Arbitragem de Angel Artega em Palmeiras 3×1 Liverpool

Por Oiti Cipriani

Palmeiras 3×1 Liverpool-URU

  • Árbitro: Angel Artega (VEN)
  • Assistente 1: Antoni García (VEN) 
  • Assistente 2: Tulio Moreno (VEN)
  • Quarto árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
  • Árbitro de vídeo (VAR): Benjamin Saravia (CHI)
  • AVAR: Juan Sepulveda (CHI)

Árbitro

Árbitro venezuelano, nascido em16/08/1986 – 37 anos, primeiro jogo que apita nesta Copa Libertadores. 

No ano passado atuou em três partidas (inclusive Corinthians 3×0 Liverpool), mostrando 13 cartões amarelos e dois vermelhos, com uma média de cinco cartões por jogo, incluindo os vermelhos.

Análise técnica 

De um modo geral nós criticamos a arbitragem brasileira. Mas este árbitro, da partida desta última quarta-feira no Allianz Parque, foi uma caricatura do que existe de pior em termos de dirigir um jogo de futebol. 

Cada apito dele, interrompendo o jogo, parecia um filme de Hitchcock … você nunca imagina o que acontecerá na próxima cena. 

Mais enrolado que fumo de corda em venda de beira de estrada. Inverteu faltas, apitou onde nada aconteceu, deixou passar onde houve infração às regras. Sinalizações dúbias! Quem estava no Allianz Parque (eu estava) não sabia o que estava assinalando. 

Fez muita resenha com os jogadores, picotou demais o jogo, adepto do lema “bola parada é a meu favor”; ou seja, enquanto o jogo estiver interrompido, nada acontece e não haverá reclamações. 

Se neste jogo estava em um dia ruim, é para ser esquecido. A classificação dada nesta partida (acima) como sendo “difícil”, foi ocasionada pela sua maneira de dirigir o jogo.  

Único ponto a seu favor: não teve a mínima influência no marcador final.

Disciplina

Assinalou 35 faltas durante o jogo, 16 contra o Palmeiras e 19 contra o Liverpool, e em cada punição, parecia um pote de mel, com as abelhas (jogadores) voando em volta. Em cada falta era estabelecida uma rodinha de jogadores, ora de um time, ora do outro. Mostrou sete cartões durante o jogo, dois para os jogadores do Palmeiras e cinco para jogadores do Liverpool, todos por ação temerária. 

Os cartões apresentados foram corretos, todavia, posteriormente contemporizou: quando havia alguma falta acima do normal, passível de cartão amarelo, assinalava somente punição técnica.

Controle de tempo

Acresceu oito minutos no primeiro tempo. Entretanto o goleiro adversário pediu atendimento médico nos acréscimos, e o tempo foi novamente “esticado” em 11 minutos após os 45 regulamentares (no entanto sem levantar a placa). Já no final da etapa, em uma jogada na área do time uruguaio, foi solicitado revisão do VAR para possível pênalti, e o tempo foi novamente acrescido. O VAR entendeu que nada houve e o árbitro encerrou o jogo.

No segundo tempo foram acrescidos quatro minutos. Neste foi econômico, pois até o segundo gol do Palmeiras houve claro retardamento de jogo por parte do time visitante, acrescido de substituições, atendimento médico, etc. 

Assistentes

O assistente número 1 anulou gol do Palmeiras por impedimento, que foi revisado e confirmada a decisão de campo. Foi o único impedimento do jogo. 

Ambos tiveram um trabalho protocolar, sem maiores problemas. 

VAR

O arbitro do VAR já é muito conhecido dos torcedores brasileiros. Apitou o primeiro jogo do Palmeiras nesta Libertadores. 

Nesta quarta-feira fez uma lambança no gol do time uruguaio! Demorou mais que novela mexicana para decidir se havia ou não impedimento no lance. 

No Allianz, correu a informação, em princípio, que o sistema estava fora do ar. Depois veio a versão que tinham feito a checagem no jogador errado, pois quem fez o gol estava em posição regular. 

Não houve qualquer informação no telão do estádio sobre o que estava ocorrendo. Quem, como eu, que estava no estádio e não escuta nenhuma transmissão durante o jogo, ficou sem saber o que de fato ocorreu para um tempo tão longo de verificação. Da mesma forma foi longo o tempo para verificação de possível penal no fim do primeiro tempo

Conclusão

Conforme relatamos acima, seu trabalho não correspondeu ao escudo máximo da arbitragem que ostenta no peito.

***

Leia mais sobre o jogo….

Leia Mais: em nossas colunas….

***

Números da partida….

Pós Jogo

Copa Libertadores da América 2024

Allianz ParqueBarra Funda, São Paulo, Região Imediata de São Paulo, Região Metropolitana de São Paulo, Região Geográfica Intermediária de São Paulo, São Paulo, Região Sudeste, 01139-060, Brasil

11 de abril de 202421:00
(02)
Palmeiras
Liverpool Uruguai
3 - 1
Final Score

Resultados

Clube1o Tempo2o TempoGolsResultado
Palmeiras123Vit
Liverpool URU101Der
Palmeiras pegou o Liverpool do Uruguai nesta noite de 5a feira no Allianz Parque.E venceu por 3×1, gols de Aníbal Moreno, Flaco López e Estêvão. Com a vitória o Palmeiras assumiu a liderança do seu grupo na Libertadores com quatro pontos.

1O TEMPO

Logo de cara o Palmeiras foi surpreendido por um gol do time uruguaio. Em falta cobrada da intermediária, Weverton rebateu e o jogador do Liverpool pegou o rebote e marcou. O VAR fez lambança e levou mais de 8 minutos para confirmar o gol dos uruguaios. O Palmeiras sentiu ….. Leia mais no pós jogo em palmeiras-x-liverpool-uru

Details

Data Tempo Campeonato Temporada Rodada Tempo Integral
11 de abril de 2024 21:00 Copa Libertadores da América 2024 02 90'

Palmeiras

Finalizações Final. no gol Fin. pra fora Fin. bloqueadas Grandes chances Defesas
2200000

Liverpool URU

Finalizações Final. no gol Fin. pra fora Fin. bloqueadas Grandes chances Defesas
000000

Estádio

Allianz Parque

Barra Funda, São Paulo, Região Imediata de São Paulo, Região Metropolitana de São Paulo, Região Geográfica Intermediária de São Paulo, São Paulo, Região Sudeste, 01139-060, Brasil

Comments (1)

  1. Ronaldo Ramires

    o VAR mais atrapalhado do mundo

    juizão – 6,0
    VAR – 1,0

Leave a Reply