obrigado, Evair !!!

    O maior 9 da história do mundo !!!

Leave a Reply