Opinião do Criscio: hoje é uma consequência de ontem; mas que seja épico, pela torcida, pelos jogadores, pelo treinador

Por Vicente Criscio; colaborou Santino Corleone*

O Palmeiras faz hoje a final do Campeonato Paulista 2022 contra o time que peço licença para não citar o nome.

O motivo é simples: começou em 1942 e de lá para cá tivemos várias situações para colocar essa agremiação do outro lado da mesa em quaisquer circunstâncias.

O resultado de hoje é uma consequência do que fizeram conosco na 4a feira!

Na última 4a feira nos operaram…

Douglas das Flores apitou o clássico (FOTO: CESAR GRECO/PALMEIRAS)

Pois bem, na última 4a feira fomos operados dentro daquilo que eles chamam de estádio de futebol. O time de Abel Ferreira foi bem no 1o tempo, tomou um gol num penal cheio de polêmicas, foi mal no início do 2o tempo, levou mais dois gols, um deles que poderia ser interpretado como falta em Wesley. Teve duas situações de falta dentro da área a seu favor, que poderiam ter a interrupção do VAR. Mas os representantes da arbitragem da casa de tolerância chamada Federação Paulista de Futebol decidiram nem revisar.

Convenhamos, nos dias de hoje não dá mais para ser tão descarado em termos de “meter a mão” numa arbitragem (leia a coluna de Oiti Cipriani com a análise da arbitragem desse jogo clicando aqui).

Os penais não assinalados dariam outro resultado ao jogo da 4a feira e portanto mudaria a perspectiva de hoje.

4a feira já passou…

O Palmeiras igualmente não jogou bem, e a falta dos reforços que Abel Ferreira tanto pediu ao longo de 2021 dessa vez pesaram. Um atacante, outro zagueiro, lateral, meia, ….

Também ficou evidente nossa falta de bastidores lá na 4a tanto quanto hoje. Vamos jogar num Allianz com menos pessoas porque não tivemos força para mudar o jogo para sábado.

Mas tudo isso nos fortalece! Em minha opinião, que não é de hoje, é de anos atrás e foi consolidada no roubo descarado de 2018, o Palmeiras deveria usar esse Campeonato Paulista como pré temporada para os jovens.

Ah, mas diriam alguns, o Palmeiras assinou. Santino Corleone sempre me ensina nesses horas:

“Vicè, devemos tratar os outros como eles nos tratam, capisci? Se rasgam regulamento, manipulam resultados e nos tratam como coadjuvantes, che faciamo lo stesso con loro”.

Em outras palavras, que o Palmeiras e sua direção rasgue o regulamento e diga antes dessa final que ano que vem jogará com time sub-20.

O que esperar de hoje?

Quanto a este domingo, não sei o que dizer. O time têm capacidade para virar, mas a imprecisão do ataque me preocupa. A falta do tal atacante que quebraria o clube se viesse é a principal delas. Mas seria uma linda ironia o Palmeiras acertar o pé hoje…

O placar é difícil de reverter, mas está longe de ser impossível.

Se perdermos o título, vou lamentar termos “dado” esses dois campeonatos (insignificantes) para esse time mediano e escroto, com uma gestão igualmente mediocre e com mentalidade de Gerson onde “o importante é levar vantagem, certo?”. Por mim, gostaria que ficassem na fila pelo resto da vida.

Como torcedor, quero acreditar. Então que seja 3×1 pra nós com vitória nos pênaltis, para quebrarmos essa zica. E se vencermos que o triunfo seja muito mais por termos feito a virada e não por um campeonato viciado, mequetrefe, com apenas 3 rodadas importantes ao longo de 3 meses de disputa.

Por outro lado, se a vitória não vier, que não tratemos os jogadores e treinador como vilões. Não são! Futebol se ganha e se perde. Nossos problemas de falta de elenco continuam com qualquer resultado. E nossa falta de bastidores, está mais do que evidente!

Aproveitando para elogiar – e quando merecem, elogiamos – a excelente iniciativa da Diretoria em colocar telões na área fechada do estádio e abrir para a torcida. Parabéns! Isso é pensar no torcedor!!!

