Drops 30/11/2023: falta pouco e torcida engajada

O Palmeiras venceu o América nessa R36.

Com a vitória por 4×0 e a derrota do Flamengo e o empate do Botafogo, o 12º título brasileiro ficou mais próximo.

O time voltou a jogar muito bem, apesar dos desfalques.

Endrick está amadurecendo muito rapidamente e comandou a vitória. Artur entrou no lugar de Rony e jogou muito bem. Muito bem mesmo. Destaque também para Piquerez, pela partida e pela regularidade do Uruguaio.

E para Naves. O garoto entrou no lugar de Gustavo Gómez e também foi bem.

Discussão irrelevante

A discussão hoje em dia se vamos de 4 4 2 ou 4 3 3 chega a ser irrelevante perto da capacidade de superação desse elenco e dessa comissão técnica. Volto a repetir o que falei em vídeos anteriores. Se Abel Ferreira foi responsável por insistir em formações que não funcionaram nas partidas contra o Boca Junior, são consequências da dinâmica do futebol. Acerta-se e erra-se. O importante aqui é acertar mais do que errar. E todos os títulos que essa comissão técnica e elenco ganharam nos últimos três anos são a prova que o portuga mais acertou do que errou.

E o próximo título está bem próximo.

Torcida que canta, vibra, consome, e é a mais engajada

O site Mktesportivo.com publica matéria com o seguinte título: Flamengo e Palmeiras lideram consumo de torcedores na reta final do Campeonato Brasileiro.

E a torcida do Palmeiras lidera o ranking de transações com 50% do total.

Isso diz muita coisa

Assim como nas redes sociais, é muito mais importante engajamento do que quantidade de torcedores.  

Que fique claro….

O provável título brasileiro, o 12º, se vier, deve ser muito comemorado por todos os palmeirenses. Desnecessário dizer que é a camisa do Palmeiras que está lá e isso já é o bastante.

Mas que fique claro: os erros de montagem de elenco, a falta de ousadia em investir, e a incapacidade de um marketing palmeirense que não sabe monetizar essa torcida apaixonada e engajada foram os principais responsáveis por não estarmos arrumando as malas para a Arábia Saudita.

Sudações Alviverdes!

***

Leia mais

+Pós Jogo Palmeiras 4×0 América: com uma mão na taça

Comments (4)

  1. Se realmente o portuga for embora, vamos perder o melhor técnico de nossa história. Concordo plenamente quanto a incapacidade montar elenco. O portuga suplicou durante o ano todo por reforços e nossa “diretoria” zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz (presuntinho) e a “presidenta” (flash, flash, flash). Tudo que ganhamos foi graças ao portuga e sua equipe. O medo é quem vem no lugar dele. Com a capacidade dessa diretoria, deve ser o barroca (com todo respeito). Fica portuga.

  2. Análise da arbitragem de Wilton Pereira Sampaio SEP 4×0 AME

    […] de dezembro de 2023 […]

  3. De 2015 pra cá, ou se for dar uma puxada pra 2012, nos últimos 11 anos o Palmeiras levantou 13 títulos (esperando o 14°) e eu nunca mais vi uma pesquisa de torcida, daquelas do DataFoda-se, Lances e Cia LTDA.
    Na época de vacas magras e de grandes humilhações, todo ano tinha essas pesquisas.
    Deve ser duro para os caras admitirem que o Palmeiras passou o SP há tempos.

  4. Não concordo com essa “incapacidade” de montar um elenco. Temos um dos melhores elencos do país, quiçá o melhor! Pra mim, o erro foi em não desenvolver mais rápido os jogadores novos, dando-os chance de entrar já no Paulista e outras partidas. Jogadores como Naves, Fabinho e Vanderlan hoje em dia já estão prontos para serem titulares em qualquer time do Brasil. Temos ainda outros talentos como Kevin e Luiz Guilherme que precisam amadurecer um pouco mais, mesmo assim tem que ser usados já. E Endrick demorou a embalar, teve muita oportunidade no Paulista, estava inseguro, não correspondeu, e depois não foi mais usado. Na minha opinião foi um erro, tanto é que hoje se tornou nosso melhor jogador: resolveu sozinho o jogo contra o então líder Botafogo, e foi essencial em vários outros jogos (contra o Inter fez o gol quando o adversário estava melhor, fez o gol ontem a 1 minuto evitando que time e torcida ficassem nervosos, etc). Isso sem falar nas contratações: Arthur encaixou como uma luva no time, Richard Rios também joga demais! E Tabata foi o “tiro n’água” mas entendo que foi um pedido do técnico.

    Com tudo isso, entendo que temos reservas a altura em todas as posições, na verdade acho alguns reservas podem até ser melhor que os titulares. Só não temos reserva para o Veiga! Mas isso já é um problema crônico do futebol brasileiro! Nem o cheirinho com a grana toda deles tem substituto pro meia deles…..

Comments are closed.