Que os deuses do futebol, meus orixás e a boa e forte energia dos palmeirenses que estiverem no Allianz hoje abram os caminhos para Abel e seus comandados. Que seja épico!

Saudações Alviverdes!

*Santino Corleone é antigo colaborador do 3VV, porém já aposentado. Decidiu sair de seu período sabático da cidade de Corleone, na cidade metropolitana de Palermos, na Sicília. Inconformado, me mandou um whats querendo voltar no 1o voo de Roma para GRU logo após 4a feira. Quando soube que não poderia embarcar seu lança-chamas, desistiu do voo. Vai acompanhar a final pelo Youtube e pelo 3VV.

Comments (8)

  1. Cassio Andrade

    Alguma dúvida ainda que o campeonato está vendido? Isso é pênalti.

    Ele foi ao VAR e não marcou.
    Lamento pelos jogadores que estão lutando. Que a torcida reconheça.

  2. Blá, blá, blá….o cheirinho esta mostrando a olho nu que deve ter reformulações, jogadores com tempo de permanência vencidos ( Scarpa, Rony, Rafael bunda de urso, Breno Lopes, Deyverson…fora aqueles que não tem condições de vestir a camisa do Palmeiras hj em dia: Piqueres, Navarro, Jailson, Artuesta, Murilo….Passou da hora da Tia Leiga tirar o escorpião do bolso. Um zagueiro tirular, um lateral esquerdo titular, um volante p jogar c Danilo, um meio de campo e um centroavante, todos de respeito, se querem contratar p vender depois USE A BASE SEUS JUMENTOS. Geovani não jogar no time principal do Palmeiras é uma VERGONHA.

  3. Reynaldo Zanon

    A sordidez daquele clube em relação ao Palmeiras começou em 1942 e dificilmente vai acabar um dia. Eles nos odeiam e jogam sujo mesmo, sem princípios ou hesitações. Quanto a reverter a desvantagem, o histórico das competições mostram que são raras as ocasiões em que um time consegue reverter uma desvantagem de 2 gols (vide final do Carioca de ontem). Se acontecer, vai ser mais um grande feito do Palmeiras, não pela importância da competição, claro, mas pelas circunstâncias. Tomara…

  4. Não deve ser uma coincidência essa final contra os leonores estar marcada para o 80o aniversário de Ademir da Guia. Estaremos lá para testemunhar uma tarde épica. Mas qq que seja o resultado, às 18:00 continuaremos sendo mais Palestras que nunca. Avanti

  5. Belo texto!
    Eu acredito, estarei lá com a família incentivando a equipa e ajudando o Palestra a registrar mais um belo capítulo na história deste duelo.

  6. Cláudio Longo

    Sempre houve manobras escusas nos bastidores da entidade pederasta do Jardim Leonor , os fatos são concretos , nunca houve alguma gota de atos lícitos por parte de quem ignora até sua ” fundação” , pois a origem sempre foi dúbia , pois não há honestidade em quem se formou na obscuridade , o PALESTRA, foi sempre digno de respeito , pois desde o início caminhou com sua próprias forças , o PALMEIRAS é a continuidade de capítulos escritos de forma direta , já que seu legado sempre presente , exige combatividade a cada minuto , as entidades que tem papel em ” administrar ” as disputas , possuem internamente crimes manipulados , sem fim , mas neste momento é necessário saber lutar , expondo mais uma vez os conhecimentos, herdados das anteriores conquistas , pois os insignificantes adversários nunca aceitam a realidade histórica , de uma SOCIEDADE, que tem a coragem de enfrentar a tudo e todos ! FORZA PALESTRA !

  7. Oiti Cipriani

    Vicente bom dia. Primeiro, obrigado por citar minha coluna.
    Mas desde de 2018, no pênalti cancelado pelo VAR, sem que este ainda não existisse, caracterizando uma fraude o campeonato, o Palmeiras deveria abrir mão da cota de TV do campeonato e jogar com o sub 20 o campeonato todo.

  8. É isso.
    Vida longa ao Santino!!

Leave a Reply